Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

sábado, 29 de outubro de 2011

Dia 30/11 todos pelas 30 horas para a enfermagem!

INSCREVA-SE JÁ.


Temos que mobilizar o maior número possível de Profissionais de Enfermagem e Estudantes em favor da aprovação do PL 2295/2000.
A Enfermagem merece.
Participe.
Vamos todos a Brasília!



Inscrições e informações. Clique no link abaixo.

http://www.coren-rj.org.br/site_novo_local/portal/



Inscrições abertas para a “Caravana das 30 horas Já”, em Brasília - INSCREVA-SE JÁ!



Já estão abertas no site do Coren-RJ as inscrições para a “Caravana das 30 horas já”, que levará profissionais e estudantes de enfermagem a Brasília, dias 29 e 30 de novembro. Fique atento porque elas serão encerradas dia 18 de novembro. Quatro ônibus levarão os participantes.



Para se inscrever, os interessados vão entrar no site do Coren-RJ onde está disponível a ficha de inscrição, preenchê-la e enviar pelo sistema para as instituições parceiras. Mas apenas esse processo não basta, é preciso confirmar a inscrição no Sindicato dos Enfermeiros, na Rua 7 de Setembro, 98, Cobertura 5, Centro.  




No momento da inscrição, os documentos necessários são registro geral, ou qualquer documento com foto, CPF e comprovante de residência. Estes depois deverão ser copiados e enviados por e-mail para o Sindenfrj ou entregues na sede do Sindicato dos Enfermeiros.

O transporte foi conseguido pelo Coren-RJ, junto com outras entidades e o gabinete da deputada Enfermeira Rejane, para mobilizar a categoria para a manifestação nacional para a aprovação do PL nº 2.295/2000.

O Plenário Interventor do Coren-RJ convoca toda enfermagem a se unir neste momento para exigir dos parlamentares a defesa desta reivindicação histórica da categoria.




Há 30 anos a enfermagem brasileira busca a aprovação deste Projeto de Lei, que vai beneficiar a vida dos mais de 200 mil profissionais de enfermagem só no Rio de Janeiro.

O ato público vai acontecer durante a abertura da 14ª Conferência Nacional de Saúde, no próximo dia 30 de novembro, em Brasília.

A saída do Rio será no dia 29 de novembro, às 11h30, e o ponto de encontro é no local de embarque do Aeroporto Santos Dumont. E o retorno será no dia 30 de novembro, às 18h.

No momento da viagem, os inscritos deverão estar com os documentos originais que foram apresentados no momento da inscrição. Mais informações com Juliana, do Sindicato dos Enfermeiros, pelos telefones 2220-4296, 2507-0366 ou 2224-0348.



Para se inscrever CLIQUE AQUI.


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Hospital Universitário Clementino Fraga Filho reabre Centro Cirúrgico


As cirurgias no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, voltam a ser feitas, normalmente, a partir dessa sexta-feira (28/10), e já estão agendados 12 procedimentos para esta data. Por sugestão da Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), o Centro Cirúrgico foi fechado no dia 06 de outubro, até que obras de correção da estrutura física do setor fossem concluídas. Hoje, (27 /10), após nova vistoria, a Suvisa concluiu que "o centro cirúrgico está desinterditado, tendo em vista os cumprimentos das exigências feitas em relatório anterior".
No momento, sete salas estão aptas para receber pacientes. As imagens veiculadas de equipamentos do Centro Cirúrgico em má condições de uso não condizem com a realidade do setor. As salas da Ala D, estão temporariamente desativada. Não há observações da Suvisa no que diz respeito aos equipamentos utilizados no Centro Cirúrgico. 
Atendimento
O HUCFF não teve, em momento algum, seu atendimento ambulatorial paralisado e as consultas acontecem normalmente, assim como o funcionamento do Serviço de Emergência que, desde 1992 é restrita ao atendimento de pacientes em tratamento ativo no hospital. Hoje, (27/10), 152 pacientes estão internados na unidade e 1043 atendimentos ambulatoriais foram agendados. No mês de outubro 26.787 atendimentos ambulatoriais foram realizados no HUCFF.
Conforme planejado, as atividades da Ala D foram remanejadas para outras alas do hospital até que as obras nos pilares sejam concluídas. As medidas são preventivas e objetivam a manutenção da qualidade do atendimento. A previsão para o término da obra é de 35 a 60 dias. Em nenhum momento os pacientes do HUCFF foram transferidos para outras unidades. O remanejamento foi interno, para outras alas do próprio hospital.
Além dos atendimentos em Cardiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP), Endocrinologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Hemoterapia, Hepatologia, Imunologia, Medicina Nuclear, Nefrologia, Neurologia, Nutrição, Nutrologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Psicologia, Radiodiagnóstico, Radioterapia, Reumatologia, Serviço de Anatomia Patológica (SAP), Serviço de Medicina Física e Reabilitação (SMFR), Serviço de Métodos Especiais (SME), Serviço de Patologia Clínica (SPC) e Urologia, o HUCFF mantém o CEPEDIP - Centro de Estudos e Pesquisas em Doenças Infecciosas e Parasitárias, o IDT - Instituto de Doenças do tórax, neste último há o NETT - Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo, o Laboratório de Nanorradiofármacos, que ajuda a impulsionar tratamentos e diagnósticos do câncer no país, o LabSono - Laboratório de Polissonografia, para a avaliação do sono e de suas variáveis fisiológicas, o LANCe - Laboratório Nacional de Células-tronco, Liquor - Laboratório de Líquido Cefalorraquidiano, estuda distúrbios neurológicos decorrentes da dengue, o PROCIBA - Programa de Preparo para Cirurgia Bariátrica e a UPC - Unidade de Pesquisa Clínica.
Saída de emergência
Em todos os andares devem ser utilizadas, em caso de emergência, além das escadas centrais (próximo ao hall dos elevadores), as escadas laterais correspondente aos postos A, e as escadas correspondentes aos postos F, que tem acesso liberado do subsolo ao 13º andar.
Recursos para insumos e materiais permanentes
Aguarda-se, para os próximos dias, a liberação pelo MEC de 17 milhões, valor destinado a obras prioritárias (enfermarias, emergência, triagem, rede de gases medicinais).

Fonte: olharvital.ufrj

Departamento de Enfermagem da Saúde da Mulher no Encontro Internacional


















































quarta-feira, 26 de outubro de 2011

94º Requerimento Nº 3.597/2011 do Dep. André Moura (e bancada do) PSC-SE


REQUERIMENTO Nº 3597/2011.

(Do Sr. André Moura e outros)




Requer a inclusão na ordem do dia do Projeto de Lei nº 2.295/2000.





Senhor Presidente:




Requeiro a V. Exa. Nos termos dos arts. 114, inciso XIV, do Regimento Interno, a inclusão na Ordem do Dia, do Projeto de Lei nº 2.295/2000, que “Dispõe sobre a jornada de trabalho dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.”, em razão de tratar-se de matéria de interesse nacional, que visa melhorias na saúde, com o objetivo de introduzir uma carga horária mais justa para esses importantes profissionais. Tal propósito objetiva oferecer um melhor atendimento nos hospitais e para tal conto com o apoio do ilustre Presidente na aprovação do presente requerimento.



Sala das sessões, em de setembro de 2011.





ANDRÉ MOURA
ALMEIDA LIMA
LAERCIO OLIVEIRA
HELENO SILVA
MÁRCIO MACÊDO
MENDONÇA PRADO
ROGERIO CARVALHO
VALADARES FILHO

93º Requerimento Nº 3.557/2011 do Dep. Jorge Silva PDT-ES


REQUERIMENTO Nº 3557/2011

(Do Sr.Dr. Jorge Silva)





Solicita a inclusão na Ordem do
 Dia do Projeto de Lei nº 2.295,
 de 2000, que "Dispõe sobre a
 jornada de trabalho dos
 Enfermeiros, Técnicos e
 Auxiliares de Enfermagem.”





Senhor presidente,




Requeiro a Vossa Excelência, nos termos do art. 114, inciso XIV, combinado com o art. 86, § 3º, do Regimento Interno, a inclusão na pauta de votação da Câmara dos Deputados do Projeto de Lei nº 2.295, de 2000, que "Dispõe sobre a jornada de trabalho dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.”



Sala das Sessões, 25 de outubro de 2011.


Deputado DR. JORGE SILVA

PDT/ES

Encontram-se abertas as inscrições para o Fórum Extra: Segurança do paciente: interface entre o ensino e a prática de enfermagem, a se realizar na data de 08/11/2011, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.


FÓRUNS PERMANENTES EXTRAS

Segurança do paciente: interface entre o ensino
e prática de enfermagem
08 de Novembro de 2011
Educação Medicalizada: Dislexia, TDAH e
outros supostos transtornos
10 de Novembro de 2011
Doenças Transmissíveis de Interesse em Saúde Pública
na Região de Campinas
11 de Novembro de 2011



Fonte: blogdoadilton

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências da Saúde Escola de Enfermagem Anna Nery V Seminário Internacional: Núcleos de Pesquisa e Produção de Conhecimento na Enfermagem Rio de Janeiro de 25 a 27 de outubro de 2011


OBJETIVOS

- Apresentar diagnóstico do conhecimento produzido pelos Núcleos e Grupos de Pesquisa da EEAN/UFRJ;
- Discutir sua aplicabilidade e atendimento às prioridades de pesquisa em saúde e na enfermagem;
- Discutir agenda de Pesquisa para os Núcleos e Grupos de Pesquisa da EEAN/UFRJ com vistas à difusão e transferência de conhecimento em saúde e Enfermagem.

LOCAL DO EVENTO

Auditório Samira Mesquita (Antigo Salão Azul)
Centro de Letras e Artes – Prédio da Reitoria da UFRJ- térreo
Campus da Ilha do Fundão – Rio de Janeiro

PÚBLICO ALVO

Docentes, enfermeiros e autores de trabalhos inscritos, oriundos da EEAN; autores de trabalhos oriundos de instituições parceiras; bolsistas e voluntários de iniciação científica da EEAN; mestrandos e doutorandos do Curso de Pós-Graduação e alunos de Graduação integrantes dos Núcleos de Pesquisa da EEAN.

INSCRIÇÕES GRATUITAS

INFORMAÇÕES

Local: Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ
Rua Afonso Cavalcante, 275
Cidade Nova – Rio de Janeiro
Tel.: (21)2293-8999/2293-8148, ramal 215

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Nova atividade no Blog Enfermagem 30 horas hoje.

A partir do mês de Novembro teremos uma nova atividade em nosso espaço.
Criaremos um programa semanal com vídeo aqui em nossa página. Se você quiser participar, basta enviar um e-mail com seu questionamento para washingtoncast@gmail.com.
Nesta primeira experiência estaremos fazendo um panorama das nossas atividades e lutas.

Saudações Comunistas a todo(a)s.

Enfermeiro Washington.

domingo, 23 de outubro de 2011

30/11/2011 - Caravanas da enfermagem em Brasília. Caravana da Enfermagem- dia 30 de novembro na Esplanada dos Ministérios-Brasília. Enfermagem: 30 de novembro em Brasília O 'Fórum Nacional 30 Horas Já: Enfermagem Unida por um objetivo' convoca todos os profissionais da Enfermagem (Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem) para participarem do movimento para a aprovação do PL 2295/00 que regulamenta a jornada de trabalho para 30 horas semanais para os profissionais de Enfermagem. O ato acontecerá no dia 30 de novembro, a partir das 9 horas da manhã, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, por ocasião da 14ª Conferência Nacional de Saúde. A convocação é uma iniciativa das organizações representativas da Enfermagem que compõem o Fórum: COFEN, ABEN, FNE e CNTS, que vêm a público dialogar com a sociedade, convocando as autoridades políticas e os profissionais de Enfermagem para que se posicionem em defesa da JORNADA DE 30 HORAS SEMANAIS. Em breve o Fórum estará divulgando a programação deste dia. Contatos: forumnacional30horasja@hotmail.com (62)93119699/84523290 – Wellerson Ribeiro (91) 8106 6515 - Eliane Santos


As Instituições refletem sempre a vontade e expressam as ações de seus participantes, neste sentido a coesão entre seus membros fortalece a busca de seus objetivos favorecendo suas conquistas.



Temos um compromisso na luta pela aprovação do PL 2295/2000 que trata da regulamentação da carga horária da Enfermagem . Conhecido como o Projeto 30 horas pois pretende regulamentar a carga horária semanal máxima em 30 horas.
Neste sentido diversas instituições de nossa categoria se unem em uma só batalha. Entre elas estão:







Temos 91 (noventa e um) requerimentos hoje (12/10/11) em favor da inclusão do nosso PL na Pauta da Ordem do dia para votação na Câmara Federal. É pouco mas até 30/11/2011 passaremos dos 100 (cem) com a ajuda de todos. Certamente isto não garante a aprovação, mas aponta para o acolhimento de parte da casa legislativa em favor da nossa proposição.




Temos o Fórum Nacional das 30 horas e estamos trabalhando para que cada estado tenha o seu Fórum Estadual para que em breve possamos estar presentes e alcançar todos os profissionais de Enfermagem diretamente em sua região, estado ou município.


Também os Técnicos e os Auxiliares estão se organizando para enviar ônibus para Brasília.

Organize-se monte um grupo, faça a sua caravana!




TODOS EM BRASÍLIA NESTE 30 DE NOVEMBRO!

1, 2, 3... 4, 5 mil; e viva a Enfermagem poderosa do Brasil!!!

América Latina no CCS




fonte: olharvital.ufrj.br

Acompanhe por e-mail

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje