Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

AINDA SOBRE A DISCUSSÃO DO PISO NACIONAL - Profissionais de enfermagem do RJ debatem piso salarial federal


No dia 24, o Auditório Nelson Carneiro, na Alerj, recebeu os profissionais de enfermagem que debateram com o deputado federal Assis Melo (PCdoB) o PL 4924/2009, que trata do Piso Salarial Federal da Enfermagem. A iniciativa do debate foi da deputada estadual Enfermeira Rejane, também do PCdoB.

Para Rejane, esta discussão tem que se dar em nível nacional já que o relatório deverá refletir a necessidade de todos os profissionais de enfermagem do país, inclusive os do Rio de Janeiro. A deputada convidou também para participar da mesa o presidente do Coren-RJ, Pedro de Jesus Silva, e a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro, Mônica Armada.

Pedro de Jesus apoiou a iniciativa da deputada, que valoriza a organização das lutas da enfermagem. “Iniciativas como esta só trazem benefícios a todos nós, profissionais de enfermagem, já que possibilitam a participação ampla e o exercício de cidadania. Vamos nos mobilizar e manter a postura de comprometimento nas lutas para servir de pressão para que os parlamentares entendam, definitivamente, que se trata de reivindicações antigas e merecedoras da enfermagem”, declarou.

Já a presidente do Sindenf-RJ, Mônica Armada, falou sobre a atuação do sindicato em relação à questão salarial e sobre a importância da iniciativa de promover um debate amplo entre os profissionais de enfermagem e o parlamento.

Durante o debate, o deputado Assis Melo, que é o relator do PL 4924/2009, falou sobre a mobilização da categoria como fator decisivo para a aprovação no Congresso Nacional das várias lutas da enfermagem. Citou também a precarização do trabalho e a diminuição da qualidade de vida dos trabalhadores da saúde, tanto em função da má remuneração como da necessidade desses profissionais cumprirem duas ou três jornadas diárias para poder ter uma renda que possibilite a sobrevivência.

Assis também ressaltou a importância da representatividade da enfermagem no parlamento. “É muito importante ter um representante da categoria no parlamento, já que é este profissional que vai defender e brigar por conquistas pela melhoria de vida deste contingente da população. Lembrando que a enfermagem é a segunda maior categoria, contando hoje com 1,5 milhão de trabalhadores distribuídos em todo país”.

O deputado reforçou ainda a necessidade de se adquirir consciência política para que todos possam exercer o direito de decidir, ter a sua opinião respeitada e cobrar de seus parlamentares, que legislem na defesa dos interesses dos trabalhadores.

Os profissionais e estudantes presentes reforçaram a importância da criação de um piso salarial federal e da aprovação da jornada de trabalho de 30 horas para a enfermagem, que já está em tramite há quase 40 anos. A representante da Federação dos Enfermeiros, Líbia Dantas, informou que a maioria dos profissionais de enfermagem luta para se qualificar e se manter atualizada.

Quanto ao seu compromisso com a sociedade brasileira, o deputado Assis reafirmou que: “Nós, enquanto representantes do povo no parlamento, precisamos melhorar as condições do trabalho social. O trabalhador tem que ter mais condições para a vida e não para a morte”. Ele se comprometeu em retornar ao Rio de Janeiro para prestar contas à enfermagem de sua luta em defesa do piso salarial federal.


fonte: vermelho.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Proprietário deste blog informa que as postagens de comentários são identificadas, cabendo ao autor dos mesmos a responsabilidade pelo teor de seus comentários.
Grato por sua participação.

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje