Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

sábado, 23 de março de 2013

Novo CTI do Hupe alia tecnologia de ponta e atendimento humanizado


Elena Mandarim
 Divulgação/COMHupe
     
        Da esquerda para direita: Sérgio Cunha, Ricardo Vieiralves,
             Albanita Viana, Ruy Marques e Rodolfo Acatauassu
Oferecer tecnologia de ponta em um ambiente humanizado é o objetivo do novo Centro de Terapia Intensiva (CTI), do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A cerimônia informal de inauguração aconteceu nesta terça-feira, 21 de março, nas dependências do próprio CTI. Entre os diferenciais do local, destacam-se o amplo espaço de cada um dos boxes, todos com iluminação independente; janelas para permitir a entrada da luz natural do dia; a aparelhagem de alto nível tecnológico, e a construção de uma sala de aula, que servirá a alunos de graduação e residentes da área médica.
Para trabalhar no novo CTI, o reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves, ressaltou que já foi autorizada a contratação de oito médicos intensivistas, seis enfermeiros, 12 técnicos de enfermagem e seis fisioterapeutas. "A contratação de um corpo de profissionais especializados e eficientes vai garantir um atendimento digno aos pacientes internados", declarou Vieiralves. Ele agradeceu o sistemático apoio da FAPERJ para a revitalização do Hupe. "A Fundação tem contemplado regularmente o corpo docente da Uerj, que vem aplicando os recursos recebidos na melhoria e ampliação física e intelectual da universidade. Além disso, temos conseguido construir uma forte sinergia entre reitoria e a diretoria do Hupe que vem se refletindo na melhoria das condições de assistência do hospital." Vieiralves adiantou ainda que, em breve, novas obras serão inauguradas como, por exemplo, a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de pós-operatório.
As novas instalações vão além de simplesmente atender às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o professor e chefe do CTI, Sérgio Cunha, houve o cuidado de humanizar o local. "As janelas grandes, por exemplo, proporcionam aos pacientes a sensação de contato com o mundo lá fora. Os boxes, bem amplos, são separados por paredes de alvenaria e não por cortinas, como é de costume, o que minimiza que um paciente escute ou veja o que acontece ao lado. Cada boxe, inclusive, tem iluminação própria, para que a intervenção em um paciente de madrugada não atrapalhe os demais." Outra preocupação, segundo Cunha, foi garantir que o CTI seja usado para a formação plena de novos profissionais da área de saúde intensiva. Para isso, há uma sala de aula dentro do CTI, que servirá a todos os cursos e residências da área médica, como medicina, enfermagem e fisioterapia.
Representando o secretário estadual de ciência de tecnologia, Gustavo Tutuca, João Regazzi destacou que a atenção da secretaria está voltada para a Uerj, para melhorar cada vez mais a sua qualidade, que já é reconhecida nacionalmente. "Recentemente, a Uerj foi cotada como a 11º universidade do País. Nosso objetivo é manter e, até melhorar, essa colocação nos rankings que atestam tanto a excelência do ensino quanto do atendimento ao público", aposta Regazzi. Também participou da cerimônia a professora Albanita Vianna, diretora da Faculdade de Ciências Médicas.
Para o presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, a atuação da Fundação representa muito significativamente as intenções da Secretaria de Ciência e Tecnologia em priorizar as universidades estaduais. "Em grande parte, a revitalização do Hupe está sendo consolidada pelo apoio recebido por diferentes editais da FAPERJ. O novo CTI, que começa a funcionar na próxima semana, é um exemplo do apoio da Fundação à infraestrutura da universidade para a pesquisa e formação de recursos humanos, que também se traduz em melhor assistência à população” afirma Marques. 
Para o diretor do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Uerj, Rodolfo Acatauassu, o CTI tem que ser – e no caso do Hupe é – o ambiente de elite dos hospitais. "É aqui que o paciente mais grave vai ser tratado. No caso dos hospitais púbicos, é necessário que possamos romper com a injustiça de que pessoas simples não têm direito a receber atendimento de alta tecnologia. Aqui, vamos oferecer o que há de mais moderno e avançado em tratamento intensivo." Sérgio Cunha fechou a cerimônia, agradecendo a todos que, direta ou indiretamente, ajudaram para a consolidação do novo CTI. "Será um ambiente de ensino de excelência e de assistência adequada e de qualidade aos pacientes", conclui. 


Fonte: FAPERJ.

INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA NA LUTA CONTRA A TUBERCULOSE


Olá Queridos!!

Estaremos realizando no dia 27 de março de 2013 o I Seminário de Tuberculose do IFF. Conto com vcs para participação e divulgação !
Beijos,
Aline Gomes.
__________________________________________________________________________
MSc. Enfª. Aline Gomes
Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - CCIH/IFF
Núcleo de Vigilância Hospitalar - NVH/IFF
Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira - IFF
Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ
Tel.: (21) 2554-1865

Currículo lattes: 
http://lattes.cnpq.br/2718066198991298

quarta-feira, 20 de março de 2013

Dia 19/03, mais um requerimento

Logo C?mara dos Deputados
Acompanhamento de Proposições
Brasília, quarta-feira, 20 de março de 2013

 
Prezado(a) Washington Ramos Castro,
Informamos que as proposições abaixo sofreram movimentações.
 
  • PL-02295/2000 - Dispõe sobre a jornada de trabalho dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.
 - 19/03/2013Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7092/2013, pelo Deputado Henrique Afonso (PV-AC), que: "Requer a inclusão na Ordem do Dia do PL nº 2.295, de 2000, que dispõe sobre a jornada de trabalho dos Enfermeiros,Técnicos e Auxiliares de Enfermagem".

terça-feira, 19 de março de 2013

ENFERMAGEM PODE COMEMORAR

Casa de Parto de São Sebastião comemora mil partos



Os mil partos já realizados na Casa de Parto de São Sebastião serão comemorados nesta quinta-feira (14), com homenagens as mulheres da comunidade e sorteios de brindes. A comemoração, que contará com a presença do secretário de Saúde, Rafael Barbosa, começa às 10 h, na Unidade Mista de São Sebastião, localizada no Centro de Múltiplas Atividades, Conjunto 10, Centro.

O parto humanizado é uma opção para gestantes que buscam participar ativamente do nascimento do filho, por meio de atendimento humanizado. O modelo implementado atende a portaria n° 985/99 do Ministério da Saúde, que institui Centros de Partos Normais e determina suas diretrizes de funcionamento. A Casa nasceu em 2009, funciona 24 horas por dia e é composta por enfermeiros obstetras e técnicos de enfermagem, que oferecem acompanhamento e assistência em tempo integral.

A Casa de Parto acolhe, avalia e orienta todas as gestantes, parturientes e puérperas que procuram o Serviço. Entretanto, os casos que não se adequam ao atendimento pelo enfermeiro obstetra são encaminhados para o Hospital Regional do Paranoá – referencia mais próxima ou para uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

O parto neste serviço é indicado apenas para mulheres com gravidez de baixo risco, que não passam por procedimentos cirúrgicos ou intervenções médicas para dar à luz. Para serem atendidas no local, as mães precisam ter feito o pré-natal completo de, no mínimo, seis consultas, nunca ter passado por uma cesariana e não apresentar indicativo de gravidez de risco, como por exemplo, pressão alta e sorologia negativa.

O serviço traz benefícios como estabilidade emocional e tranquilidade, uma vez que a paciente terá uma pessoa da família ao seu lado. Além disso, desde o nascimento o bebê já fica junto à mãe.

Para a coordenadora Jussara Vieira, “as mulheres nos procuram por que o serviço fica próximo a residência, é humanizado e tem um ambiente tranquilo. Todas se sentem satisfeitas e bem acolhidas, pois recebem assistência individualizada e respeitosa”, destaca a coordenadora.

O espaço físico da Casa de Parto é composto por dois consultórios, duas salas de parto, sendo uma com banheira, seis leitos de alojamento conjunto (três leitos em cada uma das duas enfermarias), uma sala de cuidados com o recém-nascido e reanimação neonatal, um posto de enfermagem e uma varanda para acesso das pacientes internadas.

Fonte: Secretaria de Saúde DF

A UFRJ é Contra a EBSERH!


Professora Maria Antonieta R. Tyrrel recebe das mãos da Deputada Enfermeira Rejane o Prêmio Nise da Silveira




A solenidade em comemoração ao Dia internacional da Mulher, no Palácio da Cidade, nesta sexta-feira (08), contou com a presença da deputada Enfermeira Rejane, lideranças femininas de diversos segmentos e do prefeito Eduardo Paes. Na ocasião, mulheres que se destacaram na sociedade no ano passado receberam o prêmio Nise da Silveira. Dentre as laureadas, Maria Antonieta Rubio Tyrrel, diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery.

A deputada Enfermeira Rejane citou a dedicação profissional da diretora da EEAN, que há décadas desenvolve importantes trabalhos na área contribuindo para o avanço da atividade. "Tyrrel sempre foi um exemplo de luta na defesa da enfermagem e da saúde pública em geral. Essa é uma homenagem mais que merecida e é um justo reconhecimento quem se destacou, não só no ano passado, mas há décadas".

Em seu discurso, a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Ana Rocha, falou sobre as metas da nova pasta, incluindo a formulação e aplicação de políticas voltadas ao público feminino, entre elas o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. "Abre-se um tempo de avanço. O prefeito não tem noção do que representa a criação da SPM para as cariocas. Estamos muito orgulhosas", comemorou.

O Prefeito Eduardo Paes lembrou que a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres foi uma promessa de campanha de seu governo, mas ainda há muito a fazer, principalmente no que diz respeito à violência com a mulher. "Queremos fazer do Rio um Exemplo de aplicação da Lei Maria da Penha", afirmou.

Fonte: enfermeirarejane.com

A UNICAMP APOIA A CARAVANA DAS 30 HORAS


Caravana da Enfermagem/UNICAMP - Manifestação em Brasília 09 de abril Esplanada dos Ministérios 
 
O 'Fórum Nacional 30 Horas Já: Enfermagem Unida por um objetivo' e a Comissão de Enfermagem do Complexo Hospitalar da UNICAMP convocam todos os profissionais da Enfermagem (Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem) para participarem do movimento para a aprovação do PL 2295/2000 que regulamenta a jornada de trabalho para 30 horas semanais para os profissionais de Enfermagem.
O ato acontecerá no dia 09/04/2013, a partir das 9h da manhã, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
A convocação é uma iniciativa das organizações representativas da Enfermagem que compõem o Fórum: COFEN, ABEN, FNE e CNTS.

ÔNIBUS SAINDO DA UNICAMP ÀS 18HORAS DO DIA 8 DE ABRIL DE 2013.
 
LOCAL: F1 Hospital das Clínicas – EM FRENTE DA AGÊNCIA DO BANCO SANTANDER (ANTIGO BANCO REAL) – retorno de Brasília no dia 09/04/2013 às 18 Horas.

Informações:

Adilton/CAISM: Ramal 19414
Édina/CAISM: Ramal 19179
Diva/Paula HC: Ramal 17464

MAIS ALGUNS REQUERIMENTOS

Logo C?mara dos DeputadosAcompanhamento de Proposições
Brasília, quinta-feira, 14 de março de 2013

Prezado(a) Washington Ramos Castro,
Informamos que as proposições abaixo sofreram movimentações.
  • PL-02295/2000 - Dispõe sobre a jornada de trabalho dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.
- 13/03/2013Apresentação do Requerimento n. 7042/2013, pelo Deputado Fabio Reis (PMDB-SE), que: "Requer a inclusão na Ordem do Dia, do Projeto de Lei nº 2.295/2000, que "Dispões sobre a jornada de trabalho dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem"".
- 13/03/2013Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7030/2013, pelo Deputado Henrique Oliveira (PR-AM), que: "Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia do Projeto de Lei n 2.295 de 2000, jornada de trabalho da Enfermagem".
- 13/03/2013Apresentação do Requerimento n. 7024/2013, pelo Deputado João Campos (PSDB-GO), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia do PL nº 2.295 de 2000, que "Dispõe sobre a jornada de trabalho dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem."".

Mais tramitação em março

Logo C?mara dos Deputados
Acompanhamento de Proposições
Brasília, quarta-feira, 13 de março de 2013

 
Prezado(a) Washington Ramos Castro,
Informamos que as proposições abaixo sofreram movimentações.
 
  • PL-02295/2000 - Dispõe sobre a jornada de trabalho dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.
 - 12/03/2013Apresentação do Requerimento n. 6964/2013, pelo Deputado Valtenir Pereira (PSB-MT), que: "Requer a inclusão na pauta da Ordem do Dia do Plenário do Projeto de Lei nº 2.295, de 2000, que "Dispõe sobre a jornada de trabalho dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem"".

Tramitações de março

Logo C?mara dos Deputados
Acompanhamento de Proposições
Brasília, quinta-feira, 07 de março de 2013

 
Prezado(a) Washington Ramos Castro,
Informamos que as proposições abaixo sofreram movimentações.
 
  • PL-02295/2000 - Dispõe sobre a jornada de trabalho dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.
 - 06/03/2013Apresentação do Requerimento n. 6916/2013, pelo Deputado Dr. Jorge Silva (PDT-ES), que: " Solicita inclusão na Ordem do Dia do projeto de Lei nº 2.295, de 2000, que "Dispõe sobre jornada de trabalho dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem." ".
 - 06/03/2013Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 6933/2013, pelo Deputado Aureo (PRTB-RJ), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia do Projeto de Lei n° 2.295/2000".
 - 06/03/2013Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 6944/2013, pelo Deputado Junji Abe (PSD-SP), que: "Requer a inclusão do Projeto de Lei 2295 de 2000 na pauta da Ordem do Dia".

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje