Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

domingo, 5 de junho de 2011

A desigualdade racial no atendimento do SUS


Apesar de um sistema universal de saúde propor que a população tenha atendimento e os direitos de acesso aos serviços de forma igual, não é este o cenário apresentado no Relatório de Desigualdades Raciais, realizado por Marcelo Paixão, professor do Instituto de Economia (IE) da UFRJ e membro do Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser).
O estudo mostra que o sistema de saúde brasileiro trata de forma desigual pretos e pardos em comparação à população considerada branca. Entre os dados coletados, o percentual de pretos e pardos atendidos pelo SUS, e que não avaliaram o sistema de forma positiva, está em 17,4% contra 12,2% de brancos.

Ao comparar o número de homens e mulheres que não procurou atendimento de saúde mesmo tendo necessidade com o total de pessoas que buscaram o serviço, os números apontam que, entre os homens, 35,2% eram pretos e pardos e 15,9% brancos. Entre as mulheres, 26,1% eram pretas e pardas e 
13,1% brancas.
Ainda assim, o estudo indica que a população preta e parda demanda mais atendimento do SUS do que a população branca. No total de óbitos por razão desconhecida decorrente de falta de atendimento, 47% eram pretos e pardos, 31,1% eram brancos e 21% tiveram a cor ignorada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Proprietário deste blog informa que as postagens de comentários são identificadas, cabendo ao autor dos mesmos a responsabilidade pelo teor de seus comentários.
Grato por sua participação.

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje