Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

terça-feira, 19 de março de 2013

ENFERMAGEM PODE COMEMORAR

Casa de Parto de São Sebastião comemora mil partos



Os mil partos já realizados na Casa de Parto de São Sebastião serão comemorados nesta quinta-feira (14), com homenagens as mulheres da comunidade e sorteios de brindes. A comemoração, que contará com a presença do secretário de Saúde, Rafael Barbosa, começa às 10 h, na Unidade Mista de São Sebastião, localizada no Centro de Múltiplas Atividades, Conjunto 10, Centro.

O parto humanizado é uma opção para gestantes que buscam participar ativamente do nascimento do filho, por meio de atendimento humanizado. O modelo implementado atende a portaria n° 985/99 do Ministério da Saúde, que institui Centros de Partos Normais e determina suas diretrizes de funcionamento. A Casa nasceu em 2009, funciona 24 horas por dia e é composta por enfermeiros obstetras e técnicos de enfermagem, que oferecem acompanhamento e assistência em tempo integral.

A Casa de Parto acolhe, avalia e orienta todas as gestantes, parturientes e puérperas que procuram o Serviço. Entretanto, os casos que não se adequam ao atendimento pelo enfermeiro obstetra são encaminhados para o Hospital Regional do Paranoá – referencia mais próxima ou para uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

O parto neste serviço é indicado apenas para mulheres com gravidez de baixo risco, que não passam por procedimentos cirúrgicos ou intervenções médicas para dar à luz. Para serem atendidas no local, as mães precisam ter feito o pré-natal completo de, no mínimo, seis consultas, nunca ter passado por uma cesariana e não apresentar indicativo de gravidez de risco, como por exemplo, pressão alta e sorologia negativa.

O serviço traz benefícios como estabilidade emocional e tranquilidade, uma vez que a paciente terá uma pessoa da família ao seu lado. Além disso, desde o nascimento o bebê já fica junto à mãe.

Para a coordenadora Jussara Vieira, “as mulheres nos procuram por que o serviço fica próximo a residência, é humanizado e tem um ambiente tranquilo. Todas se sentem satisfeitas e bem acolhidas, pois recebem assistência individualizada e respeitosa”, destaca a coordenadora.

O espaço físico da Casa de Parto é composto por dois consultórios, duas salas de parto, sendo uma com banheira, seis leitos de alojamento conjunto (três leitos em cada uma das duas enfermarias), uma sala de cuidados com o recém-nascido e reanimação neonatal, um posto de enfermagem e uma varanda para acesso das pacientes internadas.

Fonte: Secretaria de Saúde DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Proprietário deste blog informa que as postagens de comentários são identificadas, cabendo ao autor dos mesmos a responsabilidade pelo teor de seus comentários.
Grato por sua participação.

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje