Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

sábado, 30 de julho de 2011

Mais uma vitória contra as OSS



Os sindicatos dos Enfermeiros – SindEnfRJ – e dos médicos – SimMed - do Rio de Janeiro conseguiram vencer mais uma batalha contra a privatização da saúde pública no município. A sentença deferida pelo juiz Renato Sertã, da 8ª. Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro proibiu a gestão de qualquer Organização Social (OS) na contratação dessas categorias para os setores de emergência dos hospitais Souza Aguiar, Miguel Couto, Salgado Filho e Lourenço Jorge, e dos PAMs de Del Castilho e Irajá. O mandado de segurança foi impetrado após a constatação de várias irregularidades cometidas pelas OS, como ingerência indevida e ilegal em hospitais – como o Cegonha Carioca na Maternidade Carmela Dutra, no Lins de Vasconcellos. O juiz entendeu que o processo de contratação do pessoal de saúde pelas OSs – sem concurso público e não fiscalizado – não afere a competência de seus contratados, podendo trazer prejuízos à população, além de afastar do município o poder de fiscalização, que é intransferível, logo, não pode ser privatizado.




Leia mais no site do SindEnfRJ.




Fonte: sindenfrj.org

SINDICATO ENTRA NA JUSTIÇA COM MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO

O SINDENF/RJ entrou com mandado de segurança coletivo no Superior Tribunal de Justiça contra o ato do Ministério do Planejamento que limita a carga horária dos enfermeiros Servidores Federais em 60 horas semanais prejudicando acumulação de dois vínculos públicos

Desde 2005 o Sindicato luta na justiça para garantir esse direito constitucional previsto no artigo 37, inciso XVI, alínea “c”, que diz respeito à acumulação de cargos.

O corpo jurídico do Sindenfrj orienta que, ao ser notificado pelo RH do hospital, o enfermeiro procure imediatamente o sindicato para entrar com um processo de acumulação e não assine nenhum tipo de documento, nem peça redução de carga horária e exoneração da matrícula pública.
Fonte: sindenf.org

Força Aérea Brasileira abre 165 vagas na área de enfermagem



Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para Oficial Temporário da Força Aérea Brasileira. São 165 vagas para profissionais de enfermagem e as inscrições vão até o dia 18 de agosto.

Profissionais graduados em outras áreas, como engenharia, magistérios, nutrição e pedagogia, também podem se inscrever para participar. Os selecionados farão o Estágio de Adaptação Técnico (EAT) para adaptar os incorporados às condições peculiares do Serviço Militar Temporário e às áreas profissionais em que atuarão no âmbito do Comando da Aeronáutica 

Os voluntários à prestação de serviço militar temporário farão parte do Quadro de Oficiais da Reserva de 2ª Classe Convocados (QOCon) e após selecionados e incorporados na condição de Aspirante Oficial, desempenharão suas funções em diversos ramos no Comando da Aeronáutica com remuneração correspondente ao respectivo posto. Os integrantes do QOCon poderão obter, ano a ano, prorrogações de tempo de serviço até o limite de oito anos e, em caráter excepcional, nove anos. 

O processo é composto de seis etapas: Inscrição; Avaliação Documental (caráter seletivo, classificatório e eliminatório); Concentração Inicial; Inspeção de Saúde (INSPSAU); Exame de Aptidão Psicológica (EAP); e Concentração Final (verificar condições específicas no Aviso de Convocação). Confira o edital ou acesse o site da FAB para acompanhar outros detalhes sobre o processo seletivo.


Fonte: COMGEP / Agência Força Aérea /via  COFEN

Vaga para Enfermeiro Auditor na ASSEFAZ - Aproveite a oportunidade.

A Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda, a ASSESFAZ, está com vaga aberta, em Brasília- DF, para o emprego de Enfermeiro Auditor.

Os candidatos, somente com experiência na área, devem encaminhar currículo para: rafaela@empreza.com.br até o dia 05/08 (sexta-feira).

Dúvidas ligar no (61) 3344-1404 ou 3344-0686 e tratar com Rafaela.

Cargo: Enfermeiro Auditor 
Empresa: ASSEFAZ
Salário: R$ 3.347,96 (três mil, trezentos e quarenta e sete reais e noventa e seis centavos)
Possuir carro próprio: o valor do auxílio transporte já está incluso no salário
Vale Transporte: com desconto de 6%, conforme Legislação Trabalhista
Tíquete: Alimentação ou Refeição – Valor R$10,00 (dez reais) com 20% de participação do profissional
Início: Imediato por aproximadamente 45 dias (com possibilidade de prorrogação por mais 3 meses)

Informações adicionais ao processos seletivo para Enfermeiro Auditor:

- Ser Graduada em Enfermagem, desejável pós Graduação em Auditoria. 

- Ter experiência na área de Auditoria de Enfermagem.

- Ter conhecimento dos normativos que regem planos de Saúde.


PERFIL PESSOAL: Organização, Boa Comunicação, Pró-atividade, Autonomia, Atenção a detalhes, Ética.


CONHECIMENTOS E HABILIDADES: Pacote Office, Planejamento de atividades, Auditoria médica, Legislação da área da saúde, Registro no Conselho Profissional

O profissional selecionado atenderá a rede credenciada da ASSEFAZ. Deve ter experiência em auditoria, pois fará a interlocução entre a ASSEFAZ e a Rede em termos de normatização, negociação de cláusulas...
O candidato deve, preferencialmente, ter experiência em alguma Operadora de Saúde.




Fonte: Grupo empreza

Reinaldo Azambuja PMDB/MS faz requerimento 2.108 este é o 65º Requerimento de inclusão do PL 2295/2000. Porém o requerimento versa sobre assunto diferente de sua proposição.


REQUERIMENTO 2269 / 2011

(Do Sr. Reinaldo Azambuja)


Requer a inclusão na Ordem do Dia do PL n° 2.295,
 de 2000, que dispõe sobre a jornada de trabalho dos
 Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.   



Senhor Presidente,


Nos termos do art. 114, inciso XIV, do Regimento Interno, requeiro a Vossa Excelência à inclusão na Ordem do Dia do Projeto de Lei nº 4.622, de 2004, por se tratar de matéria de interesse nacional, que regula as relações de trabalho estabelecidas entre as cooperativas seus sócios e tomadores, nos contratos de prestação de serviços continuada, reconhece os direitos sociais previstos na Constituição Federal e estabelece critérios para que eles sejam observados pelas cooperativas do ramo.

Sala das Sessões, em 28 de junho de 2011.

REINALDO AZAMBUJA
Deputado Federal
PSDB/MS

14º CONGRESSO BRASILEIRO DOS CONSELHOS DE ENFERMAGEM - CBCENF


PROGRAMAÇÃO OFICIAL



TEMA CENTRAL

A DIMENSÃO SOCIAL DA ENFERMAGEM: para além dos setores público e privado



EIXOS TEMÁTICOS:

- A enfermagem e o terceiro setor

- Ética e legislação em enfermagem

- Empreendedorismo

8/8/2011

AUDITÓRIO CURITIBA

19h - Abertura Oficial do 14º CBCENF

Dr. Manoel Carlos Neri da Silva





9/8/2011

AUDITÓRIO JARDIM BOTÂNICO

10h - 11h30min - Conferência:

SUPERANDO LIMITES

AMYR KLINK

Economista. Pós-graduado em Administração. Seus desafios começam na construção dos seus barcos e no planejamento de suas viagens. Empresário - empreendedor na área de urbanismo, portos de lazer e projetos náuticos. Navegador - experiência aplicada na área de gestão e risco: comandante em 22 expedições para a antártica em barcos projetados e construídos no Brasil. Escritor - autor de 5 best Sellers, publicados em 6 idiomas.



Coordenador: MONTGOMERY PASTORELO BENITES





AUDITÓRIO GRACIOSA

9h - 12h - Mesa Redonda:

O TERCEIRO SETOR E A ENFERMAGEM (Mesa Redonda)

Terceiro Setor: definições, finalidades e operacionalidade

MARCO ANTONIO DE MORAES

Enfermeiro. Doutor, Mestre e Especialista em Saúde Publica. Especialista em Enfermagem do Trabalho, Administração Hospitalar e RH em Saúde. Enfermeiro Sanitarista e do Trabalho. Diretor Técnico da Saúde da Divisão de Doenças Crônicas da SES/SP. Diretor Técnico da Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho.



Enfermagem e o Terceiro Setor: possibilidades e desafios

OSCAR SOARES PEREIRA

Técnico de Enfermagem. Graduado em Gestão do Terceiro Setor. Fundador da Organização Não Governamental Vida e Cidadania - SP. Consultor em Assessoria ao Terceiro Setor.



Coordenadora: MÁRCIA ANÉSIA COELHO MARQUES DOS SANTOS



14h- 17h - Painel:

O TRABALHO INCLUSIVO NA SAÚDE E ENFERMAGEM

Encarcerados - EVELINE FRANCO DA SILVA

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Obstétrica. Professora substituta da disciplina Enfermagem no Cuidado à Mulher na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de Estudos da Saúde da Mulher e do Bebê (GEMBE/UFRGS), pesquisando sobre a saúde da mulher em situação de prisão.



Moradores de rua - ANA CRISTINA PASSARELA BRETAS

Enfermeira. Socióloga. Sanitarista. Professora associada do Departamento de Administração e Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/UNIFESP). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Saúde, Políticas Públicas e Sociais, credenciado no CNPq e reconhecido institucionalmente pela UNIFESP.



Indígenas - ANANIAS NORONHA FILHO

Enfermeiro. Mestre em Políticas Públicas Especialista em Gerenciamento de Enfermagem. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Roraima (desde 1998).



Ribeirinhos - WILMA SUELY PEREIRA BATISTA

Enfermeira. Doutora em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido. Professora adjunto II da Universidade Federal de Rondônia. Membro da Comissão Científica do 14º CBCENF - Cofen.



Coordenadora: MARIA DE FÁTIMA MANTOVANI



AUDITÓRIO PINHAIS

9h-10h30min - Palestra:

TERCEIRO SETOR NA PERSPECTIVA DA BIOÉTICA SOCIAL



FELIPA RAFAELA AMADIGI

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Mestre em Saúde Pública. Enfermeira da Prefeitura Municipal de Florianópolis com atuação na área de Controle e Avaliação. Conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina.



Coordenadora: NEN NALÚ ALVES DAS MERCÊS



10h30min - 12h - Palestra:

TOMADA DE DECISÃO ÉTICA DO ENFERMEIRO NA SITUAÇÃO DE FINAL DE VIDA

MARIA CRISTINA PAGANINI

Enfermeira do Hospital de Clinicas da UFPR. Mestre em Assistência de Enfermagem. Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Tuite.

Coordenadora: NEN NALÚ ALVES DAS MERCÊS



14h - 15h30min - Conferência:

QUESTÕES ÉTICAS DA ENFERMEIRA EMPRESÁRIA

TAKA OGUISSO

Enfermeira. Advogada. Sanitarista. Doutora em Saúde Pública. Livre Docente em Enfermagem. Professora Titular da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo nos programas de mestrado e doutorado. Por mais de 10 anos foi enfermeira consultora e diretora executiva do Conselho Internacional de Enfermeiras (CIE) em Genebra, Suíça. Tem cerca de 100 artigos publicados em revistas indexadas nacionais, estrangeiras e internacionais (periódicos da Hungria, Japão, Portugal, Espanha, Equador e Reino Unido) e vários capítulos de livros nos Estados Unidos, Genebra e Espanha, além do Brasil. Presidente da Academia Brasileira de História da Enfermagem.



Coordenadora: FELIPA RAFAELA AMADIGI



15h30min - 17h - Palestra:

ERROS NOS PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM: CONTEXTO, CONDIÇÕES DE TRABALHO E RESPONSABILIDADES IVONE MARTINI DE OLIVEIRA

Enfermeira do Trabalho. Conselheira do Conselho Federal de Enfermagem do COFEN. Representante do COFEN no Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas - FCF. Coordenadora do Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde - FCFAS. Diretora da Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho - ANENT. Diretora da Associação Brasileira dos Profissionais de Higiene e Segurança do Trabalho - ABRAPHISET. Membro convidada da bancada dos trabalhadores do GTTNR-32 representando a ANENT. Membro da CTPR-NR32.



Coordenadora: FELIPA RAFAELA AMADIGI



AUDITÓRIO TINGUI

9h - 10h30min - Palestra:

SER EMPREENDEDOR : gerando possibilidades de negócios

CARMEN LÚCIA MICKOSZ RAVEDUTTI

Licenciada em Matemática, com habilitação em Ciências. Especialista em Valores Humanos, em Formação em Dinâmica de Grupo e em Engenharia de Negócios. Empresária - COM CIÊNCIA TREINAMENTO LTDA. Presta serviços para o SENAI-PR (Matemática Comercial e Financeira), SENAC-PR (cursos de "Matemática Financeira", "Relações Interpessoais", "Habilidades de Negociação", "Empreendedorismo" e "Chefia e Liderança"), SEBRAE-PR e SC (Programa Empreendedor Rural, Programa Líder Cidadão, Programa Liderar, Programa Jovem Empreendedor, Programa Mulher Empreendedora, Programa Próprio - Abertura de Empresas, Educação Empreendedora, Saber Empreender, Atendimento ao Cliente, Técnicas de Venda, Relações Humanas, Desenvolvimento Gerencial, Como Fazer sua Empresa Crescer a partir do seu Desenvolvimento Pessoal, Negociações Eficazes, Liderando sua Equipe de Trabalho, Conquistando e Mantendo o Cliente, Matemática Financeira com utilização da HP-12C e Palestras na área de Empreendedorismo e Liderança), Empresa AMANA-KEY (Desenvolvimento e Educação Ltda. atuo na coordenação e apoio logístico de seus cursos de Gestão de Pessoas) e atua em Programas Customizados para Empresas desenvolvendo trabalhos comportamentais e técnicos de acordo com o levantamento de necessidades.



Coordenador: ANTONIO JOSÉ COUTINHO DE JESUS



10h30min - 12h - Palestra:

EMPREENDEDORISMO: um conceito para enfermagem

ISABEL CRISTINA REIS SOUZA

Enfermeira. Especialista em Aromaterapia e Hemotoxicologia, Florais de Bach e Hipnose na Tradicional Chinesa em BEIJIN - CHINA - International Acupunture Training Center. Proprietária Responsável Técnica da Clinica de Acupuntura Zeus Ltda. Conselheira do Conselho Federal de Enfermagem.



Coordenador: ANTONIO JOSÉ COUTINHO DE JESUS



14h - 17h - Mesa Redonda:

IDÉIAS EMPREENDEDORAS QUE DERAM CERTO

Home Care - LUIZA WATANABE DAL BEN

Enfermeira. Doutora e mestre em enfermagem. Presidente da empresa DAL BEN HOME CARE. Coordenadora do Núcleo de Assistência Domiciliar da REBRAENSP - Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente. Diretora do SINDHOSP - responsável pelo Departamento de Assistência Continua.



Ensino Profissionalizante - NADIR SOARES VILA NOVA

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Especialista em Metodologia do Ensino e da Assistência de Enfermagem. Coordenadora pedagógica dos cursos técnciso da área da saúde do Instituto de Ensino e Cultura (IEC)



Clínica de Acupuntura - ISABEL CRISTINA REIS SOUZA

Enfermeira. Especialista em Aromaterapia e Hemotoxicologia, Florais de Bach e Hipnose na Tradicional Chinesa em BEIJIN - CHINA - International Acupunture Training Center. Proprietária Responsável Técnica da Clinica de Acupuntura Zeus Ltda. Conselheira do Conselho Federal de Enfermagem.

Coordenador: OSVALDO ALBUQUERQUE SOUSA FILHO



AUDITÓRIO ÓPERA DE ARAME

9h - 12h - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA



14h - 17h - Mesa Redonda: Apresentação de trabalho desenvolvido pelos membros da Câmara Técnica de Legislação e Normas do Cofen

INTERPRETAÇÕES LEGISLATIVAS NOS CONFLITOS DA PRÁTICA DA ENFERMAGEM

SIMONE FLORENTINO DINIZ

PAULO JORGE PINHEIRO DE LIMA

Coordenadora: CLEIDE MAZUELA CANAVESI



AUDITÓRIO TANGUÁ

9h - 12h - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA

13h - 17h - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA



AUDITÓRIO BOSQUE DO ALEMÃO I

9h às 13h - Curso

COMO PRODUZIR UM ARTIGO CIENTÍFICO

Facilitadora: MARILUCI ALVES MAFTUM



14h às 17h - Curso

QUEM CUIDA DE QUEM CUIDA: oficina de cuidado

Facilitadora: REGINA GEMA SANTINI COSTENARO



AUDITÓRIO BOSQUE DO ALEMÃO II

9h às 17h - Curso

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

Facilitadora: MARIA DO ROZÁRIO DE FÁTIMA BORGES SAMPAIO



AUDITÓRIO BARIGUI I

9h - 12h - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA

13h - 17h - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA



AUDITÓRIO BARIGUI II

9h - 17h - Reunião:

CONTROLADORIA GERAL (ASSUNTO: CONTÁBIL)

Coordenador: ELDERSON FERREIRA DA SILVA



AUDITÓRIO BACACHERI I

9h - 12h - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA

13h - 17h - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA



AUDITÓRIO BARREIRINHA

9h - 12h - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA



14h - 17h - Reunião:

MERCOSUL



AUDITÓRIO IGUAÇU

CONARENF



8h30min - 9h - ABERTURA OFICIAL



9h15min - 12h - Palestra:

PERFIL E COMPETÊNCIA DOS PRECEPTORES DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM



ISABEL CRISTINA KOWAL OLM CUNHA

Facilitadores: THAIS PAULA LIMA MENDES DE

CLEIDE ALVES VIANA

KALINA BRITO DA SILVA

RITA SIMONE PEREIRA LOPES

Coordenadora: WALDEREZ RIBEIRO DE ANDRADE



13h30min - 16h30min - Palestra:

PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM

JANINE SCHIRMER

Facilitadores: LEILANE ALCANTARA BRITO

RENATA APARECIDA BELEI

NEWTON ALVES FELIPE DE SOUZA

MARIA APARECIDA TORRES DE LACERDA

SOLANGE CAVALCANTE DIAS CHAVES

MARCELLE CAMPOS ARAUJO

Coordenador: MANUELA GOMES AMARAL ALMEIDA



AUDITÓRIO JARDIM BOTÂNICO

13h - 17h - SESSÃO POSTER





10/8/2011

AUDITÓRIO GRACIOSA

9h - 12h - Case:

CUIDADO SOLIDÁRIO: EXPERIÊNCIA DO COMPLEXO PEQUENO PRÍNCIPE

O terceiro setor e a saúde - ANA PAULA RIBEIRETE BAENA



Jornalista. Sócia fundadora da Ciranda "Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência. Conselheira Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba). Coordenadora de Relações Institucionais do Hospital Pequeno Príncipe.



A formação e a assistência de enfermagem - IVETE PALMIRA SANSON ZAGONEL

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Mestre em Educação. Professora aposentada da UFPR. Professora titular da Faculdade Pequeno Príncipe (FPP). Diretora Acadêmica da FPP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente da FPP. Membro do Comitê de Ética do Hospital Pequeno Príncipe. Avaliadora de curso e institucional do INEP. Coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Enfermagem (NEPEE).



O programa família participante - LUIZA TATIANA FORTE

Psicóloga. Mestre em Educação. Especialista em Psicologia Hospitalar e em Psicologia da Saúde. Docente, Diretora de Extensão e Coordenadora do Curso de Graduação em Psicologia das Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) Curitiba - PR.



Coordenadora: LUCIANE FAVERO



14h - 15h30min - Mesa Redonda:

ENFERMAGEM EM CRUZEIROS: novo campo de atuação

DÉBORA PEREIRA VASCONCELOS COTA

Enfermeira. Trabalha com Cruzeiros.



PALOMA SOARES DE MELO

Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Atuou na Frontier Medical, da Inglaterra, com experiência em ambulatório, atendimento de emergência e educação continuada à tripulação. Atuou também na MSC Cruzeiros, da Itália de com experiência em ambulatório, enfermaria de pequena, média e grande complexidade, controle de medicamentos e administração hospitalar.





Coordenadora: CARMEN LÚCIA LUPI MONTEIRO GARCIA





15h30min - 17h - Mesa Redonda:

ENFERMAGEM AQUAVIÁRIA E OFFSHORE

A enfermagem e o resgate aquaviário - MARCELO SANTOS HERCULANO

Técnico de Enfermagem. 1º Sargento - Fuzileiro Naval do Quadro de Enfermagem da Marinha do Brasil. Instrutor de Atendimento Pré- Hospitalar Tático. Palestrante do curso de Atendimento Pré- Hospitalar Militar, Salvamento e Resgate da Marinha do Brasil e Centro de Mísseis e Armas Submarinas da Marinha.



A importância de enfermagem em offshore - SÉRGIO LIMA DA SILVA

Enfermeiro. Doutor e Mestre em Enfermagem. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Enfermeiro Pleno do Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro.



Coordenadora: CARMEN LÚCIA LUPI MONTEIRO GARCIA





AUDITÓRIO PINHAIS

9h - 12h - Mesa Redonda:

ENFERMAGEM, ÉTICA E COMPROMISSO SOCIAL

Enfermagem, ética e legislação no terceiro setor

MARIA CLÁUDIA TAVARES DE MATTOS

Enfermeira. Doutora em Ciências Médicas. Mestre em Educação. Professora Adjunto e Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe. Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem - Secção Sergipe.



O referencial ético - humanista como base para o compromisso social do enfermeiro

ELIZABETH ESPERIDIÃO CARDOZO

Enfermeira e Psicóloga. Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Especialista em Enfermagem Psiquiátrica e em Gestalt-terapia. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (FEN/UFG). Consultora da Revista Eletrônica de Enfermagem (FEN/UFG) e da Revista Ciência, Cuidado e Saúde (Maringá-PR). Coordenadora do Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde Mental (FEN/UFG). Membro da Rede Goiana de Pesquisa em Enfermagem na Gestão, desenvolvimento de pessoas e da tecnologia de grupo no contexto do trabalho em saúde (REPEGET/FEN/UFG), do Grupo de Estudos em Gestão e Recursos Humanos em Saúde e Enfermagem GERHEn/FEN/UFG, do Grupo de Estudos Qualitativos em Saúde Enfermagem, e do Grupo de Recursos Humanos em Saúde Mental (REHUSAM/EERP/USP).



Coordenadora: IVETE SANTOS BARRETO



14h - 15h30min - Palestra:

ÉTICA NA CONSOLIDAÇÃO DO COMPROMISSO SOCIAL

CHRISTIAN DE PAUL DE BARCHIFONTAINE

Enfermeiro. Bacharel em Teologia e Filosofia. Mestre em Administração Hospitalar e da Saúde. Superintendente da União Social Camiliana. Reitor do Centro Universitário São Camilo. Vice - Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética - Secção São Paulo. Senador do Parlamento Mundial para a Segurança e a Paz.



Coordenadora: LILIANA MARIA LABRONICI



15h30min - 17h - Palestra:

A INTERVENÇÃO DO ENFERMEIRO EM SITUAÇÕES DE RISCO SOCIAL - OCUPAÇÃO DESORDENADA NA REGIÃO NORTE DO PAÍS

CARLOS RINALDO NOGUEIRA MARTINS

Enfermeiro. Mestre em Desenvolvimento Regional. Especialista em Saúde Pública e em Metodologia do Ensino Superior. Professor do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amapá. Segundo Secretário do Conselho Federal de Enfermagem.



Coordenadora: GABRYELLA GARIBALDE SANTANA RESENDE





AUDITÓRIO TINGUI

9h - 12h - Mesa Redonda:

TECNOLOGIAS INOVADORAS DESENVOLVIDAS POR ENFERMEIROS

Seringa para administração de medicamentos - ADRIANA ROMÃO

Enfermeira. Doutora e Mestre em Engenharia da Produção com ênfase "Ergonomia". Especialista em Docência do Ensino Superior e Desenvolvimento Gerencial e Recursos Humanos. Docente titular e Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem e Pós Graduação em Gestão de Serviço de Saúde da Faculdade Assis Gurgacz. Líder da Linha de Pesquisa ´O processo do cuidado em Enfermagem: Teorias e Tecnologias´ e Líder do grupo de pesquisa "O processo de cuidado no gerenciamento de enfermagem". Consultora hospitalar e clínica para a implantação, execução e avaliação de normas e rotinas hospitalares, protocolos sanitários e treinamentos em educação permanente. Possui registro INPI, do desenho industrial e patente concedida da diretriz para a reformulação da seringa em contemplativa a NR - 32.



Técnica do cotovelo para apoio à amamentação - EDINAEL MARCIANO

Enfermeiro. Especialista Terapia Intensiva, Saúde da Família e em Gestão de Pessoas. Autoridade Sanitária da Unidade de Saúde Xapinhal. Enfermeiro Destaque no Prêmio Excelência Enfermagem Paranaense 2010.



Chuveiro para banho no leito e óculos de proteção - LEILA MARIA MANSANO SARQUIS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Especialista em Enfermagem do Trabalho e Administração Hospitalar. Possui Residência em Enfermagem Cardiológica. Professora adjunto da Universidade Federal do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa GEMSA(UFPR) e do Grupo de Pesquisa de Qualidade de Vida do Departamento ENO da EEUSP. Membro da ICOH ( International Comission on Occupational Health).

Coordenadora: KARLA CROZETA



14h - 17h - Mesa Redonda: Apresentação de trabalho desenvolvido pelos membros da Câmara Técnica de Ensino e Pesquisa do Cofen

A CTEP NO MODELO DE GESTÃO DO SISTEMA COFEN/CONSELHOS REGIONAIS DE ENFERMAGEM

SOLANGE MARIA MIRANDA SILVA

VALDELIZE ELVAS PINHEIRO

Coordenadora: DORISDAIA CARVALHO DE HUMEREZ





AUDITÓRIO ÓPERA DE ARAME

9h - 17h - Reunião:

Federação Nacional dos Enfermeiros - FNE





AUDITÓRIO TANGUÁ

9h -17h - Reunião:

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO

Coordenador: MARCELO FELIPE MOREIRA PEERSEGONA



AUDITÓRIO BOSQUE DO ALEMÃO I

Curso

9h às 17h - Curso

ATUALIZAÇÕES NO CUIDADO COM FERIDAS COMPLEXAS

Facilitadora: MARA BLANCK



AUDITÓRIO BOSQUE DO ALEMÃO II

9h às 17h - Curso

SUPORTE BÁSICO DE VIDA - urgência e emergência como política pública

Facilitador: SERGIO DIAS MARTUCHI





AUDITÓRIO BARIGUI I

9h - 17h - Reunião:

DEPARTAMENTO DE REGISTRO E CADASTRO

Coordenadora: NILZA MARIA FÉLIX



AUDITÓRIO BARIGUI II

9h - 17h - Reunião:

CONTROLADORIA GERAL (ASSUNTO: FINANCEIRO)

Coordenador: ELDERSON FERREIRA DA SILVA





AUDITÓRIO BACACHERI I

9h - 12h - Mesa Redonda:

BUSINESS INTELLIGENCE: uma nova modalidade de gestão organizacional da enfermagem



GELSON LUIZ DE ALBUQUERQUE

Enfermeiro. Doutor em Filosofia da Enfermagem. Mestre em Ciências da Enfermagem. Especialista em Direção Hospitalar e Sistemas de Saúde. Professor Associado do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Primeiro Secretário do Conselho Federal de Enfermagem - Cofen.





MARCELO FELIPE MOREIRA PERSEGONA

Graduado em Ciência da Computação. Doutor em Política e Gestão Ambiental. Mestre em Política e Gestão de Ciência e Tecnologia. Professor da Faculdade Senac-DF. Atua como pesquisador das seguintes instituições: American Association for the Advancement of Sciences; Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade (LACIS) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de Brasília (UnB), Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília (UnB) e do Departamento de Ciência da Computação (CIC) do Instituto de Ciências Exatas (IE) da Universidade de Brasília (UnB). Chefe do Departamento de Tecnologia da Informação do Conselho Federal de Enfermagem.



Coordenador: NEYSON PINHEIRO FREIRE



14h - 17h - Reunião da Associação Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem - ANATEN

Coordenador: JOSÉ ANTONIO COSTA



AUDITÓRIO BACACHERI II

9h - 13h - Mesa Redonda:

CERTIFICAÇÃO DIGITAL EM ENFERMAGEM

Convênio SBIS/COFEN - CLÁUDIO GIULLIANO ALVES DA COSTA

Médico. Mestre em Informática em Saúde. Presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde e Diretor de TI da Bionexo.



Avanços para a enfermagem - HEIMAR DE FÁTIMA MARIN

Enfermeira. Doutora em Ciências Biológicas (Biologia Molecular). Mestre em Enfermagem. Fez o pós-doutoramento em Informática Clínica no Center for Clinical Computing, Harvard Medical School, Professora Titular da Universidade Federal de São Paulo. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Informática em Saúde do Departamento de Informática em Saúde da UNIFESP. Coordenadora Executiva do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação da UNIFESP. membro do Comitê Gestor do HU/Hospital São Paulo Presidente do IMIA NI SIG (International Medical Informatics Association, Nursing Informatics Special Interest Group)

Coordenadora: CLEIDE MAZUELA CANAVESI



AUDITÓRIO BARREIRINHA



9h - 13h - REUNIÃO DOS ANJOS DA ENFERMAGEM

14h - 17h- REUNIÃO DO SISTEMA COFEN/CONSELHOS REGIONAIS DE ENFERMAGEM



AUDITÓRIO IGUAÇU

CONARENF

9h - 12h - Palestra:

SISTEMA DE CREDENCIAMENTO, AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM

ELIEL DE OLIVEIRA LARRUBIA

Facilitadores: CINTIA DO SOCORRO MATOS PANTOJA

ANA CRITINA CARVALHO DA COSTA

DAYANA SANTOS DE PAULA FERREIRA

MARIA ZELIA DE ARAUJO LESSA SANTOS

LILIAN MARIA FERNANDES

Coordenador: CELIA HIROMI SHIOTSU



13h30min - 16h30min - Palestra:

ELABORAÇÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO PARA PROGRAMAS E RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM

Conteúdo geral do Programa de residência do Paraná - LIGIA FAHL FONSECA

Conteúdo geral do Programa de residência do Instituto Fernandes Figueira - ANTONIO EDUARDO VIEIRA DOS SANTOS

Conteúdo geral do Programa de residência de Pernambuco - ANA CAROLLINE ALVES DE FIGUEIREDO GONÇALVES

Conteúdo geral do Programa de residência de Maceió - ANA CLAUDIA FERREIRA PINHEIRO COUTINHO

Facilitadores: EUDCLEUCE COSTA FELIX

DALETE CORRÊA DE FARIA MOTA

AMANDA SILVA DE MACEDO BEZERRA

RITA DE CASSIA MINETTO

FERNANDA DA SILVA SOARES

MARTA NUNES LIRA

Coordenadora: MARIA DO ROSÁRIO FERNANDES



16h45min - Enceramento



AUDITÓRIO JARDIM BOTÂNICO

9h - 17h - SESSÃO POSTER



11/8/2011



AUDITÓRIO GRACIOSA

9h - 10h30min - Palestra:

A INSERÇÃO DA ENFERMAGEM NA PASTORAL

ANA RUTH REZENDE GOES

Assessora da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.



Coordenadora: JULITA CORREIA FEITOSA



10h30min - 12h - Palestra:

CALAMIDADES NO BRASIL - trabalho solidário da enfermagem

FÁTIMA ALI

Enfermeira. Responsável Técnica de enfermagem do Hospital Cristo Redentor - Porto Alegre. Fez parte do grupo SOS Haiti.



Coordenadora: JULITA CORREIA FEITOSA



13h - 17h - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA



AUDITÓRIO PINHAIS

9h - 10h30min - Palestra:

ANJOS DA ENFERMAGEM - UM EMPREENDIMENTO DE SUCESSO

JAKELINE SHEILA DUARTE PEREIRA

Enfermeira. Especialista em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde e em Acreditação Hospitalar. Assessora Técnica da 20ª. Coordenadoria Regional de Saúde - Crato (CE). Coordenadora Nacional do Programa Anjos da Enfermagem: educação em saúde, através do lúdico.



Coordenadora: MARILDE ROCHA DUARTE



13h - 17h - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA



AUDITÓRIO TINGUI

9h - 12h - Mesa Redonda:

EMPREENDER E TRANSCENDER: para além do usual na enfermagem

Empreendedorismo social e a enfermagem

DIRCE STEIN BACKES

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Franciscano/UNIFRA de Santa Maria. Colaboradora no Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Rio Grande. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem e Saúde da UNIFRA.



Empreendedorismo na formação do enfermeiro: uma necessidade

CARLA APARECIDA SPAGNOL

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Mestre em Enfermagem Fundamental. Professora adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais.



Coordenadora: IVONE MARTINI DE OLIVEIRA





AUDITÓRIO ÓPERA DE ARAME

9h - 12h - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA

13h - 17h - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA





AUDITÓRIO TANGUÁ

9h - 13h - Mesa Redonda:

CÂMARA TÉCNICA DE ATENÇÃO A SAÚDE EM DEBATE - FORMAÇÃO E PRÁTICA DA OBSTÉTRIZ: UM DEBATE NECESSÁRIO

MANOEL CARLOS NERI DA SILVA

Presidente do Cofen



IVONE EVANGELISTA CABRAL

Presidente da Aben Nacional



IVIS EMÍLIA DE OLIVEIRA SOUSA

Docente da Escola de Enfermagem Ana Neri



NADIA ZANON NARCHI

Coordenadora do Curso de Obstetrícia da USP - Leste



Coordenadora: NADIR SOARES VILA NOVA





14h - 17h - Reunião

DEPARTAMENTO DE FISCALIZAÇÃO

Coordenador: ANTONIO MARCOS FREIRE GOMES



AUDITÓRIO BOSQUE DO ALEMÃO I

9h - 12h - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA

13h - 17h - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA





AUDITÓRIO BOSQUE DO ALEMÃO II

9h - 12h - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA

13h - 17h - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA



AUDITÓRIO BARIGUI I

9h - 12h - Reunião:

DEPARTAMENTO JURÍDICO

Coordenador: JOABY GOMES FERREIRA



AUDITÓRIO BARIGUI II

9h - 12h - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA

13h - 17h - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA



AUDITÓRIO BACACHERI I

9h - 12h - Debate:

CARTA DE SERVIÇOS DO COFEN AO CIDADÃO: apresentação e debate

GUSTAVO ROCHA AQUINO GONZÁLEZ

Administrador. Coordenador do Grupo de Trabalho do Gespública no Cofen.

Debatedores:

SUZANA GOMES CRUZ

Engenheira civil. Especialista nas áreas de Gestão Integrada e Certificações e de Gerenciamento de Projetos. Consultora da PROTEMP. Gerente de Comunicação Institucional da Petrobras, organização âncora do Núcleo Bahia do GesPública. Consultora Voluntária da Rede de Excelência Nacional da Gestão Pública - GesPública. Instrutora e Consultora do Modelo de Excelência na Gestão Pública, Simplificação de Processos e Carta de Serviços. Examinadora no PQGF (Prêmio Nacional de Gestão Pública - Ciclo 2010), do Prêmio Nacional da Qualidade - FNQ - ciclo 2010, Prêmio Gestão Qualidade Bahia - ABGC - ciclos 2007 e 2010, Avaliadora Líder no Prêmio de Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE - nível regional ciclos: 2009 e 2010 e nível nacional ciclo 2010.



HUMBERTO BRANDÃO DE OLIVEIRA

Engenheiro mecânico. Especialista nas áreas de Gestão de Petróleo e Gás, de Gestão de Negócios, de Qualidade e Certificações e de Manutenção de Equipamentos. Gerente de Comunicação Institucional da Petrobras, organização âncora do Núcleo Bahia do GesPública. Assessor Técnico do Comitê Gestor do Núcleo Bahia da Rede de Excelência na Gestão Pública - GesPública. Instrutor e Consultor do Modelo de Excelência na Gestão Pública, Simplificação de Processos e Carta de Serviços; Examinador no PQGF (Prêmio Nacional de Gestão Pública - Ciclos 2003 a 2008 e 2010), do Prêmio Nacional da Qualidade - FNQ - ciclos 2000 a 2001 e de 2003 a 2010, Prêmio Gestão Qualidade Bahia - ABGC - ciclos 2000 a 2001 e de 2003 a 2010.

Coordenadora: MÁRCIA CRISTINA KREMPEL



13h - 17h - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA



AUDITÓRIO BACACHERI II

9h - 13h - Mesa Redonda: Apresentação de trabalho desenvolvido pelos membros da Câmara de Fiscalização do Cofen

O IMPACTO SOCIAL DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO DEPARTAMENTO DE FISCALIZAÇÃO DOS CONSELHOS DE ENFERMAGEM

WALKÍRIO COSTA ALMEIDA

ANA CÉLIA MARINHO

JORGE DE FREITAS SOUZA

Coordenador: ANTONIO MARCOS FREIRE GOMES



14h - 17h - Reunião:

CÂMARAS TÉCNICAS DO COFEN

Coordenadora: NADIR SOARES VILA NOVA









AUDITÓRIO BARREIRINHA



9h - 12h - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA

13h - 17h - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA



AUDITÓRIO IGUAÇU

9h - 12h - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA

13h - 17h - SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA



AUDITÓRIO JARDIM BOTÂNICO

14h-17h - PEÇA TEATRAL

I MOSTRA DE TEATRO ANJOS DA ENFERMAGEM



17h - CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO E ENTREGA DE PRÊMIOS



CAFÉ CULTURAL

LANÇAMENTO DE LIVROS E MOSTRA DE REVISTAS



Lançamentos



9/8/2011 - 12h

Oncologia pediátrica : uma abordagem multiprofissional. William Malagutti (Org) 2011. Ed. Martinari - São Paulo.



10/8/2011 - 12h

Imunologia, imunização e vacinas. William Malagutti (Org) 2011. Ed. Rubio - Rio de Janeiro.



11/8/2011 - 12h
Catástrofes: atuação multidisciplinar em emergências - William Malagutti/José Carlos Amado Martins (Orgs). Ed. Martinari - São Paulo.



10/8/2011 - 12h

As multifaces do empreendedorismo na enfermagem brasileira. Célia Morais de Arribas/José Gilmar Costa de Souza Júnior/Maria da Graça Piva/ Dirce Stain Backes (Orgs). Ed. UNIFRA.





CURSOS



9/8/2011

AUDITÓRIO BOSQUE DO ALEMÃO I

Curso

9h às 13h

COMO PRODUZIR UM ARTIGO CIENTÍFICO

Ementa: A arte de escrever um artigo para publicar. Tipos de artigo. Como elaborar as partes de um artigo. Cuidados para transformar relatórios de pesquisa e trabalhos finais de curso em artigos. A escolha do periódico para publicar o artigo. As questões éticas para publicação.



Facilitadora: MARILUCI ALVES MAFTUM

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem (DENF) e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da UFPR. Vice-Coordenadora do PPGENF. Vice-Líder do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano em Enfermagem (NEPECHE). Pesquisadora de Bolsa Produtividade pelo Cnpq.



Curso

14h às 17h

QUEM CUIDA DE QUEM CUIDA: oficina de cuidado

Ementa: Conceitos e aplicações do cuidado ao cuidador. Estratégias de enfrentamento para superação das dificuldades do trabalho na enfermagem.



Facilitadora: REGINA GEMA SANTINI COSTENARO

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora adjunta no curso de enfermagem - UNIFRA - Santa Maria-RS. Enfermeira Assistencial na UTIRN-HUSM/UFSM - Santa Maria-RS. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde - GIPES.





AUDITÓRIO BOSQUE DO ALEMÃO II

9h às 17h

Curso

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

Ementa: Diferentes concepções acerca do conceito de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), aspectos legais que dão sustentação à SAE, fases do processo de enfermagem. Os requisitos para a implantação da SAE nos diferentes níveis de atenção a saúde e os desafios para sua implantação.



Facilitadora: MARIA DO ROZÁRIO DE FÁTIMA BORGES SAMPAIO

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora Adjunto aposentada da Universidade Federal do Piauí. Membro da Câmara Técnica de Atenção à Saúde do Conselho Federal de Enfermagem. Conselheira Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí





10/8/2011

AUDITÓRIO BOSQUE DO ALEMÃO I

Curso

9h às 17h

ATUALIZAÇÕES NO CUIDADO COM FERIDAS COMPLEXAS

Ementa: Informação geral sobre a Anatomia e fisiologia da pele. Técnicas para realização de prevenção e tratamento de feridas e suas coberturas como no mercado nacional.



Facilitadora: MARA BLANCK

Enfermeira. Especialista em Úlceras por Pressão e Feridas Crônicas pelo Gneuapp - Espanha. Coordenadora da Pós Graduação Lato Sensu em Enfermagem Dermatológica -Assistência ao Portador em Lesões Cutâneas da Universidade Gama Filho- RJ. Diretora Técnica da 3B Saúde - Educação. Membro do Grupo Ice - Investigação Científica em Enfermagem - Universidade Madeira - Portugal. Vice - Presidente da Associação de Estudos em Controle de Infecção Hospitalar do Rio de Janeiro - AECIERJ. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética - SobenfeE. Presidente da Sociedad Iberolatinaamericana em Úlceras y Héridas.



AUDITÓRIO BOSQUE DO ALEMÃO II

9h às 17h

Curso

SUPORTE BÁSICO DE VIDA - urgência e emergência como política pública

Ementa: Noções teóricas. Práticas de acolhimento, avaliação e atendimento do suporte básico de vida, gestão do cuidado e implicações éticas.



Facilitador: SERGIO DIAS MARTUCHI

Enfermeiro. Professor Responsável pelas Disciplinas de Especializaçãoo em Emergência da Faculdade Santa Barbara - Tautã­/SP. Coordenador Assistencial do Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch - M'Boi Mirim - SP. Enfermeiro de Treinamento do GRAU Resgate 193 - Grupo de Resgate e Atenção às Urgências - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Presidente do Colégio Brasileiro de Enfermagem em Emergência - COBEEM.









SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA

9/8/2011



AUDITÓRIO TANGUÁ

Coordenador: JOEL ROLIM MANCIA


9h - CONTROLANDO A DOR: BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA AURICULAR E AURICULOTERAPIA EM IDOSOS
ISABELLA MARIA FILGUEIRA GUEDES PIANCÓ


9h30min - ESTRATÉGIAS DE DINAMIZAÇÃO DA TERAPIA COMUNITÁRIA: MOBILIZANDO O ACERVO CULTURAL
SAMILLA GONÇALVES DE MOURA


10h - A INFLUÊNCIA DA CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL E DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL NA PRESSÃO ARTERIAL
TANIA RODRIGUES FURTADO


10h30min - FUMICULTURA E UTILIZAÇÃO INDISCRIMINADA DE AGROTÓXICOS: ASPECTOS ÉTICOS DA ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM
EVA APARECIDA ALMEIDA


11h - EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA INSTITUIÇÃO BENEFICENTE À TERCEIRA IDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
CLÁUDIA KARINE CARMO DE NORONHA


11h30min - FUNCIONALIDADE DO IDOSO: UMA REFLEXÃO ACERCA DA LITERATURA BRASILEIRA
MARIA ALICE DE FREITAS





AUDITÓRIO TANGUÁ

Coordenadora: MIRNA ALBUQUERQUE FROTA


13h - O ANJO E A MORTE : VIVÊNCIAS DE VOLUNTÁRIOS DO PROJETO ANJOS DA ENFERMAGEM COM CRIANÇAS EM ESTADO TERMINAL
VANÊSSA AFONSO COELHO VIRGULINO


13h30min - PERFIL DAS CRIANÇAS COM MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS DO APARELHO DIGESTIVO EM HOSPITAL PEDIÁTRICO DE TERESINA-PI
CYNTHIA ROBERTA DIAS TORRES


14h - VIOLÊNCIA COMO CAUSA DE MORBIMORTALIDADE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
RENATA BENTES DE OLIVEIRA RESTIER



14h30min - ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA E SUA INFLUENCIA SOBRE O EXERCÍCIO DA ENFERMAGEM
JAMILLI SILVA AMARAL


15h - CUSTO COMPARATIVO DE SISTEMAS DE INFUSÃO CONTÍNUA: SUBSÍDIOS PARA A TOMADA DE DECISÃO
KELLY CRISTINA INOUE


15h30min - DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM E GRAU DE DEPENDÊNCIA DO PACIENTE INTERNADO EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
DANIELLE TALITA DOS SANTOS


16h - ESTRESSE OCUPACIONAL NA EQUIPE DE ENFERMAGEM DESCRITO POR ÁREA DE ATUAÇÃO: ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
LARISSA CRISTINA JACOVENCO ROSA DA SILVA



16h30min - CONDIÇÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS E CULTURAIS DE GESTANTES ADOLESCENTES: PERFIL E PERCEPÇÕES
CAMILA MEDEIROS CRUVINEL CUNHA





AUDITÓRIO BARIGUI I

Coordenadora: BETÂNIA MARIA PEREIRA DOS SANTOS


9h - ATENÇÃO BÁSICA E A REALIZAÇÃO DE CITOLOGIAS ONCÓTICAS: CARACTERIZAÇÃO DAS AMOSTRAS
IVANILDA SEPÚLVEDA GOMES


9h30min - PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA EM MULHERES COM DIABETES MELLITUS
DINAH SA REZENDE NETA


10h - VIVÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO HISTÓRIA DE VIDA EM PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
SAMARA DOURADO DOS SANTOS MORAES



10h30min - COBERTURA VACINAL DA EQUIPE DE LIMPEZA DE UM HOSPITAL PRIVADO EM TERESINA-PI
DINAH SA REZENDE NETA


11h - PROGRAMA HIPERDIA: DESAFIOS VIVENCIADOS POR PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
FRANCIDALMA SOARES SOUSA CARVALHO FILHA


11h30min - SALA DE LEITURA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: EXPERIÊNCIA DE UMA PARCERIA ENTRE A ENFERMAGEM E O TERCEIRO SETOR
ISABELLA BARROS ALMEIDA





AUDITÓRIO BARIGUI I

Coordenadora: SOLANGE MARIA MIRANDA SILVA


13h - ANÁLISE DAS NOTIFICAÇÕES DE DENGUE APÓS ATUAÇÃO DO SERVIÇO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR
DANIELLE TALITA DOS SANTOS

13h30min - BIOMATERIAIS E SEU USO NO TRATAMENTO DA FERIDA: CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS
FRANCISCO ASSIS DANTAS NETO


14h - CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO DA SAÚDE DO HOMEM COM HIPERTENSÃO ARTERIAL DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
FRANCISCO ANTONIO DA CRUZ MENDONÇA


14h30min - DO TRANSPORTE AO ATENDIMENTO: RESGUARDANDO O DIREITO DO USUÁRIO À UMA ASSISTÊNCIA HUMANIZADA
ISABELLA MARIA FILGUEIRA GUEDES PIANCÓ


15h - ÉTICA NA PREVENÇÃO DA INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA: OLHAR DA EQUIPE DE SAÚDE
PAULA SOUZA DE FREITAS


15h30min - PNEUMONIA ASSOCIADA A VENTILAÇÃO MECÂNICA: REVISÃO DE LITERATURA
JAYRA ADRIANNA DA SILVA SOUSA


16h - QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE RENAL CRÔNICO EM TRATAMENTO DE HEMODIÁLISE
OLVANI MARTINS DA SILVA


16h30min - RELATO DE EXPERIÊNCIA: ASSISTÊNCIA INTERDISCIPLINAR A PACIENTES PÓS-TRANSPLANTE RENAL
FRANCIELE GONÇALVES DOS SANTOS




AUDITÓRIO BACACHERI I
Coordenadora: DORISDAIA CARVALHO DE HUMEREZ


9h - CARACTERIZAÇÃO DOS NASCIMENTOS REGISTRADOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO MEIO OESTE DE SANTA CATARINA
EDLAMAR KATIA ADAMY


9h30min - CARACTERÍSTICAS DA PROPOSTA DE CUIDADO DE ENFERMAGEM DE CARRARO A PARTIR DA AVALIAÇÃO DE TEORIAS DE MELEIS
MARILENE LOEWEN WALL

10h - O GRITO DAS MULHERES FOI OUVIDO: EXPERIÊNCIA DO GRUPO DE SAÚDE MENTAL DA EQUIPE AMARELA DO BAIRRO DO PEDREGAL
CHIRLAINE CRISTINE GONÇALVES





AUDITÓRIO BACACHERI I

Coordenadora: VALDELIZE ELVAS PINHEIRO


13h - ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AOS DOENTES TERMINAIS
GABRIEL CHAVES NETO


13h30min - CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM SOBRE O CÓDIGO DE ÉTICA DA PROFISSÃO
CAMILA RODRIGUES FERRAZ


14h - ÉTICA NO CUIDAR EM ENFERMAGEM: UMA PROPOSTA A SER CONSTRUÍDA NA GRADUAÇÃO
FRANCISCO ASSIS DANTAS NETO


14h30min - IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UMA MATERNIDADE DE REFERÊNCIA EM TERESINA-PI
LÍVIA MARIA MELLO VIANA


15h - EMPREENDEDORISMO EM ENFERMAGEM: RELATOS DE SUCESSO
ISABELLA BARROS ALMEIDA


15h30min - PERCEPÇÃO DE PAIS SOBRE A AVALIAÇÃO DE SAÚDE DO ESCOLAR: NOVAS TECNOLOGIAS EM SAÚDE
MARIA ENOIA DANTAS DA COSTA E SILVA


16h - QUALIDADE DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: UM DEBATE NECESSÁRIO
GABRIEL CHAVES NETO





AUDITÓRIO BARREIRINHA

Coordenadora: HELLEN ROEHRS



9h - A BELEZA DE SER MULHER E OS CUIDADOS QUE ELA REQUER: UMA ANALISE DA ADESÃO AO EXAME PAPANICOLAU
THALYTA SILVA NOVAES FREITAS


9h30min - A PERCEPÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO: O CASO DO POVOADO DE NOVA ESPERANÇA
CAROLINA DOS REIS ALVES


10h - A SEGURANÇA FAZ A DIFERENÇA: A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHANTE NO PROCESSO DO PARTO SOB O OLHAR DA MULHER
SAMILLE FONSECA SILVEIRA


10h30min - ALTERAÇÕES BIOPSICOSSOCIAIS E LIMITAÇÕES NA VIDA DE MULHERES MASTECTOMIZADAS
JANAINNA MARIA MAIA


11h - ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM FRENTE À PRENHEZ ECTÓPICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
CORA CORALINA DOS SANTOS JUNQUEIRA


11h30min - CONHECIMENTO ACERCA DO MANEJO DA AMAMENTAÇÃO EM GESTANTES NO M. DE CHA GRANDE
ADMILSON TRAJANO LOPES






11/8/2011



AUDITÓRIO ÓPERA DE ARAME

Coordenadora: SUELI BENTA DE OLIVEIRA


9h - ALEITAMENTO MATERNO: DESAFIO PARA A MÃE DO PREMATURO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
SUELLEN OLIVEIRA COUTO


9h30min - ANJOS DA ENFERMAGEM: A VISITA QUE TRANSFORMA SORRISOS E OLHARES
RAYNEY LIMA MARTINS


10h - ANJOS DA ENFERMAGEM: HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE NO BRASIL ATRAVÉS DO LÚDICO
HELEN MAGALHÕES MIRANDA


10h30min - ANJOS DA ENFERMAGEM: PROMOÇÃO DA HIGIENE E SAÚDE EM HOSPITAL ONCOLÓGICO NO NORDESTE BRASILEIRO
YANDRA SAMARA SOUTO BEZERRA


11h - BRINQUEDO: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA A CRIANÇA EM TRATAMENTO AMBULATORIAL COM LEUCEMIA LINFOCÍTICA AGUDA
ARINETE VÉRAS FONTES ESTEVES


11h30min - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS POR MEIO DA LUDICOTERAPIA PARA CRIANÇAS INTERNADAS EM UM HOSPITAL ONCOLÓGICO
NOELIA APARECIDA SILVA MELO





AUDITÓRIO ÓPERA DE ARAME

Coordenadora: GABRYELLA GARIBALDE SANTANA RESENDE


13h - AMAMENTAÇÃO ENTRE MÃES ADOLESCENTES EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DE JUAZEIRO-BA: VIVÊNCIAS E SIGNIFICADOS
JOSÉ RENATO PAULINO DE SALES


13h30min - GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: SEUS ENSEJOS E SIGNIFICADOS
MAYARA CASTRO LUSTOSA MOURA GRANJA


14h - HEPATITE-B EM FOCO: INTERVENÇÃO EDUCATIVA COM ADOLESCENTES DO PROGRAMA PRO-JOVEM DA CIDADE DE DOURADOS-MS
JOSÉ CARLOS GODOI


14h30min - IMUNIZAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA: PERCEPÇÃO DE ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PETROLINA-PE
RODRIGO NONATO COELHO MENDES


15h - PUERPÉRIO E CUIDADOS: ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADOS POR ADOLESCENTES DE UMA UNIDADE EM JUAZEIRO - BA
MAYARA CASTRO LUSTOSA MOURA GRANJA


15h30min - A INFLUÊNCIA PATERNA NO ALEITAMENTO MATERNO
LUCIANA BATALHA SENA


16h - A LUDOTERAPIA NO ATENDIMENTO A CRIANÇAS COM CÂNCER: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ANJOS DA ENFERMAGEM NÚCLEO BAHIA
ANNA CRISTINA RIBEIRO


16h30min - ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA ATENÇÃO BÁSICA
CYNTHIA ROBERTA DIAS TORRES





AUDITÓRIO PINHAIS

Coordenadora: WILMA SUELY BATISTA PEREIRA


13h - CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL E AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DESENVOLVIDAS EM UMA ONG EM JOÃO PESSOA-PB
LUTIGARD FEITOSA RODRIGUES


13h30min - HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE: IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ANJOS DA ENFERMAGEM EM FORTALEZA-CE
YANDRA SAMARA SOUTO BEZERRA


14h - IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO POR MEIO DA ARTE DOS DESENHOS: CONTRIBUIÇÃO DOS ANJOS DA ENFERMAGEM DE FORTALEZA-CE
RAYNEY LIMA MARTINS


14h30min - INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENÁRIO HOSPITALAR ONCOLÓGICO: EXPERIÊNCIA POR MEIO DO LÚDICO
NOELIA APARECIDA SILVA MELO


15h - POR UM BELO SORRISO
ARYANE ARAUJO SILVA


15h30min - QUEIMADURAS EM CRIANÇAS: CARACTERÍSTICAS E CIRCUNSTÂNCIAS DO ACIDENTE
ALLAN VICTOR ASSIS ELOY


16h - TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE ENFERMAGEM NA ÁREA DE NEONATOLOGIA
MARIA DOS REMEDIOS ALVES MONTEIRO


16h30min - TRIAGEM NEONATAL: O CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE MONTES CLAROS/MG
CLAUDIO LUIS DE SOUZA SANTOS




AUDITÓRIO GRACIOSA

Coordenadora:LUCIANE FÁVERO



12h30min - UM ESTUDO SOBRE A ASSOCIAÇÃO DA LESÃO INTRAEPITELIAL CERVICAL E O HPV EM UMA UNIDADE DE SAÚDE PÚBLICA
BRUNA EMANUELLE DOS SANTOS SANCHES



13h - INFLUÊNCIAS DO AMBIENTE SOCIAL NA AMAMENTAÇÃO SEGUNDO MÃES DE UMA UNIDADE DE SAÚDE EM JUAZEIRO-BA
RODRIGO NONATO COELHO MENDES


13h30min - JORNADA DE SAÚDE DA MULHER UMA CONFIRMAÇÃO DA FORÇA DO TERCEIRO SETOR
TERESA CRISTINA FERREIRA DA SILVA


14h - MULHER SAUDÁVEL: PREVENÇÃO DO CANCER DE COLO UTERINO E MAMA
ADRIANA CRISTINA FRANCO


14h30min - O PARTO HUMANIZADO E A PARTICIPAÇÃO DO PAI: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO FILANTROPICA
CRISTIANE DA SILVA MENDONCA LONGO


15h - PERFIL DA MORTALIDADE MATERNA: UMA ANÁLISE REGIONAL EM PERNAMBUCO
ANGELA VALÉRIA XAVIER DE FRANÇA


15h30min - PLANO DE ALTA PARA MULHERES MASTECTOMIZADAS
ALINE PRISCILA REGO DE CARVALHO


16h - RELAÇÕES INTERPESSOAIS DE MÃES-ADOLESCENTES APÓS O NASCIMENTO DO FILHO
JÉSSICA GOMES EVANGELISTA


16h30min - TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL NO CLIMATÉRIO: MITOS E VERDADES SOBRE O USO EM MULHERES COM OSTEOPOROSE
CLÁUDIA KARINE CARMO DE NORONHA







AUDITÓRIO BACACHERI I

Coordenador: ERIVAN ELIAS SILVA DE ALMEIDA


12h30min - ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO OBSTETRA E NEONATOLOGISTA: REVISÃO SISTEMÁTICA
CAMILA PEREIRA DE OLIVEIRA


13h - ERROS DE PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM
JAMILLA SALES BRAGA


13h30min - HISTÓRIA DA ENFERMAGEM NO BRASIL, UMA PERSPECTIVA CRITICA
JOSE MESSIAS PEREIRA SANTOS


14h - O USO DA LÓGICA FUZZY NA ENFERMAGEM
VIRGINIA DA COSTA LOPES


14h30min - PERCEPÇÃO E ATITUDES DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA PRÁTICA DO AUTOCUIDADO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA
RAIANE ALMEIDA SILVA


15h - PERFIL DOS ACIDENTES DE TRABALHO GRAVE NOTIFICADOS NO MUNICÍPIO DE ARACAJU
CARLA PORTO BORBA


15h30min - PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM - PAPE/CORENPR: CONQUISTAS, DESAFIOS
MELANIE ALVES OLIVEIRA


16h - PROTÓTIPO GRÁFICO DE OCLUSOR DE CONEXÃO LUER FÊMEA
REINALDO MIGUEL DOLNY MASSOQUETTI


16h30min - QUALIDADE DE SONO EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
KARLA VIVIANNE ARAÚJO FEITOSA





AUDITÓRIO BOSQUE DO ALEMÃO I

Coordenadora: ELIS MARTINS ULBRICH


9h - A ERGONOMIA COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE TRABALHO DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO LITERÁRIA
KARLA VIVIANNE ARAÚJO FEITOSA


9h30min - APRIMORAMENTO PROFISSIONAL CONTINUADO: UMA ATITUDE EMPREENDEDORA DO PROGRAMA PROFICIÊNCIA
DALNIE LEFER BEZERRA NOGUÊS


10h - ASPECTOS ÉTICO-LEGAIS NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR: OS DESAFIOS DO SOCORRISTA
RAFAELA CLEMENS DE SOUZA LEÃO BORGES


10h30min - CAPACITAÇÃO E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA DE SATISFAÇÃO E QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA PRESTADA
FLÁVIA DE OLIVEIRA


11h - ESTRESSE E QUALIDADE DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NO CENTRO CIRÚRGICO: REVISÃO DE LITERATURA
JULIANA KARYNE CHAGAS CUNHA


11h30min - REFLEXÕES ACERCA DAS ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DE OCORRÊNCIAS IATROGÊNICAS
CHIRLAINE CRISTINE GONÇALVES





AUDITÓRIO BOSQUE DO ALEMÃO I

Coordenadora: ANICE DE FÁTIMA AHMAD BALDUINO


13h - A QUALIDADE DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM NO CUIDAR HUMANO
LAÍS DUARTE DA SILVA ROSÁRIO


13h30min - APLICANDO O PROCESSO DE WANDA HORTA EM UM DOENTE IDOSO EM PÓS-OPERATÓRIO TARDIO DE FRATURA DE FÊMUR
ANNA GABRIELLA NICOLA PASCALE


14h - APLICANDO O TESTE DE HIPÓTESES DIAGNÓSTICAS E AS CLASSIFICAÇÕES DE ENFERMAGEM EM PACIENTE COM GLIOMA DE TÁLAMO
THAMYRIS ALEXANDRE SALLES


14h30min - ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM BASEADA EM CALLISTA ROY: RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA IMPLANTAÇÃO
IVANILDA SEPÚLVEDA GOMES


15h - DESAFIOS PARA A INTRODUÇÃO DA CIPE NO ENSINO DE SAÚDE COLETIVA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA
MICHELE DIAS DA SILVA OLIVEIRA


15h30min - DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM NO CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL FILANTRÓPICO: CONHECER PARA INTERVIR
GUILHERME SANTOS RAMOS


16h - O MARCO DE WANDA DE AGUIAR HORTA PARA O PROCESSO DE ENFERMAGEM NO BRASIL
MARTA VIEIRA DA SILVA


16h30min - ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO
MARTA VIEIRA DA SILVA





AUDITÓRIO BOSQUE DO ALEMÃO I

Coordenador: RICARDO CASTANHO MOREIRA


9h - ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE DIABÉTICO
GREGÓRIO NETO BATISTA DE SOUSA


9h30min - CONHECIMENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS DOS ENFERMEIROS INTENSIVISTAS ACERCA DA VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA
THIAGO ENGGLE DE ARAÚJO ALVES


10h - O USO DE LUVAS EM CENTRAIS DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO
LEONEL LUCAS SMITH DE MESQUITA


10h30min - PUBLICAÇÕES SOBRE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: UMA ANÁLISE DE CONTÉUDO
PRISCILLA DOS SANTOS JUNQUEIRA


11h - SÍNDROME DO DESCONFORTO RESPIRATÓRIO AGUDO COMO COMPLICAÇÃO DAS CIRURGIAS TORÁCICAS: ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM
RAIMUNDO DE ASSUNÇÃO SOUSA NETO


11h30min - TRATAMENTO DIALISADOR EM HIPERTENSOS: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS USUÁRIOS
FRANCIDALMA SOARES SOUSA CARVALHO FILHA





AUDITÓRIO BOSQUE DO ALEMÃO II

Coordenador: MARCIO ROBERTO PAES


13h - MORTALIDADE POR TRANSTORNOS MENTAIS E COMPORTAMENTAIS DEVIDO AO USO ABUSIVO DE ÁLCOOL NA REGIÃO SUDESTE
KATHARINA NICOLA PASCALE


13h30min - OS PROFISSIONAIS E SUAS ATIVIDADES NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NO RIO DE JANEIRO
ROSÂNE MELLO


14h - PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM, AMBIENTE DE TRABALHO E A SÍNDROME DE BURNOUT: PRODUÇÃO DO PERÍODO DE 2007-2010
ANA PAULA DA CUNHA


14h30min - SOBRECARGA GERADA PELO CONVÍVIO COM O PORTADOR DE ESQUIZOFRENIA - A ENFERMAGEM CONSTRUINDO O CUIDADO À FAMÍLIA
ROSÂNE MELLO


15h - CAUSAS EXTERNAS ENVOLVENDO IDOSOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA
JAYRA ADRIANNA DA SILVA SOUSA


15h30min - CUIDADO DO ENFERMEIRO AOS PORTADORES DE SÍNDROMES DEMENCIAIS: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
EMANUELLE MARQUES DE SOUZA


16h - EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM BALUARTE PARA A QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE
JOSÉ CARLOS GODOI


16h30min - ASSOCIAÇÃO DA INFERTILIDADE E HIDROSSALPINGE: IMPLICAÇÕES PARA O CUIDADO EM ENFERMAGEM
ALINE PRISCILA REGO DE CARVALHO


AUDITÓRIO BARIGUI II

Coordenadora: LEOMAR ALBINI


9h - CARACTERIZAÇÃO DE PROTOCOLOS DE PESQUISA APRECIADOS POR UM COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA
TATIANE HERREIRA TRIGUEIRO


9h30min - CÉLULAS TRONCO: IMPLICAÇÕES ÉTICAS
DRIELIE KATIUSCA BOTACIO


10h - CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
RUDVAL SOUZA DA SILVA


10h30min - INVASÃO DE PRIVACIDADE: UMA QUESTÃO ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
KETLEN FERREIRA DE BARROS


11h - OS CÓDIGOS DE ÉTICA DE ENFERMAGEM, MEDICINA E FISIOTERAPIA: A RELAÇÃO ENTRE OS DIREITOS E DEVERES
ISABEL MENDES GONÇALVES


11h30min - PLANTAS MEDICINAIS AVALIADAS EM MODELOS EXPERIMENTAIS DE TRANSTORNOS DE ANSIEDADE
FLÁVIA MAIELE PEDROZA TRAJANO





AUDITÓRIO BARIGUI II

Coordenadora: LUCIANA SCHLEDER GONÇALVES


13h - CLÍNICA MATERNAR: UMA VISÃO EMPREENDEDORA DA ENFERMAGEM E UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A VIDA
EDILASY BARBOSA MARIZ


13h30min - CONSULTORIA EM ENFERMAGEM: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
EDILASY BARBOSA MARIZ


14h - GESTÃO DA ATENÇÃO A SAÚDE DA MULHER SOB ANÁLISE SWOT E POR INICIATIVA DO TERCEIRO SETOR
TERESA CRISTINA FERREIRA DA SILVA


14h30min - A ENFERMAGEM E O TERCEIRO SETOR, UMA COMBINAÇÃO SEM FRONTEIRAS
KELLY CAVALETE CARDOSO


15h - ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DO AR INTERIOR EM UTI'S
GEISA DA SILVA CASTRO


15h30min - ATIVIDADE IN VITRO DE FOSFOLIPASES E PROTEINASES ÁCIDAS DE ISOLADOS CLÍNICOS DE CANDIDA ALBICANS
CARLOS EDUARDO PEREIRA PINHEIRO


16h - HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS: O IMPACTO DE ESTRATÉGIAS
LAÍS DUARTE DA SILVA ROSÁRIO


16h30min - MONITORAMENTO DO AR INTERIOR DE UTI'S ATRAVÉS DE ANÁLISE FÍSICA
FERNANDA PATRICE DE SOUZA ORLANDI DA SILVA







AUDITÓRIO BARREIRINHA

Coordenadora: KÁTIA RENATA ANTUNES KOCHLA

]
9h - CARACTERIZANDO OS ACIDENTES MOTOCICLÍSTICOS ATENDIDOS PELO SAMU: SUBSÍDIOS PARA AS ATIVIDADES PREVENTIVAS
CLAUDIO LUIS DE SOUZA SANTOS


9h30min - O ESTRESSE COMO RISCO PARA A QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
THIAGO ENGGLE DE ARAÚJO ALVES


10h - PROJETO ANJOS DA ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
CAROLINA BRAGA RIOS OSTERNE


10h30min - RELATO DE EXPERIÊNCIA: CRESCIMENTO ACADÊMICO MEDIADO POR UMA LIGA ACADÊMICA
JESSICA BERNARDES ALMEIDA BORGES DA SILVA


11h - TUTORIA E NIVELAMENTO COMO INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER EM ENFERMAGEM
RAFAEL ALVES PEREIRA


11h30min - VIVENCIANDO O CUIDADO DOMICILIAR NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
ANA PAULA HERMANN



AUDITÓRIO BARREIRINHA

Coordenadora: ANA PAULA HERMANN


13h - (RE) CONSTRUINDO ESPAÇOS PARA O PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE
MARIA DO SOCORRO LEITE GALVÃO



13h30min - A MEDIAÇÃO DO MONITOR DO PROGRAMA PROFICIÊNCIA COMO PRESTAÇÃO DE SERVIÇO AOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
VANESSA BAZIA PINTO


14h - A PEDAGOGIA VIVENCIAL HUMANESCENTE: UMA FERRAMENTA EMPREENDEDORA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
ADRIANA LEITE DA SILVA MELLO


14h30min - ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS
RUDVAL SOUZA DA SILVA


15h - INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: CONSTRUINDO A HABILIDADE DOCENTE TEÓRICO E PRÁTICA
LUCAS SANTANA SANTOS


15h30min - MANUAL EDUCATIVO SOBRE PREVENÇÃO DE ÚLCERA POR PRESSÃO PARA CUIDADORES: ESTUDO DE VALIDAÇÃO
CLEICE ROSANI AZEVEDO DOS REIS


16h - O CONTEXTO DAS CASAS DE APOIO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA
LUCAS SANTANA SANTOS


16h30min - PROGRAMA PROFICIÊNCIA - COFEN: OPERACIONALIZAÇÃO COMO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
THAMANY CRISTINE SOUSA


AUDITÓRIO IGUAÇU

Coordenadora: MÁRCIA ANÉSIA COELHO MARQUES DOS SANTOS


9h - CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE E CONTROLE SOCIAL: DIFICULDADES NA ATUAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DA BAHIA
LÉRIA LORENNAH CORDEIRO DE SOUZA MURICY


9h30min - CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE E CONTROLE SOCIAL: FACILIDADES PARA A ATUAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DA BAHIA
REMILSON NUNES FERREIRA JÚNIOR


10h - CRIANÇAS ATENDIDAS PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA E A OCORRÊNCIA DE ENTEROPARASITOS
LÍVIA MARIA MELLO VIANA


10h30min - EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA DE ENFERMAGEM FUNDAMENTAL NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF)
ANTONIO FERNANDES GARCIA NETO


11h - PROCESSO GERENCIAL DA SALA DE VACINAS DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS/MG
PATRICK LEONARDO NOGUEIRA DA SILVA


11h30min - PROJETO "ASSUMINDO A DIFICULDADE DE DEIXAR O AÇÚCAR, O SAL E A GORDURA": RELATO DE EXPERIÊNCIA
MARIA ENOIA DANTAS DA COSTA E SILVA







AUDITÓRIO IGUAÇU

Coordenadora: NEN NALÚ ALVES DAS MERCÊS


13h - NECESSIDADE DE OTIMIZAÇÃO NA QUALIDADE DA VISITA DOMICILIAR DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
MARIA DE JESUS MONTEIRO DA SILVA


13h30min - CENTRO DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR
KRISNAMURTI SANTOS DE FREITAS


14h - A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
ADRIANA LEITE DA SILVA MELLO


14h30min - A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DA SAÚDE DO HOMEM NA ESF
MARIA DE JESUS MONTEIRO DA SILVA


15h - ADEQUABILIDADE ESTRUTURAL DA SALA DE VACINAS DAS UNIDADES DE SAÚDE ACERCA DA ORGANIZAÇÃO DA REDE DE FRIOS
CAROLINA DOS REIS ALVES


15h30min - AVALIAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
FRANK JOSÉ SILVEIRA MIRANDA


16h - CÂNCER DE MAMA MASCULINO: A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO INSTRUMENTO DE PREVENÇÃO
HALLESSA DE FÁTIMA DA SILVA PIMENTEL



SESSÃO POSTER

AUDITÓRIO JARDIM BOTÂNICO

9/8/2011



Horário: 14h - 17h



Avaliadora: LEOMAR ALBINI


IN1: A EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E OFICINA SOBRE HANSENÍASE: RELATO DOS DISCENTES DE ENFERMAGEM NO PROJETO RONDON
YURI FERREIRA DOS SANTOS


IN2: A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO AO PACIENTE COM HANSENÍASE
CLARISSA GALVAO DA SILVA


IN3: A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE NO CUIDADO DA PESSOA COM HANSENÍASE
RAISA LOBATO CARVALHO


IN4: ACIDENTES COM MATERIAL PERFURO-CORTANTE ENVOLVENDO PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DA LITERATURA
LORENA ROCHA BATISTA CARVALHO


IN5: ACIDENTES COM PERFUROCORTANTES: UM RISCO DE CONTAMINAÇÃO BIOLÓGICA AOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
VALÉRIA PEREIRA DE MATTOS MORAIS


IN6: ADMINISTRAÇÃO DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR
MARIA MARTHA DE ARAÚJO MEIRELES LEITE


IN7: AIDS NA TERCEIRA IDADE
ANNE SIMONY POLO NORTE NOGUEIRA


IN8: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM CO-INFECÇÃO POR HIV/LEISHMANIOSE VISCERAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
CAMYLLA MOUTA DE ANDRADE


IN9: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PRESTADA A UM PACIENTE PORTADOR DE HANSENÍASE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
MARA JULIÊTA FERREIRA DE MELO


IN10: AVALIANDO A ATUALIZAÇÃO DA CARTEIRA DE VACINAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE DO HU DA UFPB
WALNIZIA KESSIA BATISTA OLEGÁRIO


IN11: CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA: ADESÃO DOS IDOSOS EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
LAYANE GABRIELY ALVES DA SILVA


IN12: COMBATE À INFECÇÃO HOSPITALAR: UM DEBATE EM SAÚDE A PARTIR DO PROJETO RONDON
RAYANE SILVA BRITO


IN13: CONHECIMENTO SOBRE A LAVAGEM DAS MÃOS EM CRECHES: CUIDADORES VAMOS LAVAR AS MÃOS?
LARISSA CRISTINA JACOVENCO ROSA DA SILVA


IN14: CONSULTA DE ENFERMAGEM AO PORTADOR DE HANSENÍASE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE
LARISSA CASTRO DE ARAÚJO


IN15: DEGERMAÇÃO DAS MÃOS REALIZADA NO AMBIENTE CIRÚRGICO: DESCONEXOS ENTRE TEORIA E PRÁTICA
JOSEANY FEITOSA DE LIMA


IN16: DESINFECÇÃO DE ALTO NÍVEL EM UM HOSPITAL DA ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO: UMA INTERVENÇÃO
THIAGO HENRIQUE LOPES E SILVA


IN17: DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: CARACTERIZAÇÃO DE ESTUDOS NO BRASIL NOS ANOS 2000-2009
CLARISSA COELHO VIEIRA GUIMARAES


IN18: ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO: PERFIL DO PACIENTE PORTADOR DO HIV/AIDS DA CIDADE DE PARNAÍBA-PI
KARINE DOS SANTOS SILVA


IN19: FATORES RELACIONADOS AO ABANDONO DO TRATAMENTO DE TUBERCULOSE
THAYSA GOIS TRINTA ABREU


IN20: HANSENIASE E INCAPACIDADE FÍSICA - EFEITOS PSICOSSOCIAIS
LEONEL LUCAS SMITH DE MESQUITA


IN21: HANSENÍASE: ONDE A EDUCAÇÃO EM SAÚDE FAZ A DIFERENÇA
JAQUELINE DE SOUZA PENNA


IN22: HANSENÍASE: PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE SOBRE A DOENÇA
ALLAN VICTOR ASSIS ELOY


IN23: INCENTIVANDO OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE A UTILIZAREM AS MEDIDAS DE PRECAUÇÃO EM ISOLAMENTO
ALESSANDRA BRITES CORREA


IN24: INCIDÊNCIA DA MENINGITE NO ESTADO DO MARANHÃO NOS ANOS DE 2007 A 2010
LUCIANA BATALHA SENA


IN25: INCIDÊNCIA DA NOVA PANDEMIA DO SÉCULO XXI: INFLUEZA H1N1 NO PERÍODO DE 2009
DÉBORA CRISTIANE PELLENZ


IN26: INCIDÊNCIA DE MENINGITE NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA: UM ESTUDO DE JANEIRO A JULHO DE 2009
LIDIA DALGALLO ZARPELLON


IN27: LEPTOSPIROSE: REGISTROS EPIDEMIOLÓGICOS NAS CIDADES DO RECIFE-PE E JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE (2003 - 2008)
BRUNA THALINE CAMPOS PALHA


IN28: MÉTODOS DE TRANSMISSÃO DE INFECÇÕES HOSPITALARES
JULIANE DO VALLE MEDEIROS


IN29: MÉTODOS DE TRANSMISSÃO E PREVENÇÃO DE INFECÇÕES HOSPITALARES
MILENA MACHADO AGOSTINI


IN30: MONITORAMENTO DE AÇÕES DE ACONSELHAMENTO E PREVENÇÃO ÀS DST/AIDS
MOIZIARA XAVIER BEZERRA


IN31: NOTIFICAÇÕES DOS CASOS DE TOXOPLASMOSE NO BRASIL E NO MARANHÃO NO PERÍODO DE 2001 A 2006
RÔMULO LUIZ NEVES BOGÉA





Avaliadora: ANA PAULA HERMANN


IN32: O CUIDADO DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA HANSENÍASE: UMA PESQUISA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DLANY KATARINY DA COSTA FROTA


IN33: O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO COMO FATOR PREDISPONENTE PARA INFECÇÕES HOSPITALARES
THAÍSE ALMEIDA GUIMARÃES


IN34: O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SAÚDE EM DIFERENTES TIPOS DE SERVIÇOS
RAFAELA GESSNER


IN35: OCORRÊNCIA DE COLONIZAÇÃO POR STREPTOCOCCUS AGALACTIAE EM GESTANTES, BANDEIRANTES-PR
ALINE BALANDIS COSTA


IN36: OS SIGNIFICADOS ATRIBUIDOS A AIDS E DST'S POR ADOLESCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
CINTHIA FILGUEIRA MACIEL MENDES


IN37: PERFIL DOS PACIENTES ACOMETIDOS POR DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS E SEUS AGRAVOS A SAÚDE PÚBLICA
JOICE DE MATOS CONSANI


IN38: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA-PI
DAVID BERNAR OLIVEIRA GUIMARÃES
IN39: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE MULHERES COM AIDS EM PERNAMBUCO (2005-2011): DESAFIANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS
RICHARDES DE SOUZA CAÚLA

IN40: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE RENAIS CRÔNICOS EM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO NO MUNICÍPIO DE PICOS-PI
GIBÉRCIA LOPES SOARES


IN41: PORTADORES DE HIV/AIDS: ASPECTOS ÉTICOS DO CUIDADO DE ENFERMAGEM
ANDRÉIA DE SOUSA DOMINGUES


IN42: PREVALÊNCIA DAS INFECÇÕES HOSPITALARES EM UM HOSPITAL UNIVERSITARIO DE MINAS GERAIS-BRASIL
GUSTAVO HENRIQUE SILVA


IN43: PREVALÊNCIA DE BACTEREMIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE UBERLÂNDIA
ELISÂNGELA LELLIS AMARAL


IN44: PREVALÊNCIA DE HANSENÍASE NO BRASIL
KELLY PORTELA SOUSA


IN45: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS À VULVOVAGINITES EM PACIENTES ATENDIDAS EM UM HOSPITAL ESCOLA DE TERESINA -PI
SAMARA SILVA DA FONSECA


IN46: PREVENÇÃO DA HEPATITE B ENTRE PROFISSIONAIS DA SAÚDE
ROSÁLIA SOARES ARAÚJO


IN47: PREVENÇÃO DE RISCOS AOS PACIENTES DA UNIDADE DO CENTRO CIRURGICO RELACIONADOS À INFECÇCÃO
MILENA ANDREIA NASCIEMENTO DOS SANTOS


IN48: PRINCIPAIS MICROORGANISMOS CAUSADORES DE INFECÇÃO HOSPITALAR: UMA REVISÃO DA LITERATURA
MARCELO DE MOURA CARVALHO


IN49: PRODUÇÃO DE PROTEINASES ÁCIDAS POR AMOSTRAS DE CANDIDA SPP DA MUCOSA ORAL DE PACIENTES COM AIDS
FABIANA BESERRA DO NASCIMENTO


IN50: PROFISSIONAIS DE SAÚDE: VAMOS LAVAR AS MÃOS?
NATACHA BOLORINO


IN51: PROPRIEDADES DE ADERÊNCIA DE ISOLADOS DE CANDIDA SPP PROVENIENTES DA CAVIDADE BUCAL DE PACIENTES COM AIDS
LAURA HELENA REIS FONTES


IN52: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM NOTIFICAR OS CASOS DE AIDS
MARIELI THOMAZINI PISKE


IN53: RISCO DE ACIDENTES COM MATERIAIS PERFUROCORTANTE ENTRE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DA LITERATURA
JULIANE DO VALLE MEDEIROS


IN54: RISCO PARA CÂNCER DE COLO UTERINO EM MULHERES COM AIDS
ANA DINA ARRUDA ALMINO


IN55: SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA (SIDA) E A RELAÇÃO COM A DESNUTRIÇÃO
RAYANNE KRISHNA DA SILVA FRANÇA


IN56: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO AMAZÔNIDA PORTADOR DE HIV E CO-INFECÇÕES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
JULIA HILDA LISBOA VASCONCELOS


IN57: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM AO CLIENTE ACOMETIDO POR LEISHMANIOSE VISCERAL: UM RELATO DE CASO
LORENA PENA DOS SANTOS


IN58: SITUAÇÃO DA TUBERCULOSE PULMONAR NO MUNICÍPIO DE SANTOS: TAXA DE CURA EM 2009
YSABELY DE AGUIAR PONTES PAMPLONA


IN59: SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA MALÁRIA NO ESTADO DE SÃO PAULO
FATIMA APARECIDA FERREIRA TEIXEIRA DE CARVALHO


IN60: SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DAS MENINGITES NOTIFICADAS EM ITABUNA/BA NO PERÍODO DE 2007-2009
TAINAN CARNEIRO SANTOS


IN61: TAXA DE CURA DA TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO DE SANTOS ENTRE 2005 À 2009
CRISTIANE SANTIAGO NATARIO BRANCO


IN62: UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL: TÉCNICAS EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA FACULDADE NOVAFAPI
JULIANA OLIVEIRA SOUSA E MENDES


IN63: VULNERABILIDADE A INFECÇÃO POR DST/AIDS EM MULHERES QUE SE RELACIONAM COM MULHERES NO BRASIL
EDSON MENDES CRUZ MELO



Avaliadora: MARIA LÚCIA RAIMONDO





MC1: A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM NO PROCESSO MORTE E MORRER JUNTO AOS PACIENTES ONCOLÓGICOS
NEYLANY RAQUEL FERREIRA DA SILVA


MC2: A ENFERMAGEM NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL DE DOENTES RENAIS CRÔNICOS EM INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA
ANA PAULA MODESTO


MC3: A EVOLUÇÃO DO CURATIVO: DA ANTIGUIDADE ATÉ OS DIAS ATUAIS
LARISSA NASCIMENTO CALÁBRIA


MC4: A IMPORTÂNCIA DA VISITA PRÉ-OPERATÓRIA DE ENFERMAGEM NA VISÃO DE ENFERMEIROS E PACIENTES
LARISSA PAULA SANTOS


MC5: A IMPORTÂNCIA DO PESQUISADOR PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DE PORTADORES DE PARAPLEGIA
JANAINA VALL


MC6: A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UM PACIENTE COM CALAZAR: BASEADO EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
BRUNA EMANUELLE DOS SANTOS SANCHES


MC7: A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NA VISÃO DOS ENFERMEIROS
ROSANE DA SILVA SANTANA


MC8: ACIDENTES DE TRANSPORTE: VÍTIMAS ADMITIDAS EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIA DE SERGIPE/BRASIL
MARIA ISLEIDE SOARES SOARES MORAES


MC9: ADESÃO AO TRATAMENTO ANTI-HIPERTENSIVO: AÇÕES DA ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
FRANCISCA ELIZABETE DE MACEDO CHAVES CAVALCANTE


MC10: ANALISANDO A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ASPIRAÇÃO DE SECREÇÕES EM PACIENTE SOB VENTILAÇÃO MECÂNICA
HOSANA MIRELLE GOES SILVA COSTA


MC11: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE ENFERMAGEM ACERCA DO MANEJO DA DOR NO RECÉM NASCIDO
CLARISSA COELHO VIEIRA GUIMARÃES


MC12: ANÁLISE DOS ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DO TRAUMATISMO CRÂNIO-ENCEFÁLICO EM MOSSORÓ/RN
HOSANA MIRELLE GOES SILVA COSTA


MC13: APRESENTANDO O RACIOCÍNIO CLÍNICO NA ELABORAÇÃO DE UM PLANO ASSISTENCIAL PARA UMA PESSOA COM HAS E DPOC
RAFAEL RODRIGUES MARTINS


MC14: ASMA BRÔNQUICA SOB OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM
CAMILA ABRANTES CORDEIRO


MC15: ASPECTOS ÉTICOS NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM ÚLCERA POR PRESSÃO
TAYANE CRISTINA ARAUJO PEREIRA


MC16: ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COM CETOACIDOSE DIABÉTICA
IVAN SILVA DE ALCÂNTARA


MC17: ASSISTÊNCIA CURATIVISTA NO TRATAMENTO DE QUEIMADURAS: REVISÃO DE LITERATURA
EDER RODRIGUES NAZÁRIO


MC18: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGAM AO PACIENTE VÍTIMA DE QUEIMADURAS
RANIERY CORREIA CABRAL


MC19: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO CLIENTE EM PÓS-OPERATÓRIO DE LAPAROTOMIA EXPLORATÓRIA E GASTRORRAFIA
CASSANDRA CRISSI DA SILVA MONTEIRO


MC20: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES COM TROMBOSE VENOSA PROFUNDA
AMANDA SANTOS ARAÚJO


MC21: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UMA PACIENTE PORTADORA DE DIABETES MELLITUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
MARA JULIÊTA FERREIRA DE MELO


MC22: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UMA PACIENTE SUBMETIDA À CIRURGIA DE REFLUXO GASTROESOFÁGICO E HÉRNIA DE HIATO
CLARISSA GALVAO DA SILVA


MC23: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM INTOXICAÇÃO EXÓGENA
RANIERY CORREIA CABRAL


MC24: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE DIABÉTICO COM ERISIPELA
CHARLIENE OLIVEIRA SILVA


MC25: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AOS PACIENTES EM HEMODIÁLISE
ANTONIA RODRIGUES DE ARAÚJO


MC26: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM COM ENFOQUE A PACIENTES COM TRAUMA RAQUIMEDULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
CASSANDRA CRISSI DA SILVA MONTEIRO


MC27: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PACIENTES NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA CÁRDIACA
RAFAEL ALVES CLEMENTINO


MC28: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PACIENTES SUBMETIDOS À HEMODIÁLISE: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
WENYSSON NOLETO DOS SANTOS


MC29: ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO: UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ADRIANA MARIA ROCHA BRAZ DO CARMO


MC30: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO
MARCIETE COSTA BRAGA



MC31: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PÓS-OPERATÓRIO DE PROSTATECTOMIA: UMA REVISÃO LITERÁRIA
EMELY PONTES DA COSTA


MC32: ATELECTASIA NO INTRA E PÓS-OPERATÓRIO
LARISSA PAULA SANTOS


MC33: ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO TRATAMENTO DE MEDIASTINITE PÓS-CIRURGIAS TORÁCICAS
KELLY PORTELA SOUSA





Avaliadora: MARIA ISABEL RAIMONDO FERRAZ

MC34: ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO E EQUIPE DE ENFERMAGEM FRENTE À PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA EM ADULTOS: UMA REVISÃO BIBLI
OLVANI MARTINS DA SILVA


MC35: ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA: A PRÁTICA NA LITERATURA
JOICE APARECIDA DE MORAIS


MC36: ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA AO PACIENTE COM INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO
ANA RAQUEL SOUSA ARAÚJO


MC37: ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO CONTROLE DO DIABETES MELLITUS: ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
JUANNA VAZ DA COSTA


MC38: CAMINHONEIROS DE ROTA LONGA: UM ESTUDO DO PERFIL GLICÊMICO
DORALICE RODRIGUES COSTA LOPES


MC39: CARACTERIZAÇÃO DOS PACIENTES PORTADORES DE CARDIOPATIA ISQUÊMICA ATENDIDOS NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO
ELLEN CRYSTIAN SILVESTRE GARCIA


MC40: CIRROSE HEPÁTICA: UM ESTUDO DA PATOGENIA
PRISCILA FONTENELE BRITO


MC41: COMPLICAÇÕES E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM AO PACIENTE SUBMETIDO À CISTOLITOTOMIA
RÔMULO LUIZ NEVES BOGÉA


MC42: CONDUTAS DE ENFERMAGEM PARA O ALÍVIO E AVALIAÇÃO DA DOR NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS CARDÍACAS
JÚLIA FERREIRA DE JULIÃO E SILVA


MC43: CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE HEMOTERAPIA E SEGURANÇA TRANSFUSIONAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA
BRUNO RAPHAEL BASTOS COELHO


MC44: CONHECIMENTO SOBRE ÚLCERA POR PRESSÃO EM PACIENTES COM LESÃO MEDULAR: UM ESTUDO DE ENFERMAGEM
JAIRO EDIELSON RODRIGUES BARBOSA DE SOUSA


MC45: CONTRIBUIÇÃO DA ENFERMAGEM PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE HIPERTENSOS: ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
JÉSSICA CAMYLLA DOS SANTOS CARNEIRO


MC46: CRISE HIPERTENSIVA: ASPECTOS CLÍNICOS E TERAPÊUTICOS
KARINE DOS SANTOS SILVA


MC47: CUIDADOS DE ENFERMAGEM A CRIANÇA PORTADORA DE SINDROME NEFRÓTICA CORTICORRESISTENTE
LUZIANA NARA ALVES DO NASCIMENTO


MC48: CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO DRENO TORÁCICO EM PÓS OPERATÓRIO DE DERRAME PLEURAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
THIEGO RAMON SOARES


MC49: CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES DA DIABETES MELLITUS
PATRICIA MARIA SOUZA DE BRITO


MC50: CUIDADOS DE ENFERMAGEM PARA O PÉ DIABÉTICO - UMA REVISÃO
QUEILA DE OLIVEIRA TOMAZ


MC51: DELIRIUM EM UTI: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
ELISÂNGELA LELLIS AMARAL


MC52: DIABETES MELLITUS E O PAPEL ASSISTENCIAL DA ENFERMAGEM: REVISÃO DE LITERATURA
DANIELA SILVA BARBOSA


MC53: DOENÇA DE ALZHEIMER EM PACIENTE INSTITUCIONALIZADO: RELATO DE CASO
DILMA MARIA DA SILVA


MC54: DOENÇAS CARDIOVASCULARES E A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM
DANIELLE SOARES SILVA


MC55: DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRATÁVEIS E DOENÇAS INFECCIOSAS: NÍVEL DE ACOMPANHAMENTO NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA/MG
ISABELLA RODRIGUES


MC56: EFETIVIDADE DA ESCALA DE BRADEN PARA PREVENÇÃO DE ÚLCERA POR PRESSÃO BASEADO EM EVIDÊNCIAS
MARÍLIA MACHADO MATOS


MC57: ENFERMEIROS EMERGENCISTAS NO ATENDIMENTO AO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO
GILVAN SOUZA SANTANA


MC58: ENFRENTAMENTO DAS SEQUELAS NEUROLÓGICAS E DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES REMANESCENTES NA PERCEPÇÃO DO CLIENTE
ELCIANE APARECIDA CORDEIRO DA SILVA


MC59: EVIDÊNCIAS EM ÚLCERA POR PRESSÃO E QUEIMADURAS PARA A PRÁXIS DE ENFERMAGEM
JAIRO EDIELSON RODRIGUES BARBOSA DE SOUSA


MC60: FATORES CONTRIBUINTES À ADESÃO AO TRATAMENTO ANTIHIPERTENSIVO: AÇÕES EDUCATIVAS DE ENFERMAGEM
TATIANA REBOUÇAS MOREIRA



MC61: FATORES DE RISCOS PARA MORTE ENCEFÁLICA
BARBARA MUNIQUE SILVA MOREIRA


MC62: FATORES PREDISPONENTES PARA AMPUTAÇÃO DE EXTREMIDADES INFERIORES EM PACIENTES DIABÉTICOS-UMA REVISÃO
LUCIANA DE SOUSA DA COSTA


MC63: HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: EDUCAÇÃO Ä SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE CONTROLE
LORENA ALVES CELES





Avaliadora: MÁRCIA DANIELE SEIMA

MC64: HUMANIZAÇÃO DE ENFERMAGEM AO PACIENTE EM CUIDADOS INTENSIVOS: UM ESTUDO À LUZ DA LITERATURA
SELY COSTA DE SANTANA


MC65: IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NEUROLÓGICA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
HUGO FERNANDO PINHEIRO


MC66: IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE TERAPIA NUTRICIONAL NO CUIDADO AO PACIENTE COM DESEQUILÍBRIO
LUCIANA RODRIGUES VASCONCELOS


MC67: INCIDÊNCIA E PERFIL DOS PACIENTES PORTADORES DE ÚLCERA POR PRESSÃO: EVIDÊNCIAS NA LITERATURA 2004- 2009
THALYTA MARIANY REGO LOPES


MC68: INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA DE ÚLCERAS POR PRESSÃO EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE FORTALEZA
FRANCISCA VEUCICLE RABELO


MC69: INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE ENFERMAGEM, BRASIL, 1999-2009
CAROLINA MARANHÃO MARQUES LACERDA


MC70: INFECÇÃO URINÁRIA NO PERÍODO GESTACIONAL: UMA REVISÃO DE BIBLIOGRÁFICA
YULLIA ABREU VIANA


MC71: INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NO PROCESSO FISIOPATOLÓGICO DA ANEMIA FALCIFORME
ANNA PAULA MEDEIROS SOUZA


MC72: INTERVENÇÕES DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA ANEMIA FERROPRIVA EM GESTANTES E MULHERES FÉRTEIS
THAYANA ROSE DE ARAÚJO DANTAS


MC73: LESÕES OCULTAS PROVOCADAS PELO MECANISCO DO TRAUMA EM UMA COLISÃO AUTOMOBILÍSTICA
FRANCISCA ELIZABETE DE MACEDO CHAVES CAVALCANTE


MC74: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO: A ENFERMAGEM BASEADA EM EVIDENCIAS DO PÉ DIABÉTICO
IANNY RAQUEL DANTAS NASCIMENTO


MC75: MEMBRO EFETIVO DA LIGA DE ENFERMAGEM EM NEUROLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA:RELATO DE EXPERIÊNCIA
VANESSA COTIAN OLIVEIRA


MC76: MORBIDADE EM PACIENTES PORTADORES DE PÉ DIABÉTICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
THIAGO HENRIQUE LOPES E SILVA


MC77: NUTRIÇÃO E SAÚDE: A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES DE ENFERMAGEM
ELAINE DE OLIVEIRA MATAS


MC78: O AMBIENTE COMO FATOR DE RISCO PARA CLIENTES EM PÓS-OPERATÓRIO:IMPLICAÇÕES PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM
AMANDA NUNES OLIVEIRA


MC79: O BANHO DO CLIENTE EM ESTADO CRÍTICO E SUAS REPERCUSSÕES HEMODINÂMICAS: COMPREENDENDO PARA PREVENIR
CLEIVISON JOSÉ BARBOSA DA SILVA


MC80: O CONHECIMENTO DE UM GRUPO DE PACIENTES SOBRE MEDICAMENTOS DIGITÁLICOS POR ELES UTILIZADOS
NAYARA FIGUEIREDO VIEIRA


MC81: O ENFERMEIRO FRENTE AO PACIENTE PORTADOR DE CANCER DE PANCREAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
TATIANA SANTOS DOS SANTOS


MC82: O PAPEL DA ENFERMAGEM NA RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP)
ALEXANDRE LEONARD CRUZ DA COSTA


MC83: O PAPEL DA ENFERMAGEM NOS CUIDADOS PALIATIVOS
CAMILA SANTOS PEREIRA


MC84: O PERFIL DO CLIENTE COM ESTOMA FRENTE À MUDANÇA CORPORAL E SOCIAL
DANIELA APARECIDA DE ALMEIDA RIBEIRO


MC85: OCORRÊNCIA DE ÚLCERAS POR PRESSÃO EM PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE FORTALEZA-CE
FRANCISCA VEUCICLE RABELO


MC86: OLHAR CLÍNICO DA ENFERMAGEM AO PACIENTE CARDIOPATA
DAIANE APARECIDA ZANAQUI


MC87: ORIENTAÇÃO PARA ACOMPANHANTES DE PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
VIVIANE MASSUMI ANO


MC88: PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DE VÍTIMAS DE ANIMAIS PEÇONHENTOS ATENDIDOS NO P.S E A ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM
RAÍSSA PAFUME DIAS


MC89: PERFIL DA VÍTIMA DE TRAUMA ATENDIDA PELO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA - SAMU 192
EMANUELA CARDOSO DA SILVA


MC90: PREVALÊNCIA DE ÚLCERA POR PRESSÃO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
EDIANNE SILVIA LUSTOSA CÉSAR



MC91: PREVENÇÃO DE ÚLCERA POR PRESSÃO EM HOSPITALIZADOS: ASPECTOS ÉTICOS DA ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM
MAYARA KALINE FREITAS BARBOSA


MC92: PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES IDENTIFICADAS NO PÓS-OPERATÓRIO DE PACIENTES SUBMETIDOS A TRANSPLANTE RENAL
LARISSA MARQUES LANDIM


MC93: PROBLEMAS DE ENFERMAGEM NO TRANSPLANTE HEPÁTICO
MARIANA OLIVEIRA DE ALENCAR RAMALHO





Avaliadora: TATIANE MICHEL

MC94: PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE CONDUTAS TERAPÊUTICAS NO CUIDADO A PESSOA COM ÚLCERA VENOSA: REVISÃO DE LITERATURA
MILENY SOUZA ONOFRE


MC95: QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM OBESIDADE MÓRBIDA SUBMETIDO AO TRATAMENTO CIRÚRGICO
ELIDIANE DA SILVA MOURA


MC96: RELATO DE CASO: ABSCESSO PÉLVICO EM CLIENTE DE CLÍNICA CIRÚRGICA
NATHÁLIA DE OLIVEIRA FÉLIX


MC97: RELATO DE EXPERIÊNCIA DIANTE DE UM PACIENTE DIAGNOSTICADO COM CÂNCER DE PÊNIS E SUBMETIDO A PENECTOMIA PARCIAL
PRISCILA DOS SANTOS FERRO


MC98: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS INTEGRANTES DO PROJETO VIVA BEM COM UM ESTOMA: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
DANIELA APARECIDA DE ALMEIDA RIBEIRO


MC99: RELEVÂNCIA DO CUIDADO HUMANIZADO FRENTE AO CUIDADO A PACIENTES EM TERAPIA INTENSIVA
AÉDLA SAMARA NOBREGA MARTINS


MC100: REUTILIZAÇÃO DE SERINGAS DESCARTÁVEIS NA APLICAÇÃO DE INSULINA NO DOMICÍLIO
DANIELLE CARDOSO DE MACEDO


MC101: SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: PASSAGEM DE PLANTÃO DE ENFERMEIROS REALIZADA AO LADO DO LEITO
CAMILA SEVERI ZANONI


MC102: SIGNIFICADO DA FERIDA PARA PORTADORES DE ÚLCERAS CRÔNICAS
NAYARA FIGUEIREDO VIEIRA


MC103: SÍNDROME DE GUILLAIN BARRÉ ATÍPICA VARIANTE MILLER FISCHER
ALINE BALANDIS COSTA


MC104: SISTEMA DE VIGILÂNCIA DE VIOLÊNCIA E ACIDENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
MARCELLE TEIXEIRA OLIVEIRA


MC105: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PORTADOR DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA
JACQUELINE AVIZ MARQUES


MC106: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PACIENTE PORTADOR DE ARTRITE SÉPTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
JACQUELINE AVIZ MARQUES


MC107: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PÓS-OPERATÓRIO DE IDOSO SUBMETIDO À CIRURGIA UROLÓGICA
MARIA ALBERMÁRIA VERAS SIQUEIRA


MC108: TECNOLOGIA E HUMANIZAÇÃO NO CENTRO CIRÚRGICO
ANA CLÁUDIA DE AZEVEDO CHAVÃO


MC109: TEORIA DE OREM APLICADA AO CONHECIMENTO DO PACIENTE HIPERTENSO SOBRE TRATAMENTO E DOENÇA
CAROLINA MARANHÃO MARQUES LACERDA


MC110: TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS NO BRASIL: ÉTICA E LEGISLAÇÃO
KELLY MESSIAS MARTINS


MC111: TRAQUEOSTOMIA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
EDWIGES ITA LEITE DE MIRANDA


MC112: TRATAMENTO DE FERIDAS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE 1990 A 2010
NEYLANY RAQUEL FERREIRA DA SILVA


MC113: TRAUMATISMO NA MEDULA ESPINHAL: IDENTIFICANDO AS NECESSIDADES DO CLIENTE
GIOVANA CÓPIO VIEIRA


MC114: TRAUMATISMO TORÁCICO: UMA REVISÃO ATUAL
RAFAELA CLEMENS DE SOUZA LEÃO BORGES


MC115: UM ESTUDO SOBRE A TERAPÊUTICA CLÍNICA APLICADA NA PANCREATITE
BRUNA FONTENELE DE OLIVEIRA


MC116: USO TERAPÊUTICO DISCRIMINADO DO ALGINATO DE CÁLCIO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
CAROLINE SARAIVA FARIAS


MC117: UTILIZAÇÃO DE CURATIVOS COM HIDROCOLÓIDE - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
MARA JÚLIA ANDRADE MONTEIRO


MC118: VIVÊNCIA DA PRÁTICA CIRURGICA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO TRIANGULO MINEIRO - RELATO DE EXPERIÊNCIA
MARIANA BARRA FRANCO



APH1: A CAPACITAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO A SAÚDE: UMA CONTRIBUIÇÃO DA ENFERMAGEM
GILDEMBERTON RODRIGUES DE OLIVEIRA


APH2: ASSISTÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR E HOSPITALAR ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL: UMA REVISÃO LITERÁRIA
DANIELE LIMA DOS ANJOS


APH3: ATENDIMENTO AS VÍTIMAS DE ACIDENTE DE TRÂNSITO
ROSANA AMORA ASCARI


APH4: CARACTERIZAÇÃO DA DEMANDA DE ATENDIMENTO NO SERVIÇO MÓVEL DE URGÊNCIA NOS MUNICÍPIOS DO NORTE DO PIAUI EM 2009
WERUSCHKA ARAUJO GALAS


APH5: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS OCORRÊNCIAS ATENDIDAS PELO SAMU 192 NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA-PI, NO ANO DE 2010
MOYSÉS DE OLIVEIRA LOPES


APH6: PREVALÊNCIA DO ATENDIMENTO DE TRAUMA PELO SAMU - PICOS - PI E SUAS CAUSAS SOCIAIS
ISABEL MARIA LUZ E FONTES





Avaliadora: ANICE DE FÁTIMA AHMAD BALDUINO

SAE1: A CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PROGRAMA HIPERDIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DIRCILANE REZENDE DA COSTA


SAE2: A ENFERMAGEM JUNTO AO PACIENTE ONCOLÓGICO
LEANDRO CAVALCANTE DE SOUSA


SAE3: A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DOS CONHECIMENTOS TEÓRICOS NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
ANDRESSA RODRIGUES TRINDADE


SAE4: A IMPORTÂNCIA DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA NA ROTINA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
SAMYLLA MAIRA COSTA SIQUEIRA


SAE5: AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS CONSULTAS DE ENFERMAGEM COM PACIENTES HANSÊNICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
CINTIA YOLETTE URBANO PAUXIS ABEN-ATHAR


SAE6: APLICAÇÃO DAS CLASSIFICAÇÕES DE ENFERMAGEM PARA UMA PESSOA HOSPITALIZADA
CAROLINE VIEIRA FIGUEIREDO


SAE7: APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NO AMBIENTE AMBULATORIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA SALA DE VACINA
KATIA SILENE OLIVEIRA E SILVA


SAE8: AS CLASSIFICAÇÕES NANDA-I, NIC E NOC NA ASSISTÊNCIA A PESSOA PORTADORA DE DIABETES E HIPERTENSÃO ARTERIAL
ROBERTA DE PAIVA SILVA


SAE9: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE ADULTO NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA
FRANCISCA JANE GOMES DE OLIVEIRA


SAE10: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE VÍTIMA DE EMPALAMENTO RETAL + ABDÔMEN AGUDO: UM RELATO DE EXPERIENCIA
RENATA MACIEL ANDRADE


SAE11: ATUAÇÃO DE ENFERMAGEM NO PÓS-OPERATÓRIO TARDIO AO PACIENTE SUBMETIDO À MAMOPLASTIA REDUTORA NÃO ESTÉTICA
JOSEANE MICHELE BARBOZA DE JESUS SILVA


SAE12: DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
MILENY SOUZA ONOFRE


SAE13: ENFERMAGEM E SEU PROCESSO A UMA CLIENTE EM TRABALHO DE PARTO - TRÊS LAGOAS 2011
DANIELI NORONHA MARTINS


SAE14: ENFERMAGEM NA ASSITÊNCIA AO PORTADOR DE LESÕES CUTÂNEAS: IDENTIFICANDO OBSTÁCULOS PARA O ÊXITO NO TRATAMENTO
GIOVANA CÓPIO VIEIRA


SAE15: ESTUDO CLÍNICO DE UM INDIVÍDUO ACOMETIDO POR INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO USANDO A NANDA I, NIC E NOC
TARCILA CRISTINA RODRIGUES CANDIDO


SAE16: ESTUDO CLÍNICO DE UM PACIENTE HOSPITALIZADO POR INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO, UTILIZANDO AS CLASSIFICAÇÕES NANDA
THIAGO DONIZETE REIS


SAE17: ESTUDO DE CASO DE UM CLIENTE HOSPITALIZADO POR CA DE PRÓSTATA, EMPREGADO AS CLASSIFICAÇÕES NANDA-I, NIC E NOC
MABELI RIBEIRO DA MATA


SAE18: IMPACTO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UM PACIENTE VÍTIMA DE TCE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
GUILHERME SANTOS RAMOS


SAE19: IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO E DO USO DOS DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DA LITERATURA
EDITE ALVES FARIAS


SAE20: INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM À CRIANÇA PORTADORA DE DRENAGEM ANÔMALA TOTAL DE VEIAS PULMONARES
HELLANA CRISTINA BARROS FREIRE SILVA


SAE21: O ENFERMEIRO NA APLICAÇÃO DA SAE AOS PORTADORES DE LINFOMA DE HODGKIN: RELATO DE EXPERIÊNCIA
TATIANA SANTOS DOS SANTOS


SAE22: PLANO ASSISTENCIAL PARA UM PORTADOR DE LINFOMA HODGKIN FUNDAMENTADO NAS CLASSIFICAÇÕES DE ENFERMAGEM
CYNTHYA VIANA DE RESENDE


SAE23: PLANO ASSISTENCIAL PARA UMA PESSOA COM HIPERTENSÃO ARTERIAL, DIABETES MELLITUS E INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA
BIANCA MARIA OLIVEIRA LUVISARO


SAE24: PROCESSO DE AMPLIAÇÃO INSTITUICIONAL: O SURGIR DE UMA COMISSÃO DE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM
JULIANA VICENTE DE OLIVEIRA


SAE25: PROCESSO DE ENFERMAGEM: CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO HISTÓRICO DE ENFERMAGEM EM SERVIÇO HOSPITALAR
JULIANA VICENTE DE OLIVEIRA


SAE26: RISCO DE INFECÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM REAL EM UM HOSPITAL DA REDE PÚBLICA
EDINÉA MARIA BORGES MAIA


SAE27: SENSIBILIDADE, ESPECIFICIDADE E VALOR PREDITIVO DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM RISCO DE QUEDAS NA PESSOA IDOSA
LILLIAN CURCIO LOURENÇO


SAE28: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À MULHER COM CÂNCER DE COLO UTERINO: REVISÃO DE LITERATURA
ANNE CAROLINE SAMPAIO SOARES


SAE29: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES ACOMETIDOS POR VARICOCELE
GÉSSKA DE OLIVEIRA MACEDO COSTA


SAE30: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE PORTADOR DE MENINGOENCEFALITE TUBERCULOSA
BRUNO SARKIS DE OLIVEIRA


SAE31: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE TRAQUESTOMIZADO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DAVID BRANDÃO DA SILVA


SAE32: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA UMA PESSOA IDOSA COM DIABETES MELLITUS E INSUFICIÊNCIA RENAL
VALÉRIA HELENA SALGADO SOUZA


SAE33: SISTEMATIZAÇÃO DE ENFERMAGEM PRÉ-OPERATÓRIA AO PACIENTE DE NEUROCIRURGIA: UM ESTUDO DE CASO
NATTASHA OTERO FERNANDES


SAE34: SISTEMATIZAÇÃO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM APLICADO AO PACIENTE NO PÓS-OPERATÓRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
FABIANA ROCHA DE MEIRA


SAE35: SISTEMATIZAÇÃO E CUIDADOS PALIATIVOS DE ENFERMAGEM AO AMAZÔNIDA PORTADOR DE CÂNCER GÁSTRICO E DE CÓLON
JULIA HILDA LISBOA VASCONCELOS


IND1: MALÁRIA EM POPULAÇÕES INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS NA AMAZÔNIA OCIDENTAL BRASILEIRA: UM ESTUDO COMPARATIVO
ELLEN CRISTINA TAVEIRA DE SOUZA







Avaliadora: MARILUCI HAUTSCH WILLIG

AP1: A ENFERMAGEM NA GESTÃO DO TERCEIRO SETOR
MARIA DA CRUZ MENDES DE MOURA


AP2: A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR COMO ARTICULADOR DE ESTRATÉGIAS DE "ENSINAGEM"
JANAINA VALL


AP3: A INSERÇÃO DE ENFERMEIRAS NAS FORÇAS ARMADAS DO BRASIL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DEYLA MOURA RAMOS


AP4: A INTERFERÊNCIA DO TRABALHO NOTURNO NO COTIDIANO DO ENFERMEIRO: REVISÃO DE LITERATURA
HELCIANYA MARIA MARTINS NOGUEIRA


AP5: A PERSPECTIVA DO TERCEIRO SETOR NA ENFERMAGEM
NATHAN ARATANI


AP6: A RELAÇÃO DE GÊNERO NA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
MOYSÉS DE OLIVEIRA LOPES


AP7: A RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM NO DISTRITO FEDERAL E A INSERÇÃO DOS EGRESSOS NO MERCADO DE TRABALHO
ANDRE RICARDO MAIA DA COSTA DE FARO


AP8: ANÁLISE DA EXPOSIÇÃO DOS RISCOS VIVENCIADOS PELOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DAS CME´S DE PETROLINA-PE
AFFONSE HENRIQUE COELHO COTTING


AP9: ANOTAÇÃO DE ENFERMAGEM: COMO TEM SIDO ABORDADA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
CAMILA MARIA BUSO WEILLER VIOTTO


AP10: ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: O QUE ANOTAR?
ANDREÍNA PEREIRA ALVES


AP11: AVALIAÇÃO DE ERROS DE MEDICAÇÃO:UM ESTUDO DE CASO EM PROFISSIONAIS DE UM HOSPITAL NO NORDESTE BRASILEIRO
IVANISE FREITAS DA SILVA


AP12: AVALIAÇÃO DO ENCONTRO DO COREN-CE E OS RESPONSÁVEIS TÉCNICOS REALIZADO EM FORTALEZA-CE NO ANO DE 2011
MÉRCIA MARQUES JUCÁ


AP13: CRIAÇÃO DO WEB SITE EM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM
BRENDA DO AMARAL ALMEIDA


AP14: DEFICIÊNCIAS DE ALOCAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE BRASILEIRO
LEONARDO OLIVEIRA ALVES DE CASTRO


AP15: DESDOBRAMENTOS SOCIAIS DA BIOÉTICA EM ENFERMAGEM
DANIELA LURI MAEDA VITOR


AP16: DIREITO À SAÚDE: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
LUANA GUIMARÃES BRAGA


AP17: DISCUSSÃO DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA A PARTIR DA ANÁLISE DA OBRA "MENINO DE ENGENHO"
DARLENNE CHIANCA DE MOURA


AP18: ENFERMAGEM E SEGURANÇA DO PACIENTE: O QUE DIZ A LITERATURA
ISABELA SPADA BOSSOLAN


AP19: EPI : DA OBRIGAÇÃO PRIVADA À CONSCIÊNCIA PÚBLICA
EDILSON VASCONCELOS DE ALMEIDA


AP20: FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
GABRIELLA AZEVEDO DA SILVA


AP21: HÉRNIA DE DISCO EM UM BATALHÃO DE MILÍCIAS
GILVAN SOUZA SANTANA


AP22: IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DOS CONSELHOS DE SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
JÉSSIKA BARROS DANTAS


AP23: INOVAÇÃO EM ENFERMAGEM: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
NAYRA MICHELLE ANJOS AMORIM


AP24: INTERAÇÃO PROFISSIONAL-USUÁRIO: VÍNCULO COMO FACILITADOR DAS AÇÕES EM SAÚDE
NAYRA MICHELLE ANJOS AMORIM


AP25: LEGISLAÇÃO NA ENFERMAGEM: QUESTÃO DE ESPAÇO OU DE DIREITO?
FERNANDA DA PENHA REAMES GOMES


AP26: O CUIDADO HUMANIZADO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE TRABALHO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
HEVILA RAMALHO SARAIVA ARAÚJO


AP27: O EMPREENDEDORISMO E A SOCIABILIDADE NEOLIBERAL
SANDRA SILVA DE OLIVEIRA


AP28: O PERFIL DOS EGRESSOS DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM NO DISTRITO FEDERAL
ANDRE RICARDO MAIA DA COSTA DE FARO


AP29: O QUE MUDA NO DECORRER DA CARREIRA PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO COM RELAÇÃO À HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA
IZABELA GAMA DE LIMA OLIVEIRA


AP30: PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM FRENTE À ASSISTÊNCIA HUMANIZADA VOLTADA AO AMBIENTE HOSPITALAR
ÂNGELA CÁTIA FERREIRA


AP31: PROJETO CENTRO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM: AÇÕES QUE INTEGRAM A ASSISTÊNCIA, O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO
RAFAELA GESSNER


AP32: QUALIDADE DE VIDA DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM: DESAFIO NO CONTEXTO SOCIAL
MARLI DOS SANTOS ROSA MORETTI


AP33: RELAÇÃO TERAPÊUTICA ENTRE A ENFERMAGEM E O PACIENTE
ROSANE RODRIGUES LIMA


AP34: RESPONSABILIDADE DO ENFERMEIRO NA NOTIFICAÇÃO DE CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
ARGEMILLE BASTOS LIMA


AP35: REVISÃO LITERÁRIA ACERCA DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM: UM IMPORTANTE ASPECTO ÉTICO - LEGAL PARA A PROFISSÃO
MAYENNE OLIVEIRA COSTA


AP36: SEGURANÇA DO PACIENTE: A PRÁTICA EDUCATIVA DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS EM SERVIÇO DE SAÚDE
CAMILA DE SOUZA FERNANDES


AP37: SINTOMAS ASMÁTICOS EM ESCOLARES
ROSANA DOS SANTOS COSTA


AP38: SUPERLOTAÇÃO NO HOSPITAL PÚBLICO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE NATAL/RN: DESAFIOS PARA A EQUIPE DE ENFERMAGEM
RENATA DUÓ DE OLIVEIRA



SESSÃO PÔSTER



AUDITÓRIO JARDIM BOTÂNICO



10/8/2011



Horário: 9h - 12h



Avaliadora: LUCIANA SCHLEDER GONÇALVES


GE1: A (RE)ORIENTAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE FUNDAMENTADO NA ESTRATÉGIA DO ACOLHIMENTO
FABIANA SANTOS DOS ANJOS


GE2: A AUDITORIA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE ENFERMAGEM
LIDIANE ALVES CANTANHEDE


GE3: A ENFERMAGEM E A TEORIA COMPORTAMENTALISTA
RENATA PEREIRA GARCIA DE ARAÚJO


GE4: A ENFERMAGEM E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AUDITORIA- UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
JOSEANY FEITOSA DE LIMA


GE5: ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM REFLETINDO SOBRE A AUTONOMIA DO ENFERMEIRO ATRAVÉS DA AUDITORIA
LETÍCIA FIGUEIREDO DA MATA


GE6: AÇÕES DE GERÊNCIA DO CUIDADO DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO E PREVENÇÃO DE LESÕES CUTÂNEAS - UM ESTUDO DE CASO
LÍVIA BERTASSO ARAÚJO


GE7: CLASSIFICAÇÃO DE RISCO E OS MODELOS DE TRIAGEM: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
NATALIA ROSA E SOUZA


GE8: EDUCAÇÃO EM AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
ISYS PENEDO DE MATOS


GE9: GESTÃO DO CUIDADO AO PACIENTE CRÍTICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
LUCIANA RODRIGUES VASCONCELOS


GE10: GESTÃO E QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: REVISÃO INTEGRATIVA 2006-2010
ZÉLIA DE OLIVEIRA SALDANHA


GE11: IMPLANTAÇÃO DE UM MODELO ORGANIZACIONAL PARA ENFERMAGEM NUMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR DO AGRESTE PERNAMBUCANO
JEOVÁ HALLAN DE MEDEIROS


GE12: IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM BELÉM DO PARÁ
ISYS PENEDO DE MATOS


GE13: PERDAS DA VACINA TETRAVALENTE EM UNIDADES DE VACINAÇÃO DO SETOR PÚBLICO
BÁRBARA FERRAZ DIAS


GE14: PLANEJAMENTO E GESTÃO APLICADOS AOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO BRASIL
EDSON MENDES CRUZ MELO


GE15: PRÁTICA DA ENFERMAGEM NO TERCEIRO TURNO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
RICARDO COSTA DE SIQUEIRA


GE16: RESIDÊNCIA EM GERÊNCIA DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
THAYANE ROBERTO SIMÕES


GE17: RISCOS À SAÚDE DOS ENFERMEIROS AUDITORES EM HOSPITAL
VICTOR MARQUES MOURA


GE18: TERCEIRO SETOR: CONTRIBUIÇÕES PARA O GERENCIAMENTO DE ENFERMAGEM
KAREN RAMOS BARIFOUSE RAMADA


GE19: VENTILAÇÃO MECÂNICA EM AMBIENTES EXTERNOS A UTI: EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO DE UM MANUAL
NAYARA MIZUNO TIRONI


FA1: A CONCEPÇÃO DE PREVENÇÃO DAS DST/AIDS E AS DIFICULDADES DO TRABALHO EM SAÚDE DA FAMÍLIA DIANTE DE TAIS DOENÇAS
LEONARDO OLIVEIRA ALVES DE CASTRO


FA2: ARRANJOS FAMILIARES E DOENÇA CRÔNICA NA INFÂNCIA: ESTRATÉGIAS NO CUIDADO DE ENFERMAGEM
WALNIZIA KESSIA BATISTA OLEGÁRIO


FA3: COMUNICAÇÃO ENTRE ENFERMEIROS E FAMILIARES DE PACIENTES ONCOLÓGICOS
PÂMELLA DE PAULA LEAL


FA4: HUMANIZAÇÃO E CUIDADO AOS PAIS NA UTI NEONATAL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
MARIANA OLIVEIRA DE ALENCAR RAMALHO


FA5: O ALCOOLISMO: UM PROBLEMA FAMILIAR
SILVIA IVONE DE PAULA VEIGA


FA6: O APRENDIDO SOBRE O CUIDADO DOMICILIAR NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE/ACADÊMICOS DE MEDICINA
JULIANA JULIMEIRE CUNHA


FA7: O VALOR DA INTEGRALIDADE COMO EIXO NORTEADOR DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA
MÁRCIA REGINA SANTOS PACHECO


FA8: ORIENTAÇÕES DOS ENFERMEIROS AOS PAIS DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN DURANTE A HOSPITALIZAÇÃO
MARIA SUELI FERREIRA


FA9: PLANEJANDO NOSSA FAMÍLIA
VALÉRIA HELENA SALGADO SOUZA


AD1: A CONTEXTUALIZAÇÀO DA DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
JÉSSICA COSTA SOUZA


AD2: A ÉTICA NA OFICINA SOBRE SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DEYSE DE SOUZA RAMOS


AD3: ADESÃO DAS GESTANTES ADOLESCENTES AO PRÉ-NATAL EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE SANHARÓ-PE
DANIELLY ACIOLI GALVAO DE SOUZA


AD4: ADOLESCENTE E VIDA SEXUAL: HETEROGENEIDADE QUE CERCAM A INICIAÇÃO SEXUAL
MARIA JOSÉ FRANCALINO DA ROCHA


AD5: ADOLESCENTES VULNERÁVEIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA NA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA
LUANA DA PAZ BONFIM


AD6: ÁLCOOL E ADOLESCÊNCIA: ANÁLISE DO PRIMEIRO CONSUMO EM ESTUDANTES DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTA, PARANÁ
ALESSANDRO ROLIM SCHOLZE


AD7: CONSUMO DE BEBIBAS ALCOÓLICAS ENTRE ESTUDANTES ADOLESCENTES: DIFERENÇAS ENTRE ZONAS URBANA E RURAL
ALESSANDRO ROLIM SCHOLZE


AD8: DST E SEXUALIDADE: INTERVENCAO EDUCATIVA COM ADOLESCENTES
BRUNA CAROLINA CHANFRIN DA SILVA


AD9: DST: UMA QUESTAO QUE TODOS PRECISAM SABER
THAÍS JOSGRILBERG PEREIRA


AD10: GRAVIDEZ PRECOCE: A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
DRIELIE KATIUSCA BOTACIO


AD11: INÍCIO DA VIDA SEXUAL DE ADOLESCENTE RESIDENTE NO BAIRRO MIRITIZAL DO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL, ACRE
MARIA JOSÉ FRANCALINO DA ROCHA


AD12: O PAPEL DO ENFERMEIRO DIANTE AO ABUSO SEXUAL CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE
ANA REGINA DE CARVALHO PINTO


AD13: O PAPEL DOS PAIS NA FORMAÇÃO DA SEXUALIDADE DO FILHO ADOLESCENTE E A CONTRIBUIÇÃO DA ENFERMAGEM NESSE PROCESSO
ÂNGELA CÁTIA FERREIRA


AD14: OS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS MAIS CONHECIDOS POR ADOLESCENTE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
MAYARA CRISTINA CAMARGO CAETANO


AD15: PERCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES
CRISLENE KELLY GUEDES LOPES


AD16: PERFIL DAS GESTANTES ADOLESCENTES ATENDIDAS NO PRÉ-NATAL DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
AMANDA NUNES OLIVEIRA


AD17: RELATO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE ASPECTOS RELACIONADOS À SAÚDE DO ADOLESCENTE NO PROJETO RONDON
PATRICIA SANTOS DE OLIVEIRA


AD18: REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
ZEILDA CARDOSO SANTANA




Avaliadora: LUCIANE FAVERO

CÇ1: A LUDOTERAPIA NA PEDIATRIA: PROJETO EXTENSIONISTA QUE CATIVA, REABILITA CRIANÇAS E AUXILIA ACOMPANHANTES
PAULA DANIELLA DE ABREU


CÇ2: A EXTENSÃO DO TRABALHO LÚDICO DOS ANJOS DA ENFERMAGEM AOS PROFISSIONAIS QUE ASSISTEM A CRIANÇA HOSPITALIZADA
STELACELLY TOSCANO DE BRITO


CÇ3: A FAMÍLIA DA CRIANÇA EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO: DISCUTINDO PAPÉIS
ALANA REBOUÇAS DE CARVALHO CASTELO


CÇ4: A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
LETICIA DA SILVA PEREIRA


CÇ5: A IMPORTÂNCIA DA MUDANÇA DE HÁBITOS ALIMENTARES NA OBESIDADE EXÓGENA INFANTIL - UMA REVISÃO NECESSÁRIA
THAMIRES CARVALHO BRANDÃO


CÇ6: A PARTICIPAÇÃO MASCULINA NO INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO
SARAH LARISSA SILVA DE SOUZA


CÇ7: A PROMOÇÃO DA SAÚDE E A HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA POR MEIO DO MÉTODO CANGURU: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DANILO GOMES FERREIRA


CÇ8: APLICAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UMA CRIANÇA HOSPITALIZADA - ESTUDO DE CASO
MÉRCIA MARQUES JUCÁ


CÇ9: APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM AO RECÉM-NASCIDO DE ALTO RISCO SUBMETIDO A TRANSPORTE INTER-HOSPITALAR
JOUSY DO NASCIMENTO SILVA


CÇ10: ARRITMIAS PEDIÁTRICAS COMO EMERGÊNCIA
JULIA POLATO DE CAMARGO


CÇ11: ARTETERAPIA: UMA OPÇÃO DE TRATAMENTO TERAPÊUTICO COM A CRIANÇA HOSPITALIZADA
MAYARA CRISTINA CAMARGO CAETANO


CÇ12: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA PORTADORA DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE
ALYNE FERNANDES BEZERRA


CÇ13: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Á SAÚDE DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
ELENA CARLA BATISTA MENDES


CÇ14: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PORTADOR DE INTOLERÂNCIA À LACTOSE
ALYNE FERNANDES BEZERRA


CÇ15: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AOS RECÉM-NASCIDOS COM ONFALOCELE: UMA ABORDAGEM À LUZ DA LITERATURA
CRISTIANE DA SILVA COSTA FRAZÃO


CÇ16: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA CRECHE: O CUIDAR DA ENFERMAGEM EM UMA CRECHE FILANTRÓPICA NA CIDADE DE MANAUS
ARINETE VÉRAS FONTES ESTEVES


CÇ17: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA CRIANÇA COM DESNUTRIÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
JOAO PAULO DE SOUZA MACEDO


CÇ18: ASSITÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA PORTADORA DE SÍNDROME DE VATER
JULIANA RAIYANNI SOUSA NETO


CÇ19: ATIVIDADES LÚDICAS NO AMBIENTE HOSPITALAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOB O OLHAR DA INTEGRALIDADE COMPLEXA
NEURIELLY ARAUJO DA SILVA


CÇ20: ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO DO CUIDADO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE DIABETES MELLITUS NO CONTEXTO ESCOLAR
ALINE NOGUEIRA SANTOS


CÇ21: ATUAÇÃO DOS ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA FRENTE A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE
DANIEL IGNACIO DA SILVA


CÇ22: CONHECIMENTO DAS MÃES SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO: ENFOQUE NA DESNUTRIÇÃO INFANTIL
CÍNTIA FREITAS CASIMIRO


CÇ23: CONSULTA DE FOLLOW-UP: ENFOQUE NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
CÍNTIA FREITAS CASIMIRO


CÇ24: CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO RECÉM NASCIDO ACOMETIDO POR ATRESIA DO ESÔFAGO COM OU SEM FÍSTULA
FRANCILENE LUCINDO DA SILVA


CÇ25: CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO: UMA REVISÃO LITERÁRIA
LEANDRO RODRIGUES DE SENA


CÇ26: CUIDADOS PALIATIVOS À CRIANÇAS PORTADORAS DE CÂNCER: CONTRIBUIÇÕES PARA A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
DJALISSON TAYNER DE SOUZA PEREIRA


CÇ27: DOAÇÃO DE LEITE HUMANO, REFLEXO DA AÇÃO DO TRABALHO EM EQUIPE
EDINAEL MARCIANO


CÇ28: EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A IMPORTÂNCIA DOS CORRETOS HÁBITOS DE HIGIENE NA PREVENÇÃO DE PARASITOSES EM CRIANÇAS
PAULO HENRIQUE ELY


CÇ29: EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ENFERMAGEM X CUIDADOR - UM DESAFIO A SER VENCIDO
ANA LUIZA AZEVEDO CONRADO DA SILVA


CÇ30: ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE ALTA HOSPITALAR PARA LACTENTE COM ENCEFALOPATIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
NATTASHA OTERO FERNANDES


CÇ31: ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NA ROTINA DOS ENFERMEIROS: VIOLÊNCIA OCULTA AO ATENDIMENTO
PAULA DANIELLA DE ABREU


CÇ32: ESTUDO SOBRE ACIDENTES EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG
IARA SIQUEIRA DE OLIVEIRA


CÇ33: FATORES DE RISCO PARA SIBILÂNCIA EM LACTENTES
MARIA DO SOCORRO LEITE GALVÃO


CÇ34: INCIDÊNCIA DE CIRURGIAS CARDÍACAS CONGÊNITAS EM UM HOSPITAL PARTICULAR DE CAMPINA GRANDE - PB
POLLYANNA CANUTO COSTA





Avaliadora: SAMANTA ANDRINE MARSCHALL TAUBE



CÇ35: INICIATIVA HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA: AUTOAVALIAÇAO QUANTO AOS DEZ PASSOS PARA O SUCESSO DO ALEITAMENTO MATERNO
SORAIA DA SILVA LOPES


CÇ36: MORTALIDADE INFANTIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
CANDICE ELLEN BARBALHO LAGE


CÇ37: MOTIVOS DAS INTERNAÇÕES EM UM HOSPITAL PEDIÁTRICO
LIDIA DALGALLO ZARPELLON


CÇ38: O ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO NA CIDADE DE UBERLÂNDIA - MG
ISABELLA RODRIGUES


CÇ39: O BRINCAR E A TERAPIA DO RISO NA RECUPERAÇÃO DAS CRIANÇAS COM CÂNCER
TATIARA BARRETO VARELA


CÇ40: O ENFERMEIRO FRENTE À ORIENTAÇÃO E O INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO
CAMILA DA COSTA NAHUM


CÇ41: O ENFERMEIRO ORIENTANDO NA PREVENÇÃO DOS ACIDENTES DOMÉSTICOS INFANTIS
PRISCILA SANTOS MUNIZ DA CUNHA


CÇ42: O PAPEL DA ENFERMAGEM NO ALOJAMENTO CONJUNTO
NAYARA BAYMA SOARES


CÇ43: O PAPEL DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO ALÍVIO DA DOR EM CRIANÇAS
VALÉRIA PEREIRA DE MATTOS MORAIS


CÇ44: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA AOS FISSURADOS LÁBIO-PALATAIS
CASSIA REGINA DA SILVA


CÇ45: OCORRÊNCIA DE PARASITOSES INTESTINAIS EM CRIANÇAS ATENDIDAS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA, SACRAMENTA BELÉM-PA
ALINE SANTOS BRABO


CÇ46: OS SENTIMENTOS E EMOÇÕES DE CRIANÇAS COM CÂNCER ATRAVÉS DO LÚDICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
KAROLAINE CECÍLIO


CÇ47: PEDIATRIA ONCOLÓGICA: LÚDICO DOS ANJOS DA ENFERMAGEM NA ACEITAÇÃO DE PROCEDIMENTOS TERAPÊUTICOS
MARIA DE NAZARÉ DA SILVA CRUZ


CÇ48: PERCEPÇÃO DO CUIDADOR DE CRIANÇAS COM CÂNCER
MIRNA FROTA


CÇ49: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM PERANTE O CUIDAR DE CRIANÇAS COM DOENÇA TERMINAL
CAMILA SANTOS PEREIRA


CÇ50: PERFIL DA MORTALIDADE FETAL
INDIANARA CARLOTTO


CÇ51: PREVALÊNCIA DE SIBILÂNCIA EM LACTENTES
ROSANA DOS SANTOS COSTA


CÇ52: PREVALÊNCIA DO USO DE BICOS ARTIFICIAIS EM MENORES DE UM ANO NO MUNICÍPIO DO RECIFE - PE, 2008
ANDRÉA CRISTINA LINS NUNES


CÇ53: PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS COM CRIANÇAS ATÉ 10 ANOS DE IDADE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
ALAINE CRISSIÊ SOARES DOS SANTOS


CÇ54: PRINCIPAIS CAUSAS EXTERNAS ENTRE CRIANÇAS ATENDIDAS NO PRONTO-SOCORRO DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE UBERLÂNDIA-M
SOLANGE BELTRAO ARAUJO NETA


CÇ55: PROGRAMA DE AÇÕES INTEGRADAS DE SAÚDE E AMBIENTE PARA CRIANÇAS DE COMUNIDADES URBANAS/RURAIS EM MINAS GERAIS
CAMILA RODRIGUES FERRAZ


CÇ56: QUEBRANDO PARADIGMAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O CUIDAR BRINCANDO
VIVIANE MENDES CANDIDO


CÇ57: RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO PROJETO "O BRINCAR NO HOSPITAL" NA FUNDAÇÃO HEMOAM
LORENA BARROS DA SILVEIRA


CÇ58: RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO PROJETO ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA NA CRECHE
ROSA ARAUJO DE RESENDE


CÇ59: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRODUÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO POR DISCENTES DE ENFERMAGEM NEONATAL
SARA RAQUEL FERREIRA MONTEIRO


CÇ60: RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESTUDO DE CASO DE UM PACIENTE PEDIÁTRICO COM SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ
ROSANA DUARTE DA SILVA


CÇ61: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DOS INTEGRANTES DO PROJETO PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA
ISIS PRADO DE SOUZA


CÇ62: REORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA EM COLOMBO-PR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DANIEL IGNACIO DA SILVA


CÇ63: RESGATANDO OS SONHOS E A CIDADANIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
FABIANA ROCHA DE MEIRA


CÇ64: SOBREPESO E OBESIDADE INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
CAMILLA GOMES BARBOSA


CÇ65: TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH) VILÃO DE PROBLEMAS SOCIAIS E DÉFICIT DE APRENDIZAGEM
JOSIANE CRISTINA POMBEIRO


CÇ66: UTILIZAÇÃO DO LÚDICO PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO CUIDADO À CRIANÇA HOSPITALIZADA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
JÉSSICA RENATA BASTOS DEPIANTI


CÇ67: VIOLÊNCIA SEXUAL DETECTADA NA ESCOLA POR MEIO DE ESTÁGIO CURRICULAR DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
CORA CORALINA DOS SANTOS JUNQUEIRA




Avaliadora: LUÍSA CANESTRARO KALINOWSKI

MU1: A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA
ANNA ROBERTA DANTAS ALMEIDA


MU2: A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO MANEJO DA DEPRESSÃO PÓS-PARTO NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
ALINE PAIÃO DOS SANTOS


MU3: A DRAMATIZAÇÃO COMO ESRATÉGIA PARA AUMENTAR A COBERTURA DE PAPANICOLAU. TRÊS LAGOAS/MS
FLÁVIA RENATA DA SILVA ZUQUE


MU4: A ENFERMAGEM FRENTE AOS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA O CÂNCER DE COLO UTERINO
CAMILA DA COSTA NAHUM


MU5: A ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL: PREVENÇÃO DE DST'S E SUAS COMPLICAÇÕES NA GESTAÇÃO
CINTHIA FILGUEIRA MACIEL MENDES


MU6: A HUMANIZAÇÃO DO PARTO NA ÓTICA DA ENFERMAGEM
MARIANNE ARAÚJO DA SILVEIRA


MU7: A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DA GRAVIDEZ ECTÓPICA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
ENNYE SAKAGUCHI LOBO


MU8: A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO DO ENFERMEIRO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO ÀS PRIMÍPARAS
NAYARA BAYMA SOARES


MU9: A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO: UMA REVISÃO LITERÁRIA
ALEXANDRE LEONARD CRUZ DA COSTA


MU10: A INTERDISCIPLINARIDADE E INTERSETORIALIDADE COMO FERRAMENTAS NO ATENDIMENTO HUMANIZADO ÀS GESTANTES
ANA CARLA MARÇAL CAXEADO


MU11: A MÚSICA COMO FORMA DE HUMANIZAR A ASSISTÊNCIA NO PRÉ-NATAL: UMA ESTRATÉGIA DE BENEFÍCIO PARA MÃE E FILHO
VISLANE DE OLIVEIRA CORREA


MU12: A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO ÚTERINO NA ESTRÁTEGIA SAÚDE DA FAMILIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
LORENA AZAMBUJA ANDRADE


MU13: ABORDAGEM SOBRE O PAPEL DO ENFERMEIRO (A) NO PUERPÉRIO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
STÉFANY CRISTINA GÓES DA SILVA


MU14: AÇÕES DE SAÚDE PARA PROSTITUTAS: UMA ANÁLISE REFLEXIVA
BELISA MARIA DA SILVA MELO


MU15: AÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS ENFERMEIROS NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO
ROSANE DA SILVA SANTANA


MU16: ACOLHIMENTO HUMANIZADO PARA USUÁRIAS DO PCCU: RODA DE CONVERSA, RELATO DE EXPERIÊNCIA
ISABEL MENDES GONÇALVES


MU17: ALEITAMENTO MATERNO: UMA ANÁLISE SOBRE SEUS IMPEDIMENTOS
ALANA MIRELLE COELHO LEITE


MU18: ANÁLISE DA OCORRÊNCIA DE ADMISSÃO DE PACIENTES SUBMETIDAS AO PARTO NORMAL E CESAREANA EM MATERNIDADE
ANGELINE CRISTINA DE ANDRADE GOMES


MU19: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CÂNCER GINECOLÓGICO NO CONHECIMENTO DA ENFERMAGEM BRASILEIRA
DENISE DA CUNHA NASCIMENTO


MU20: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A MULHER COM DEPRESSÃO PUERPERAL
JULIANA KARYNE CHAGAS CUNHA


MU21: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À PACIENTE COM GRAVIDEZ MOLAR: REVISÃO DE LITERATURA
ENNY GARDEM VILELA DE OLIVEIRA


MU22: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À PACIENTE COM HEMORRAGIA PÓS-PARTO - UMA REVISÃO DE LITERATURA
CAMILA ABRANTES CORDEIRO


MU23: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES COM CANCÊR DE MAMA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
SELY COSTA DE SANTANA


MU24: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO TRABALHO DE PARTO: PERCEPÇÃO DAS PARTURIENTES
LEONARDO WANDERLEY CAVALCANTE


MU25: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA EMBOLIA AMNIÓTICA
ORLANDO TEIXEIRA ARAÚJO


MU26: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO ACOMPANHAMENTO DE PRÉ-NATAL DE BAIXO RISCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
CAMYLLA MOUTA DE ANDRADE


MU27: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO DESCOLAMENTO PREMATURO DA PLACENTA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
MARCELO DE MOURA CARVALHO


MU28: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PARTO HUMANIZADO
EVELYN SALES VICTOR


MU29: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL EM GESTANTES PORTADORAS DE SÍFILIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
THAMIRES CARVALHO BRANDÃO


MU30: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PRESTADA À PACIENTE EM PROCESSO DE ABORTO: REVISÃO INTEGRATIVA 2008-2010
CAROLINE SARAIVA FARIAS


MU31: ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO AO PARTO NORMAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
EDITE ALVES FARIAS


MU32: ATENÇÃO À MULHER NO CLIMATÉRIO: CONTRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM E NUTRIÇÃO À LUZ DA LITERATURA
ANNA PAULA MEDEIROS SOUZA


MU33: ATENÇÃO A SAÚDE DA MULHER NO PROCESSO DE ABORTAMENTO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
VANESSA LOPES MAIA DATIVO


MU34: ATENÇÃO PRÉ-NATAL DE BAIXO RISCO
FERNANDA SABINI FAIX


MU35: ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA DEPRESSÃO POS PARTO
ANTONIA MARIA DE AZEVEDO DANTAS


MU36: AUTO-EXAME E PREVENTIVO SEGUNDO CARGA HORÁRIA E ESCOLARIDADE ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE LONDRINA - PARANÁ
JULIANA MARISA TERUEL SILVEIRA DA SILVA


MU37: CÂNCER DE MAMA: CONHECIMENTO E PRÁTICAS PREVENTIVAS DAS DETENTAS DE UM ESTABELECIMENTO PENAL FEMININO
THAÍS JOSGRILBERG PEREIRA


MU38: CRACK NA GESTAÇÃO: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA
RONALDO SOARES DA COSTA FILHO


MU39: DIABETES MELLITUS NA GESTAÇÃO: UMA DAS INTERCORRÊNCIAS MAIS FREQUENTES
RAUENNA BÁSKHARA DE OLIVEIRA LIMA


MU40: DIREITOS E DEVERES DE GESTANTES COM HIV/AIDS
REBECA SILVA BEZERRA



Avaliadora: LETÍCIA DE OLIVEIRA BORBA



MU41: EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO A GESTANTE
JÉSSICA GOMES EVANGELISTA


MU42: ESCRAVAS DO RISCO: A MULHER NA CADEIA DE TRANSMISSÃO DO HIV/AIDS
ANA DINA ARRUDA ALMINO


MU43: EXAME PAPANICOLAU: PERCEPÇÃO DAS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE NA UNIPAR CAMPUS - TOLEDO/PR
SILVIA IVONE DE PAULA VEIGA


MU44: FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À AMNIORREXE PREMATURA EM UMA MATERNIDADE DE ALTO RISCO EM ARACAJU/SE
MARIA ISLEIDE SOARES SOARES MORAES


MU45: FORTALECIMENTO DA AFETIVIDADE DA MÃE E BEBÊ. RELATO DE EXPERIÊNCIA. TRÊS LAGOAS - MS. 2011
FLÁVIA RENATA DA SILVA ZUQUE


MU46: HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE INTERNAÇÃO OBSTÉTRICA DE UM HOSPITAL GERAL
LUDMILA DE OLIVEIRA RUELA


MU47: IMPLICAÇÕES DO CONSUMO DE CRACK POR PROSTITUTAS: UM ESTUDO DE REVISÃO
BELISA MARIA DA SILVA MELO


MU48: INFLUÊNCIA DA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA ADESÃO AO ALEITAMENTO MATERNO PELAS PUÉRPERAS
LOURDES GIOVANNA ROCHA SILVA HOLANDA LIRA


MU49: INTERCORRÊNCIAS DURANTE A AMAMENTAÇÃO EM PUÉRPERAS DO MUNICÍPIO DE BANDEIRANTES - PR
JOYCE MUSA MESCOLOTO


MU50: LAQUEADURA TUBÁRIA FRENTE À LEI DO PLANEJAMENTO FAMILIAR
MARIANA BRITO VIEIRA DE ALMEIDA


MU51: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE CANDIDÍASE NO PERÍODO DE 2006-20MU10: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
JONAS FERNANDES DE MEIRA


MU52: MARCADORES SOROLÓGICOS DE INFECÇÃO SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS EM GESTANTES QUILOMBOLAS DO NORDESTE DE GOIÁS
JACKSON MONTEIRO RODRIGUES DE SOUZA


MU53: MORTALIDADE MATERNA: VIOLAÇÃO DA PREVENÇÃO
CARLA REGINA KUHNE


MU54: O ALEITAMENTO MATERNO COMO BENEFÍCIO PARA AS PUÉRPERAS
VIVIAN BARACHO CORREIA


MU55: O ENFERMEIRO E OS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA O CÂNCER DE MAMA: UM SABER PARA O CUIDADO DIRECIONADO
FERNANDA FURTADO DA PAZ


MU56: O ENFERMEIRO NA HUMANIZAÇÃO DO PARTO NA ATENÇÃO À PRIMÍPARA
ALANA REBOUÇAS DE CARVALHO CASTELO


MU57: O PAPEL DA ENFERMAGEM NA DEPRESSÃO PÓS-PARTO E INTERAÇÃO MÃE-BEBÊ
CARLOS AMARAL DE SOUSA OLIVEIRA


MU58: O PAPEL DA ENFERMAGEM NO TRATAMENTO DA HEMORRAGIA PÓS-PARTO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
LEIDYANNY BARBOSA DE MEDEIROS


MU59: O PAPEL DO ENFERMEIRO NAS COMPLICAÇOES CIRURGICAS DAS CESARIANAS
ISADORA RODRIGUES CAVALCANTE


MU60: O PRÉ-NATAL DE PRIMIGESTAS E A INCIDÊNCIA DE PRÉ-ECLÂMPSIA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ENFERMAGEM OBSTÉTRICA
ISIS VIEIRA FARIAS MENDONÇA


MU61: O SIGNIFICADO DO USO DE DROGAS ILÍCITAS PARA PRESIDIÁRIAS
FERNANDA MARIA DE JESUS SOUSA PIRES DE MOURA


MU62: OS EFEITOS DO CONSUMO ABUSIVO DE ÁLCOOL ENTRE MULHERES
DAYANNE DA SILVA FREITAS


MU63: OS SENTIMENTOS DE PRESIDIÁRIAS FRENTE AO DIAGNÓSTICO POSITIVO DE UMA DOENÇA SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL
FERNANDA MARIA DE JESUS SOUSA PIRES DE MOURA


MU64: PERCEPÇÃO DAS MULHERES SOBRE O EXAME PREVENTIVO DO CÂNCER DO COLO UTERINO: REVISÃO INTEGRATIVA 2006-2009
ANA PAULA PARAGUASSÚ ANDRADE


MU65: PERFIL DAS MULHERES COM DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL-ACRE, BRASIL
KLEYNIANNE MEDEIROS DE MENDONÇA COSTA


MU66: PERFIL DE MULHERES COM DEPRESSÃO PÓS-PARTO: UMA REVISÃO DA LITERATURA
BRENDA GUIMARÃES SIPAÚBA


MU67: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS CONSULTAS DE PRÉ-NATAL NA CIDADE DE UBERLÂNDIA - MG
GUSTAVO HENRIQUE SILVA


MU68: PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DE MULHERES QUE VIVENCIARAM O ABORTO NO BRASIL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
SARAH LARISSA SILVA DE SOUZA


MU69: PERÍODO GESTACIONAL: IMPORTÂNCIA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUANTO A ORIENTAÇÕES PARA A DIETA ADEQUADA
ELAINE CRISTINA LAUDELINO DA SILVA


MU70: PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO DA UNIDADE DE SAÚDE (ESF) ORESTES BORGES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
JOSIANE GONÇALVES PEDRÃO


MU71: PRINCIPAIS CAUSAS DE INFERTILIDADE FEMININA
ROSANA DE JESUS SANTOS MARTINS


MU72: QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES CASADAS COM HIV/AIDS:UMA REVISÃO DA LITERATURA
LORENA ROCHA BATISTA CARVALHO


MU73: SAÚDE DA MULHER: INDICADORES NA USF CAMPO LIMPO II
MILENA BASTOS LEITE


MU74: SIGNIFICADOS PARA MULHERES DO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA: EVIDÊNCIAS NA LITERATURA 2001-2011
THALYTA MARIANY REGO LOPES


MU75: TIPOS DE PARTO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NO INTERIOR DO BRASIL
MARIANA BARRA FRANCO


MU76: TRANSTORNOS MENTAIS EM MULHERES NO PERÍODO DE GESTAÇÃO-PUERPÉRIO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA 2000-2010
RITA THAISE MORAES COSTA


MU77: TVP NO CICLO GRAVIDICO-PUERPARAL: A IMPORTANCIA DO ENFERMEIRO NO PSF
CLAUDIA ROBERTA DA SILVA REBOUÇAS


MU78: UTILIZAÇÃO DA EPISIOTOMIA EM PARTOS NORMAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
ISADORA RODRIGUES CAVALCANTE


MU79: VIVÊNCIAS COM O GRUPO DE MULHERES NA USF TIMBÓ II EM JOÃO PESSOA-PB: RELATO DE EXPERIÊNCIA
SILVIA VIRGÍNIA PEREIRA DA SILVA


MU80: VULNERABILIDADE ÀS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS EM JOVENS FEMININAS DE UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE
FRANCISCA JANE GOMES DE OLIVEIRA



Avaliadora: FERNANDA MOURA D´ALMEIDA MIRANDA


TR1: A ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM FRENTE À HEPATITE B COMO DOENÇA OCUPACIONAL
FERNANDA FURTADO DA PAZ


TR2: A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO DO TRABALHO NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR - CEREST
DEIVYANE TÁSSIA ANAIR DA SILVA


TR3: A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA ATIVIDADE ESPORTIVA
JULIANA DE SOUZA FONSECA


TR4: A NEGLIGÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE: O NÃO USO DOS EPI'S
ROSÁLIA SOARES ARAÚJO


TR5: A RELAÇÃO ENTRE SONO-REPOUSO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E A QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA
ROSANY MORAES CRAVO


TR6: ABSENTEÍSMO E A QUALIDADE DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
MARLI DOS SANTOS ROSA MORETTI


TR7: ACIDENTE COM PERFURO CORTANTE ENTRE OS PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA UTI
ANTONIA MARIA DE AZEVEDO DANTAS


TR8: ACIDENTE DE TRABALHO COM MATERIAL PÉRFURO-CORTANTE PELA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL EM UM HOSPITAL DE ENSINO
LEONARDO SABOIA PAZ


TR9: ACIDENTES DE TRABALHO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
LIVIA AZEVEDO BAHIA


TR10: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE ENFERMAGEM SOBRE AGRAVOS À SAUDE
ANA CARLA LOPES SILVA BEZERRA


TR11: ASPECTOS PSICOEMOCIONAIS DO TRABALHO EM ENFERMAGEM
RUTÊNIA FRANCISCA DE OLIVEIRA SILVA


TR12: COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS: UM DESAFIO PARA A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO
JUSLENE JARA CRISTALDO


TR13: COMUNICANDO NOTÍCIAS DIFÍCEIS: DIFICULDADES VIVENCIADAS PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
JUSLENE JARA CRISTALDO


TR14: DETECÇÃO DOS RISCOS OCUPACIONAIS
FRANCISCO REYNALDO JANUÁRIO


TR15: DISCUTINDO A OCORRÊNCIA DO ESTRESSE EM ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL GERAL
IZABELA GAMA DE LIMA OLIVEIRA


TR16: DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DA LITERATURA
BRUNO RAPHAEL BASTOS COELHO


TR17: ENFERMAGEM E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
JEFFERSON VITORINO CANTÃO DE SOUZA


TR18: ESPIRITUALIDADE NA EQUIPE DE ENFERMAGEM: ESTUDO PILOTO
MAIARA NEVES BARRETO


TR19: FATORES CAUSADORES DE ESTRESSE NA ATIVIDADE DO ENFERMEIRO EMERGENCISTA: REVISÂO DE LITERATURA
KHEILA AZEVEDO FERREIRA


TR20: HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO EM SAÚDE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
FABIANA PRADO SILVA


TR21: IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE E ERRO DE MEDICAÇÃO: RELAÇÃO CAUSA E EFEITO
CAMILLA GOMES BARBOSA


TR22: INCIDÊNCIA E GRAU DE CONHECIMENTO EM RELAÇÃO AO USO DE ANFETAMINAS POR CAMINHONEIROS QUE TRAFEGAM NA BR 364
ELIAS MARCELINO DA ROCHA


TR23: INSATISFAÇÃO COM A SOBRECARGA DE TRABALHO NA ENFERMAGEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM JOÃO PESSOA
ANAYDE SELMA MARCELINO FERREIRA


TR24: O COREN-MG E O PERFIL DOS REQUERENTES DE INSCRIÇÃO PROVISÓRIA PRINCIPAL
HELENA HEMIKO IWAMOTO


TR25: O ENFERMEIRO CUIDANDO DO ESTRESSE DO PROFISSIONAL DE SAÚDE
ZAIRA SANTIAGO DE LIMA


TR26: O SENTIMENTO VIVENCIADO PELO ENFERMEIRO DA UNIDADE DE EMERGÊNCIA
REJANE DA CONCEIÇÃO XAVIER VELOSO


TR27: O TRABALHO DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE VIGILÂNCIA DA SAÚDE DO TRABALHADOR: REVISÃO DE LITERATURA
MORGANA MARIA DA SILVA LIMA


TR28: QUALIDADE DE VIDA DE UM GRUPO DE TRABALHADORES DO BLOCO OPERATÓRIO
JOYCE MUSA MESCOLOTO


TR29: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E BURNOUT EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DA UNIDADE TERAPIA INTENSIVA
MÁRCIA PALADINI


TR30: REVISÃO LITERÁRIA ACERCA DA ENFERMAGEM E O TERCEIRO SETOR
REJANE NEVES LIMA


TR31: TRABALHO EM ENFERMAGEM E EXPOSIÇÃO DO ENFERMEIRO AO ESTRESSE
ENEYDA DIANA FONSECA DE JESUS FONSECA


TR32: UM OLHAR SOBRE A REALIDADE DE ENFERMAGEM EM ANGOLA/ÁFRICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
ALEXANDER DE QUADROS


TR33: VIVENCIANDO A ROTINA DE UM SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
LARISSA NASCIMENTO CALÁBRIA



Avaliadora: MÁRCIA DANIELE SEIMA

ID1: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO CÂNCER CÉRVICO UTERINO EM IDOSAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
ARLENE DA SILVA FONTINELE


ID2: A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE À PREVENÇÃO NA OCORRÊNCIA DE QUEDAS NO IDOSO: REVISÃO DE LITERATURA
JULIO CEZAR DE OLIVEIRA


ID3: A ETIOLOGIA MULTIFATORIAL DA FRAGILIDADE EM IDOSOS
KELI EIDT


ID4: A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PRESTADA A IDOSOS VÍTIMAS DE QUEDAS
LEIDYANNY BARBOSA DE MEDEIROS


ID5: A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM GERONTOLÓGICA NO PROCESSO DE EDUCAR: REVISÃO DE LITERATURA
GISELLE VIANA MIRALHES


ID6: A PERCEPÇÃO DOS IDOSOS FRENTE A AÇÕES EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS EM UM GRUPO DE IDOSOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
LÍVIA BERTASSO ARAÚJO


ID7: A PREVALÊNCIA DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NO IDOSO: UMA DISCUSSÃO SOBRE ESSA PROBLEMÁTICA
ANA KARLA RAMALHO PAIXÃO


ID8: AIDS NA TERCEIRA IDADE
ANA CAROLINE ROSENBAUM


ID9: ALZHEIMER UMA DOENÇA SENIL: UMA ABORDAGEM HOLÍSTICA AO PACIENTE PORTADOR
JOÃO HENRIQUE FREITAS DAVID SILVA


ID10: ANÁLISE DO SOBREPESO EM IDOSOS HIPERTENSOS DE UMA CAPITAL NORDESTINA
DELANE GIFFONI SOARES


ID11: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE IDOSO HOSPITALIZADO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
RAFAEL ALVES CLEMENTINO


ID12: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
VANESSA COTIAN OLIVEIRA


ID13: AVALIAÇÃO CLÍNICA DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS HIPERTENSOS EM DUAS UNIDADES DE SAÚDE DE VARGINHA-MG
CAROLINE VIEIRA FIGUEIREDO


ID14: AVALIAÇÃO DAS CAUSAS DE INTERNAMENTO DOS IDOSOS NO SERVIÇO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE
RAIANE ALMEIDA SILVA


ID15: CONSULTANDO IDOSOS E SEUS CUIDADORES
ELIANE DA SILVA PEREIRA


ID16: CONSULTANDO IDOSOS E SEUS CUIDADORES: SOBRE A ATIVIDADE EXTENSIONISTA E ATENDIMENTOS
ELIANE DA SILVA PEREIRA


ID17: CUIDADO A LONGO PRAZO À IDOSOS COMO FILOSOFIA PARA O CUIDADO DA DEMÊNCIA:ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
NATÁLIA CARVALHO DE JESUS


ID18: ENFERMAGEM NA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO E SEUS CUIDADORES
ANA LUIZA AZEVEDO CONRADO DA SILVA


ID19: GRUPO DE ESTUDOS SOBRE ENVELHECIMENTO: UM OLHAR DA ENFERMAGEM
JOICE APARECIDA DE MORAIS


ID20: IDENTIFICAÇÃO DE SINTOMAS DE DEPRESSÃO EM INDIVÍDUOS IDOSOS QUE FREQUENTAM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
NATÁLIA CHANTAL MAGALHÃES DA SILVA


ID21: INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM PARA A PREVENÇÃO DE HIV/AIDS NA POPULAÇÃO IDOSA - UMA REVISÃO
LUCIANA DE SOUSA DA COSTA


ID22: O CONCEITO DA RESILIÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA DA PESSOA IDOSA
THAIS DA CUNHA SANTOS


ID23: O CUIDADO DO ENFERMEIRO AO IDOSO HOSPITALIZADO: UMA REVISÃO DA LITERATURA
VALDERLENE DOS SANTOS FREIRE


ID24: O IDOSO SOB O OLHAR HUMANIZADO DA ENFERMAGEM
THAYSA GOIS TRINTA ABREU


ID25: O PAPEL DO ENFERMEIRO EDUCADOR NA ASSISTÊNCIA AO IDOSO MORADOR DE COMUNIDADES DE BAIXA RENDA
GISELLE VIANA MIRALHES


ID26: OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO CUIDADO AO IDOSO INSTITUCIONALIZADO
ANDRÉIA DE SOUSA DOMINGUES


ID27: PERCEPÇÃO DA TERCEIRA IDADE SOBRE A SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
JADIEL HAMIEL DOS SANTOS


ID28: PERFIL DA AUTOMEDICAÇÃO EM IDOSOS NA CIDADE DE ALFENAS
THAMYRES DE FARIA GUARDA


ID29: PREVALÊNCIA DO DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL EM IDOSOS
KELY NAYARA DOS REIS SILVA


ID30: PROJETO DE EXTENSÃO A VISITA DOMICILIARIA AO IDOSO PORTADOR DE DEMÊNCIA
RODRIGO FRANÇA MOTA


ID31: RECONHECIMENTO DE RESPOSTAS DA PESSOA IDOSA À DEPRESSÃO
NATÁLIA CHANTAL MAGALHÃES DA SILVA


ID32: TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO E SUA INFLUÊNCIA NA VIDA COTIDIANA DO IDOSO
ELLEN SUYLAN GAMA SILVA


ID33: UM DESAFIO PARA A ENFERMAGEM: CONHECER O PERFIL SÓCIODEMOGRÁFICO DE UMA POPULAÇÃO DE IDOSOS EM UMA ILPI
LAIS FRANÇA PEREIRA





SESSÃO PÔSTER



AUDITÓRIO JARDIM BOTÂNICO



10/8/2011



Horário: 14h - 17h





Avaliadora: PATRÍCIA APARECIDA PEDRO SCHÜHLI

PQ1: ALCOOLISMO E O HOMEM MODERNO: UMA ABORDAGEM TERAPÊUTICA NA REABILITAÇÃO AO PACIENTE ALCOOLATRA
JOSIANE GONÇALVES PEDRÃO


PQ2: CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E A PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NO CUIDADO AO PORTADOR DE TRANSTORNO PSIQUIÁTRICO
MAYARA ÁGUIDA PORFÍRIO MOURA


PQ3: COMUNIDADE TERAPÊUTICA: ESPAÇO DE ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM
RANDERSON ALLEN FERREIRA DE BRITO


PQ4: CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUE ATUAM NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
CAMILA SCHUELER DOS SANTOS


PQ5: CRIANÇA E DOENÇA MENTAL: A DIFÍCIL CONVIVÊNCIA FAMILIAR COM A DIFERENÇA
JOHNY CARLOS DE QUEIROZ


PQ6: DEPRESSÃO PÓS-PARTO EM MULHERES ASSISTIDAS NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL
NATHÁLIA DE OLIVEIRA FÉLIX


PQ7: DISTÚRBIOS ALIMENTARES - UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
QUEILA DE OLIVEIRA TOMAZ


PQ8: EXPERIÊNCIA DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DA PRÁTICA DA DISCIPLINA ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL E PSIQUIATRIA
ALCINÉA DANTAS DE OLIVEIRA


PQ9: HOMICÍDIOS ENTRE JOVENS NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
MELISSA ZADRA DE VASCONCELOS


PQ10: O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA ARTICULADO COM O APOIO MATRICIAL
JÚLIA FERREIRA DE JULIÃO E SILVA


PQ11: O MOVIMENTO DE LUTA ANTIMANICOMIAL NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS-BA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
VIVIAN BARACHO CORREIA


PQ12: O PAPEL DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO AOS PACIENTES DEPRESSIVOS DA TERCEIRA IDADE
SAMYLLA MAIRA COSTA SIQUEIRA


PQ13: OS DESAFIOS DO CRACK: REVISÃO PARCIAL DA LITERATURA
MELISSA ZADRA DE VASCONCELOS


PQ14: PERFIL DE MULHERES GESTANTES E USUÁRIAS DE DROGAS
POLIANA LURI KAYAMA YABUUTI


PQ15: PERFIL DOS PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO DE TERESINA
MAYARA ÁGUIDA PORFÍRIO MOURA


PQ16: REVISANDO FATORES DE RISCO DOS TRANSTORNOS MENTAIS SOB A ÓTICA DA ENFERMAGEM
MAYARA CAROLINE RIBEIRO ANTONIO


PQ17: SAÚDE MENTAL: DESMISTIFICANDO CONCEITOS OBJETIVANDO A RESSOCIALIZAÇÃO
ARIANY COELHO ALVES


PQ18: SINTOMATOLOGIA DEPRESSIVA E IDEAÇÃO SUICIDA NO CONTEXTO ACADÊMICO
ALINE MORAIS DE ALBUQUERQUE


PQ19: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM COM ENFOQUE AO PORTADOR DE ESQUIZOFRENIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
FLÁVIA DANIELLE TEIXEIRA BARATA


PQ20: TERAPIA COMUNITÁRIA: AÇÃO ESTRATÉGICA PARA QUALIDADE DE VIDA
YULLIA ABREU VIANA


PQ21: TRANSTORNO BIPOLAR: UMA REVISÃO DA LITERATURA EM PUBLICAÇÕES NACIONAIS DE 2004 A 2009
VALDELIZE ELVAS PINHEIRO


PQ22: UMA VISÃO DIDÁTICA DA ANOREXIA E BULIMIA NERVOSA
MARIA CÂNDIDA SANTOS RIBEIRO


MA1: ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL DO LIXÃO DO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BAHIA
KATARINA SANTANA FONTES


MA2: AVALIAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE RESIDUOS SÓLIDOS NO HOSPITAL ESTADUAL MARIA DE LOURDES LEAL EM REGENERAÇÃO-PI
ROSANE RODRIGUES LIMA


MA3: ECOEFICIÊNCIA: UMA FILOSOFIA A SER APLICADA AOS SERVIÇOS DE SAÚDE
VANESSA THAIS DE MEDEIROS QUEIROZ


MA4: ELIMINAÇÃO DE RESÍDUOS CONTENDO PRÍONS: REVISÃO INTEGRATIVA
JOSEANE MICHELE BARBOZA DE JESUS SILVA


MA5: ENFERMAGEM E SAÚDE AMBIENTAL: A ARTE DO CUIDAR NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA
FRANK JOSÉ SILVEIRA MIRANDA


MA6: LIXO DA SALA DE IMUNIZAÇÃO: UM RELATO SOBRE A PRATICA DA COLETA EM UMA UBS DE BELÉM DO PARÁ
EVELLYN DE PAULA MORAES FERREIRA


MA7: O GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE EM UM HOSPITAL GERAL: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA
JOHNY CARLOS DE QUEIROZ


MA8: O LIXO ENQUANTO PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA: UMA ANÁLISE DO PROJETO COMUNIDADE LIMPA
LUCIDIO CLEBESON DE OLIVEIRA


TC1: A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS ALTERNATIVAS DE SAÚDE COMO COMPLEMENTO DA ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO
MARIA AMÉLIA DE MIRANDA FIRMEZA


TC2: A MÚSICA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM IDOSOS E GESTANTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
LUDMILLA TORACA DE CASTRO


TC3: PERCEPÇÃO DAS PARTURIENTES ACERCA DO USO DE TERAPIAS COMPLEMENTARES NO TRABALHO DE PARTO
SAMARA DOURADO DOS SANTOS MORAES


TC4: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ATIVIDADES LÚDICAS DESENVOLVIDAS EM AMBIENTE HOSPITALAR
ANA MARIELE DE SOUZA



Avaliadora: EDILENE CURVELO HORA

ED1: A ABORDAGEM DA ÉTICA NA PERSPECTIVA DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE ENFERMAGEM
MARIA DO SOCORRO QUEIROZ DE MELO


ED2: A ANSIEDADE E SEUS EFEITOS NO DESEMPENHO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA
VALDELIZE ELVAS PINHEIRO


ED3: A CONTRIBUIÇÃO DO PET-SAÚDE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
MARIA ELIZABETE DE AMORIM SILVA


ED4: A DESMISTIFICAÇÃO DA COMUNIDADE FRENTE À DISCIPLINA SAÚDE E CIDADANIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
VANESSA THAIS DE MEDEIROS QUEIROZ


ED5: A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA A ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE EXPERÊNCIA
ALLINE VIEIRA DOS SANTOS COSTA


ED6: A EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O MAIOR CONTINGENTE NA ÁREA DA SAÚDE CONHECENDO SUAS AÇÕES E INTERVENÇÕES EM 2010
ANNE CAROLINE SAMPAIO SOARES


ED7: A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ODONTOLOGIA NO CUIDADO DOMICILIAR
ANA BARBARA HOFFMANN CORREA


ED8: A FORMAÇÃO SOCIAL DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DA ATIVIDADE SAÚDE E CIDADANIA
DARLENNE CHIANCA DE MOURA


ED9: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO MEIO DE SENSIBILIZAÇÃO DOS INTERNOS EM UMA UNIDADE PRISIONAL DO CEARÁ
GIULLIANA LUCIO PEREIRA MAIA


ED10: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA VISÃO DO ACADÊMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
LORENA BARROS DA SILVEIRA


ED11: A INSERÇÃO DA DISCIPLINA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
NOELI MARIA RODRIGUES ALVES SANTOS HACK


ED12: A PARTICIPAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE:RELATO DE EXPERIÊNCIA
HEVILA RAMALHO SARAIVA ARAÚJO


ED13: A PERSPECTIVA DA ENFERMAGEM NO PROJETO RONDON
TAMARA CRISTINA RAMPONI


ED14: A REALIDADE DA FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NO CUIDADO DOMICILIAR
PÂMELLA NAIANA DIAS SANTOS


ED15: A VIVÊNCIA DO ACADÊMICO NA MONITORIA DE FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
MARIANA ALMEIDA DE MELO


ED16: ANJOS DA ENFERMAGEM DE PERNAMBUCO: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
MARIA CLARA BERNARDINO CASTRO


ED17: ANJOS DA ENFERMAGEM NÚCLEO PARAÍBA E A INTRUMENTALIZAÇÃO DO LÚDICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
JULIANE LAIS DE LIRA PEREIRA DA SILVA


ED18: ANJOS DA ENFERMAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DE VOLUNTARIADO
UESLEI CARVALHO ALMEIDA


ED19: ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO RESIDENTE MULTIPROFISSIONAL NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
AMANDA CARDELIS LINS


ED20: CAPACITAÇÃO DE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
ALLINE VIEIRA DOS SANTOS COSTA


ED21: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE TUCURUÍ/PA NA INSERÇÃO DE TEMAS TRANSVERSAIS
DANIELE LIMA DOS ANJOS


ED22: CAPACITAÇÃO DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM NA ADMINISTRAÇÃO MEDICAMENTOSA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
MÁRCIA PALADINI


ED23: CAPACITAÇÃO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PARA ENFERMEIROS, TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM NO ESTADO DE GOIÁS
SILVIO JOSÉ DE QUEIROZ


ED24: CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA ÉTICA E BIOÉTICA NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: VISÃO DOS DISCENTES
NATALIA GONÇALVES MATEUS


ED25: CONTRIBUIÇÃO DO INTERNATO RURAL NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO - RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM MUNICÍPIO DO AMAZONAS
ALESSANDRA CARVALHO PASSOS DOS REIS


ED26: CONVIVER PARA CRER: A EXPERIÊNCIA DE ALUNAS DA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM NO CAMPO PRÁTICO DA SAÚDE MENTAL
DANIELLE SOARES SILVA


ED27: EDUCAÇÃO CONTINUADA VERSUS ENFERMAGEM
JÉSSICA COSTA SOUZA


ED28: EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS INFECTO PARASITÁRIAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PETROLINA- PE
AFFONSE HENRIQUE COELHO COTTING


ED29: EDUCAÇÃO PERMANENTE NAS PRÁTICAS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE: POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO
RAFAEL GUERRA DE AQUINO


ED30: ESTÁGIO REGIONAL INTERPROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM
CARLA BRAZ EVANGELISTA





Avaliadora: MARIA ÉDILA ABREU FREITAS

ED31: ESTUDO DE CASO CLÍNICO COMO INSTRUMENTO PARA A INTERDISCIPLINARIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
GABRIELLA DE MENEZES ORTEGA


ED32: ÉTICA DO ENFERMEIRO: O DISCENTE DE ENFERMAGEM COMO AGENTE DE SUA PRÓPRIA FORMAÇÃO
MARIA DO SOCORRO QUEIROZ DE MELO


ED33: EXPERIÊNCIA ACADÊMICA NO DESENVOLVIMENTO DA MONITORIA
SCHEILA MAI


ED34: EXPERIÊNCIAS DISCENTES NOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE
MARCOS VINICIUS FERREIRA DOS SANTOS


ED35: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA CENTRAL DE TRANSPLANTES DE PE
CRISTIANA BERNARDINO CASTRO


ED36: IMPLICAÇÕES DA ELABORAÇÃO DE ESTUDOS DE CASO POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
NATHÁLIA HENRIQUE MARTINS


ED37: INTERAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE POR PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
LÍCIA MARQUES VIDAL


ED38: MEU CORPO, MINHA FORTALEZA: UMA RELAÇÃO ENTRE ANATOMIA HUMANA E SAÚDE
HYORRANA PRISCILA PEREIRA PINTO


ED39: NOVAS ABORDAGENS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE E PRÁTICAS PROFISSIONAIS NO BRASIL
MÁRCIA REGINA SANTOS PACHECO


ED40: O ENSINO DA ÉTICA COMO FORMA DE MELHORIA DA QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
DAYANNE CAROLINE DE ASSIS SILVA


ED41: O PRIMEIRO CONTATO COM OS PACIENTES NA PRÁTICA HOSPITALAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
ALINE GONÇALVES DA COSTA


ED42: O PROFISSIONAL COMO EDUCADOR EM SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR
LETICIA DA SILVA PEREIRA


ED43: OS PARADIGMAS DA PROMOÇÃO DA SAÚDE DIANTE DA CO-RESPONSABILIDADE DOS SUJEITOS EM BUSCA DA QUALIDADE DE VIDA
FABIANA SANTOS DOS ANJOS


ED44: PARTICIPAÇÃO NA AMPLIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DO PROGRAMA PROFICIÊNCIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA
MAYRA MOREIRA ROCHA


ED45: PET-SAÚDE: ESPAÇO PARA APERFEIÇOAMENTO ACADÊMICO E FORMAÇÃO ÉTICA
TALITA NARA CAMPOS FERNANDES


ED46: PRÁTICAS E SABERES DA ENFERMAGEM NA TERAPIA INTENSIVA: ESTUDO DE REVISÃO SOBRE A EDUCAÇÃO CONTINUADA
NATHÁLIA HENRIQUE MARTINS


ED47: PRODUÇÃO CIENTÍFICA SEGUNDO UMA ABORDAGEM LÚDICA NA ÁREA DA ENFERMAGEM
WALKIRIA DA SILVA ROCHA


ED48: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: TREINAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS
MAIARA BORDIGNON


ED49: PROGRAMA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: TRAUMA CRÂNIO ENCEFÁLICO
FABIANA ADOLF WORM


ED50: PROGRAMA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: TREINAMENTO DE RCP
JULIANA SANDRIN


ED51: PROGRAMA PROFICIÊNCIA: UMA POSSIBILIDADE DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL EMPREENDEDORA
CLAUDIA RODRIGUES DE ARAÚJO


ED52: PROGRAMA TRILHAS POTIGUARES: INTEGRANDO A UNIVERSIDADE À COMUNIDADE ATRAVÉS DA PROMOÇÃO DA SAÚDE
CLARA TAVARES RANGEL


ED53: PROJETO VALORIZANDO A VIDA
LAENA CUNHA DA COSTA


ED54: RELATO DE EXPERIÊNCIA: ANJOS DA ENFERMAGEM - A VIVÊNCIA QUE TRAZ UM CRESCIMENTO DE VIDA
CAMILA DE MENEZES BARRETO SOUZA


ED55: RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE JUNTO AS CUIDADORAS DE UMA CRECHE NO AMAZONAS
ROSA ARAUJO DE RESENDE


ED56: RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM: UM RELATO DA VIVÊNCIA DE RESIDENTES
LEONARDO SABOIA PAZ


ED57: RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
AMANDA CARDELIS LINS


ED58: UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE PROMOVENDO A EDUCAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS NO MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM/RN
CLARA TAVARES RANGEL


ED59: VALORIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL EM ENSINO TÉCNICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
CAMILA MARIA BUSO WEILLER VIOTTO


ED60: VIVÊNCIA DE ALUNOS DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO DOMICILIAR HUMANIZADO
ELAINE DUARTE RODRIGUES



Avaliadora: RAMONE APARECIDA PRZENYCZKA

BI1: A VISÃO DO ENFERMEIRO ATUANTE EM UTI SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
ALESSANDRA AP. VIEIRA MACHADO


BI2: ATUAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NA DESMISTIFICAÇÃO DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTES
ANDRÉA CRISTINA LINS NUNES


BI3: AUXÍLIO SUICÍDIO, EUTANÁSIA, DISTANÁSIA E ORTOTANÁSIA: DIFERENCAS CONCEITUAIS E JURISPRUDÊNCIA
MARIA IZABEL GONÇALVES DE ALENCAR FREIRE


BI4: BIOÉTICA APLICADA Ä PESQUISA EM SERES HUMANOS
LIDIANNE MAYRA LOPES CAMPELO


BI5: BIOÉTICA E ENVELHECIMENTO: UMA PESQUISA DOCUMENTAL
AMANDA MARITSA DE MAGALHÃES OLIVEIRA


BI6: BIOÉTICA NA ASSISTÊNCIA AOS PACIENTES NEFROPATAS CRÔNICOS: DESPONTAR DA BIOÉTICA, REVISÃO LITERÁRIA
PRISCILLA MENDES CORDEIRO


BI7: ENSINO DE ÉTICA E A BIOÉTICA: A VIVÊNCIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
ANA HELOISA CAMPOS FRANCISCO


BI8: ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS
RENATA PEREIRA GARCIA DE ARAÚJO


BI9: EUTANÁSIA, ÉTICA E ENFERMAGEM
MAYARA KALINE FREITAS BARBOSA


BI10: EVIDÊNCIAS SOBRE O PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
EDWIGES ITA LEITE DE MIRANDA


BI11: O PROCESSO DE DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS NO BRASIL
ANNE SIMONY POLO NORTE NOGUEIRA


BI12: PERCEPÇÕES DE ENFERMEIROS E MÉDICOS ATUANTES NA U.T.I SOBRE EUTANÁSIA EM ENFERMO TERMINAL
JENNIFER OLIVEIRA DE ARAÚJO


BI13: TRANSPLANTE E DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS E BUSCA DO CONSENTIMENTO
MICHELLE ALVES DE OLIVEIRA

ET1: A ÉTICA COMO FUNDAMENTO Ä HUMANIZAÇÃO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
LIDIANNE MAYRA LOPES CAMPELO


ET2: A ÉTICA NO ATENDIMENTO AO PACIENTE COM HIV/AIDS
LUIZ HENRIQUE FERNANDES DA SILVA


ET3: A ÉTICA PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM E SEUS DESDOBRAMENTOS NA REALIDADE SOCIAL
SANDRA SILVA DE OLIVEIRA


ET4: A ÉTICA PROFISSIONAL E OS DESAFIOS DA ÁREA DA SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA 2007- 2010
ROSANY MORAES CRAVO


ET5: A ÉTICA PROFISSIONAL NA PRÁTICA DA HUMANIZAÇÃO
JULIANA DE SOUZA FONSECA


ET6: A ÉTICA REFLETIDA NA CONDUTA DE ENFERMAGEM: UM ESTUDO REFLEXIVO SOBRE A TEMÁTICA
RHAISSA LAIANA DE MEDEIROS


ET7: A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
ELLEN KAROLYNE LINS RODRIGUES


ET8: A PRIVACIDADE DO CLIENTE FRENTE AO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM ÉTICO
ANA CAROLINE ROSENBAUM


ET9: A TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA ENQUANTO TECNOLOGIA DE EMPODERAMENTO NO COTIDIANO DE SEUS PARTICIPANTES
SAMILLA GONÇALVES DE MOURA


ET10: ABORGADEM ÉTICA SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CUIDADO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
FABIANA PRADO SILVA


ET11: ANÁLISE RETROSPECTIVA DE 241 ARTIGOS SOBRE ÉTICA NA ENFERMAGEM
VIVIANE DE SOUSA SANTOS


ET12: ASPECTOS ÉTICOS DOS CUIDADOS PALIATIVOS DA ENFERMAGEM: UMA PESQUISA DOCUMENTAL
AMANDA MARITSA DE MAGALHÃES OLIVEIRA


ET13: DIMENSÃO DOS ENFRENTAMENTOS ÉTICOS DIANTE DA GERÊNCIA DE ENFERMAGEM
DAYANNE CAROLINE DE ASSIS SILVA


ET14: DIREITOS DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
MILENA MACHADO AGOSTINI


ET15: ENFERMAGEM E EUTANÁSIA: ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS
RANDERSON ALLEN FERREIRA DE BRITO


ET16: ERROS DE ENFERMAGEM NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS E SUAS IMPLICAÇÕES LEGAIS
ROBERTA AGUIAR BRAMBILLA


ET17: ÉTICA E ENFERMAGEM: PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS ONLINE NO ÂMBITO DA SAÚDE
CARLA BRAZ EVANGELISTA


ET18: HOME CARE: ASPECTOS LEGAIS DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM
SUÊNIA GONÇALVES DE MEDEIROS


ET19: POSTURA ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM FRENTE À PERDA DE PRIVACIDADE DOS PACIENTES NO AMBIENTE DE UTI
CARLOS AMARAL DE SOUSA OLIVEIRA


ET20: PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS PELO ENFERMEIRO: ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS
LUIZ HENRIQUE FERNANDES DA SILVA


ET21: PRINCIPAIS CAUSAS DE ERROS DE MEDICAÇÃO: REVISÃO DE LITERATURA
EDER RODRIGUES NAZÁRIO


ET22: QUESTÃO ÉTICA E BIOÉTICA DA CONVERSÃO DA GRAVIDEZ TUBÁRIO-UTERINA: CONTRIBUIÇÕES PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM
ENNYE SAKAGUCHI LOBO


ET23: REGISTROS DE ENFERMAGEM: SUA RELEVÂNCIA NO CONTEXTO ASSISTENCIAL
DJALISSON TAYNER DE SOUZA PEREIRA


ET24: REVISANDO FATORES RELACIONADOS ÀS INFRAÇÕES ÉTICAS NA ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA
DEYLA MOURA RAMOS

SX1: ATENÇÃO À SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOS ADOLESCENTES E INCLUSÃO DO ATENDIMENTO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
JANAINNA MARIA MAIA


SX2: EDUCAÇÃO SEXUAL NO ÂMBITO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
TAINAN CARNEIRO SANTOS


SX3: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PORTADORES DO HIV/AIDS DO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ-BA
LOIANA SANTANA SANTOS


SX4: USO DE PRESERVATIVOS POR JOVENS UNIVERSITÁRIOS DA REDE FEDERAL DE CRUZEIRO DO SUL, ACRE
ELLEN CRISTINA TAVEIRA DE SOUZA



Avaliadora: ÂNGELA GONÇALVES DA SILVA


ON1: A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
SILVIA VIRGÍNIA PEREIRA DA SILVA


ON2: A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE AOS CUIDADOS PALIATIVOS
ALINE PAIÃO DOS SANTOS


ON3: A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NO CUIDADO PALIATIVO COM PACIENTES TERMINAIS: REVISÃO DA LITERATURA
ARLENE DA SILVA FONTINELE


ON4: A IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL ENFERMEIRO-CRIANÇA PARA A MELHORIA DO QUADRO ONCOLÓGICO
ELEINNE FELIX AMIM


ON5: A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS DURANTE A INTERNAÇÃO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS
CAROLINE DE CASTRO MOURA


ON6: A PREVENÇÃO DO CANCÊR DE PRÓSTATA: UM ESTUDO BIBLIOGRAFICO
WENYSSON NOLETO DOS SANTOS


ON7: A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A FAMÍLIA DA CRIANÇA COM CÂNCER: CONTRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM
JÉSSICA RENATA BASTOS DEPIANTI


ON8: ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PÊNIS
LEANDRO RODRIGUES DE SENA


ON9: CÂNCER CÉRVICO-UTERINO
RAVENA NAPOLEÃO DA ROCHA


ON10: DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA PELO ENFERMEIRO
ZAIRA SANTIAGO DE LIMA


ON11: DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM PARA PACIENTES COM CUIDADOS PALIATIVOS
TATIANE MARINZ DE SOUZA


ON12: ÉTICA DO CUIDAR HUMANIZADO AO PACIENTE ONCOLÓGICO NO FINAL DA VIDA
DANIELA LURI MAEDA VITOR


ON13: LEUCEMIA MIELÓIDE AGUDA NA CRIANÇA: NOVAS PERSPECTIVAS PARA A ENFERMAGEM
LAENA CUNHA DA COSTA


ON14: O ENFERMEIRO DIANTE DE PACIENTES IMPOSSIBILITADOS DE REALIZAREM TERAPÊUTICAS ONCOLÓGICAS
MARCELA DA MATA ATROCH


ON15: O ENFERMEIRO E O CUIDADO AO PACIENTE COM CÂNCER
ROSANA DE JESUS SANTOS MARTINS


ON16: PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO DOS CAMINHONEIROS EM RELAÇÃO AOS EXAME DE DETECÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA
ELIAS MARCELINO DA ROCHA


ON17: SISTEMATIÇÃO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM A UMA PACIENTE COM HANSENÍASE DIMORFA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
PAULA FRASSINETTI OLIVEIRA CEZÁRIO


ON18: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE ACOMETIDO PELO CÂNCER DE PRÓSTATA
JADIEL HAMIEL DOS SANTOS


ON19: UM ESTUDO SOBRE HPV - PORTA DE ENTRADA PARA O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO
DANILA PACHECO DA SILVA

MO1: CUIDADOS PALIATIVOS: UM OLHAR ESPECIAL AO PACIENTE EM FASE TERMINAL
IVAN SILVA DE ALCÂNTARA


MO2: O CORPO QUE DESVELA: UMA REFLEXÃO SOBRE A MORTE E O MORRER
MOIZIARA XAVIER BEZERRA


MO3: PERCEPÇÃO DA MORTE SOB A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUE TRABALHAM NA UTI DE UM HOSPITAL
JENNIFER OLIVEIRA DE ARAÚJO


MO4: REFLEXÕES ACERCA DOS SENTIMENTOS DOS ENFERMEIROS FRENTE AO PROCESSO DE MORTE/MORRER
LAIS FERREIRA RODRIGUES

ACS1: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE UMA REGIÃO DA CAPITAL DO ESPÍRITO SANTO
MANUELA ZANDONADI CALIMAN


ACS2: OFICINA COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SOBRE O CUIDADO AO DIABÉTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
LÍCIA MARQUES VIDAL


ACS3: PERCEPÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS ACERCA DA AGENDA DE COMPROMISSOS DE SAÚDE INTEGRAL DA CRIANÇA
MIRNA FROTA

DOM1: A ENFERMAGEM E OS CONFLITOS ÉTICOS NA ATENÇÃO DOMICILIAR: REFLETINDO A BIOÉTICA NA ATENÇÃO BÁSICA
JULIANA MORAIS MEDEIROS RODRIGUES


DOM2: AUXILIANDO O CUIDADOR: UMA ESTRATÉGIA DA ENFERMAGEM PARA A SAÚDE DOMICILIAR
LAIS FERREIRA RODRIGUES


DOM3: PERFIL E REDES SOCIAIS DE APOIO DE PACIENTES SOB CUIDADO DOMICILIAR ASSISTIDOS PELA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
ANA BARBARA HOFFMANN CORREA


DOM4: PLANEJAMENTO DA VISITA DOMICILIAR AO PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
ISABELLA VASCONCELLOS DOMINGUES DO NASCIMENTO


DOM5: RELATO DE EXPERIÊNCIA: A VISÃO DO ACADÊMICO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA VISITA DOMICILIAR
ELISÂNGELA RODRIGUES PAIVA

AB1: "PLANTANDO SAÚDE PARA COLHER QUALIDADE DE VIDA"
IASMINE OLINTO DE ALMEIDA LEÃO


AB2: (RE)SIGNIFICANDO O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: A VISITA DOMICILIAR NA VISÃO DE DISCENTES DE ENFERMAGEM
PATRICIA SANTOS DE OLIVEIRA


AB3: A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PORTADORES DE HANSENÍASE: ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
JUANNA VAZ DA COSTA


AB4: A IMPORTÂNCIA DA CONSULTA DE ENFERMAGEM A PACIENTE HIPERTENSO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
YSABELY DE AGUIAR PONTES PAMPLONA


AB5: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO GRUPO HIPERDIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
ANNE CAROLLINE LOPES MAGALHÃES NOBRE DE MEDEIROS


AB6: A SAÚDE DO TRABALHADOR NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE DIAMANTINA - MG: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
CANDICE ELLEN BARBALHO LAGE


AB7: AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DESENVOLVIDAS NO DISTRITO D'ÁGUA - PET-SAÚDE/BELÉM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
CINTIA YOLETTE URBANO PAUXIS ABEN-ATHAR



Avaliadora: INGRID MEIRELES GOMES



AB8: ANÁLISE DA MORTALIDADE MATERNA NO ESTADO DO PIAUÍ
ANGELINE CRISTINA DE ANDRADE GOMES


AB9: ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA HOMENS COM NEOPLASIAS
REBECA SILVA BEZERRA


AB10: ASPECTOS OPERACIONAIS DE SALAS DE VACINA DA REDE BÁSICA DE SAÚDE DE SÃO LUÍS
LOURIDANE BRITO DA CRUZ


AB11: ATENÇÃO BÁSICA E A ASSISTÊNCIA AO PORTADOR DE HANSENÍASE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
IANNY RAQUEL DANTAS NASCIMENTO


AB12: ATENÇÃO PRÉ-NATAL: UMA PRÁTICA VIVENCIADA POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
FRANCISCA CRISTINA PINHEIRO DE OLIVEIRA


AB13: ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM HOMENS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
MARIA ELIZABETE DE AMORIM SILVA


AB14: ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA FRENTE À PREVENÇÃO DA PREMATURIDADE
ALINE MORAIS DE ALBUQUERQUE


AB15: AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CUIDADO E INTERESSE DAS MULHERES COM O PRÓPRIO CORPO NO USO DOS ANTICONCEPCIONAIS
JAMILLI SILVA AMARAL


AB16: AVALIAÇÃO DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO, CONDIÇÕES DE HABITAÇÃO E SANEAMENTO DAS FAMÍLIAS DA USF SACRAMENTA, BELÉM
ALINE SANTOS BRABO


AB17: AVALIANDO O PROGRAMA HIPERDIA ENQUANTO ESTRATÉGIA PARA A PREVENÇÃO E O CONTROLE DA HIPERTENSÂO ARTERIAL
LUCIDIO CLEBESON DE OLIVEIRA


AB18: CONSULTA DE ENFERMAGEM: ATENDIMENTO AO RECÉM-NASCIDO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
JOUSY DO NASCIMENTO SILVA


AB19: EDUCAÇÃO EM SAÚDE: REPENSANDO AS PRÁTICAS EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DA AUTONOMIA DOS SUJEITOS
ANA KARLA RAMALHO PAIXÃO


AB20: ESTILO DE VIDA DE HIPERTENSOS: UMA PROPOSTA DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
CRISTIANE SANTIAGO NATARIO BRANCO


AB21: ÉTICA NA SALA DE VACINAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DEYSE DE SOUZA RAMOS


AB22: FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A BAIXA PROCURA DOS HOMENS A ATENÇÃO BÁSICA:UMA REVISÃO DA LITERATURA
JULIANA OLIVEIRA SOUSA E MENDES


AB23: HUMANIZAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
PRYSCYLLA SOARES SOUZA LOPES


AB24: INVESTIGAÇÃO EM PRONTUÁRIO DOS CASOS DE DOENÇA DIARRÉICA AGUDA NOTIFICADOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
ARMELINDA PEDRINI FARIA


AB25: O OLHAR DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM ACERCA DA PRÁTICA DA DISCIPLINA SAÚDE COLETIVA I
LUCIANA PERES FIGUEIRA


AB26: O OLHAR PELO SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EPIDEMIOLOGIA
ANNE CAROLLINE LOPES MAGALHÃES NOBRE DE MEDEIROS


AB27: O PROCESSO DE TRABALHO: A VISÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM RELAÇÃO À VISITA DOMICILIAR
YURI FERREIRA DOS SANTOS


AB28: OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DO HOMEM
EMANUELA CARDOSO DA SILVA


AB29: PERFIL DAS INTOXICAÇÕES EXÓGENAS AGUDAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDAS NO PRONTO-SOCORRO DA UFU
THAÍS REZENDE MENDES


AB30: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DO ATENDIMENTO ANTIRRABICO HUMANO EM UNIDADE DE REFERÊNCIA DE JOÃO PESSOA - PB
BRUNA LARICE PEREIRA DOS SANTOS


AB31: POR QUE A POPULAÇÃO MASCULINA QUASE NUNCA PROCURA O SERVIÇO DE SAÚDE?
THAMYRES DE FARIA GUARDA


AB32: PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM E SOLICITAÇÃO DE EXAMES NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
JAQUELINE SILVA MORRA


AB33: PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS POR ENFERMEIROS NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
MARIA IZABEL GONÇALVES DE ALENCAR FREIRE


AB34: PREVALÊNCIA E CARACTERIZAÇÃO DAS FERIDAS E DOS SEUS PORTADORES ATENDIDOS PELAS UNIDADES DE SAÚDE DO RECIFE
MARCELA DA MATA ATROCH


AB35: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RÁDIO E JORNAL NA PROMOÇÃO DE SAÚDE
DANIELA BOCCALON


AB36: PROGRAMA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CUIDADORES LEIGOS DE IDOSOS
SCHEILA MAI


AB37: REDES SOCIAIS DE APOIO UTILIZADAS POR FAMÍLIAS E INDICADAS PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO CUIDADO DOMICILIAR
JAQUELINE DIAS DO NASCIMENTO


AB38: REFLETINDO SOBRE A SAÚDE DO HOMEM: UM DESAFIO PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
MARCELA DA SILVA SOUZA


AB39: RELAÇÃO DE COBERTURA DE PRÉ-NATAL E A MORTALIDADE INFANTIL NO ESTADO DO PARANÁ
RONIE KENY DO CARMO


AB40: RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES REALIZADAS POR ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NO PET SAUDE NO AMAZONAS
ELISÂNGELA RODRIGUES PAIVA


AB41: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE STª CRUZ DA SERRA EM DUQUE DE CAXIAS - RJ
REJANE CLACINO DE OLIVEIRA


AB42: RODA DE CONVERSA SOBRE A SÍNDROME DA IMOBILIZAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
CARLOS ONOFRE NÓBREGA NETO


AB43: SALA DE SITUAÇÃO: IMPORTANTE INSTRUMENTO DE GESTÃO NA ATENÇÃO BÁSICA
TALITA NARA CAMPOS FERNANDES


AB44: SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
JULIANA MORAIS MEDEIROS RODRIGUES


AB45: UNIDADE DE SAÚDE FRENTE A UMA EPIDEMIA DE DENGUE: COMO CUIDAR?
MARÍLIA MACHADO MATOS


AB46: VISÃO DAS MÃES SOBRE VACINAÇÃO NO PRIMEIRO ANO DE VIDA
FRANCISCA CRISTINA PINHEIRO DE OLIVEIRA

Acompanhe por e-mail

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje