Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Mônica Armada: Justiça para os enfermeiros - Jornal o Dia (grande força na mídia em favor da enfermagem)


Presidente do Sindicato dos Enfermeiros Mônica Armada


Rio - O enfermeiro tem papel preponderante na sustentação do Sistema Único de Saúde (SUS): da atenção básica aos procedimentos de alta complexidade, interferindo de forma decisiva na prevenção e manutenção da saúde. Esse profissional atua apoiando nos momentos mais difíceis da vida de qualquer um de nós — sem distinção de raça, credo ou gênero —, tratando de forma técnica e humanizada.

Ainda assim, em termos trabalhistas, esta categoria não alcançou um patamar de direitos garantidos para o melhor exercício da profissão.

O Congresso Nacional terá a oportunidade de mudar este quadro; a discussão sobre o projeto de lei estabelecendo 30 horas semanais para enfermeiros, auxiliares, parteiros e técnicos de enfermagem está em pleno andamento. Será uma vitória mais do que merecida para os profissionais e, sobretudo, para usuários que procuram os serviços de saúde.

Outro aspecto geralmente esquecido nas pesquisas e discussões (e sem notificações) são as condições de trabalho do enfermeiro. Ainda é alta a quantidade de acidentes que envolvem estes profissionais. Entre as causas, certamente estão o estresse e o desgaste causado pelas condições de trabalho.

Um estudo do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos (Dieese) mostra que, além de tantos benefícios, a regulamentação da carga horária em 30 horas semanais ampliará o mercado de trabalho em 26,26%, trazendo mais qualidade para os profissionais de enfermagem. E o impacto financeiro do aumento de rendimentos será de apenas 2%.

A regulamentação da carga horária vai reparar uma injustiça e só trará benefícios à sociedade. Que o Congresso Nacional seja rápido. Os enfermeiros aguardam impacientes.

O dia - melhor todo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Proprietário deste blog informa que as postagens de comentários são identificadas, cabendo ao autor dos mesmos a responsabilidade pelo teor de seus comentários.
Grato por sua participação.

Acompanhe por e-mail

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje