Casa de Parto de São Sebastião comemora mil partos
Os mil partos já realizados na Casa de Parto de São Sebastião serão comemorados nesta quinta-feira (14), com homenagens as mulheres da comunidade e sorteios de brindes. A comemoração, que contará com a presença do secretário de Saúde, Rafael Barbosa, começa às 10 h, na Unidade Mista de São Sebastião, localizada no Centro de Múltiplas Atividades, Conjunto 10, Centro.
O parto humanizado é uma opção para gestantes que buscam participar ativamente do nascimento do filho, por meio de atendimento humanizado. O modelo implementado atende a portaria n° 985/99 do Ministério da Saúde, que institui Centros de Partos Normais e determina suas diretrizes de funcionamento. A Casa nasceu em 2009, funciona 24 horas por dia e é composta por enfermeiros obstetras e técnicos de enfermagem, que oferecem acompanhamento e assistência em tempo integral.
A Casa de Parto acolhe, avalia e orienta todas as gestantes, parturientes e puérperas que procuram o Serviço. Entretanto, os casos que não se adequam ao atendimento pelo enfermeiro obstetra são encaminhados para o Hospital Regional do Paranoá – referencia mais próxima ou para uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
O parto neste serviço é indicado apenas para mulheres com gravidez de baixo risco, que não passam por procedimentos cirúrgicos ou intervenções médicas para dar à luz. Para serem atendidas no local, as mães precisam ter feito o pré-natal completo de, no mínimo, seis consultas, nunca ter passado por uma cesariana e não apresentar indicativo de gravidez de risco, como por exemplo, pressão alta e sorologia negativa.
O serviço traz benefícios como estabilidade emocional e tranquilidade, uma vez que a paciente terá uma pessoa da família ao seu lado. Além disso, desde o nascimento o bebê já fica junto à mãe.
Para a coordenadora Jussara Vieira, “as mulheres nos procuram por que o serviço fica próximo a residência, é humanizado e tem um ambiente tranquilo. Todas se sentem satisfeitas e bem acolhidas, pois recebem assistência individualizada e respeitosa”, destaca a coordenadora.
O espaço físico da Casa de Parto é composto por dois consultórios, duas salas de parto, sendo uma com banheira, seis leitos de alojamento conjunto (três leitos em cada uma das duas enfermarias), uma sala de cuidados com o recém-nascido e reanimação neonatal, um posto de enfermagem e uma varanda para acesso das pacientes internadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Proprietário deste blog informa que as postagens de comentários são identificadas, cabendo ao autor dos mesmos a responsabilidade pelo teor de seus comentários.
Grato por sua participação.