Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Requerimento n. 2.346/2011, apresentado pelo Deputado Paulo Foletto (PSB-ES)

CÂMARA DOS DEPUTADOS

REQUERIMENTO Nº 2.346 de 2011

(Do Sr. Paulo Folleto)

Solicita   inclusão   na   Ordem  do  Dia do
Projeto de Lei nº 2.295/2000 que “Dispõe
sobre    a    jornada    de     trabalho    dos
Enfermeiros,   Técnicos   e   Auxiliares   de
Enfermagem”.
Senhor Presidente,

Requeiro a Vossa Excelência, nos termos do art. 114, inciso XIV, do Regimento Interno desta Casa, a inclusão na Ordem do Dia do Projeto de Lei nº 2.295/ 2000 que “Dispõe sobre a jornada de trabalho dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem”.

JUSTIFICATIVA:

O Projeto de Lei nº 2.295 de 2000, de autoria do Senador Lúcio Alcântara (PSDB/CE), visa estabelecer a jornada de 30 horas semanais para a categoria de profissionais da Enfermagem. A atual carga horária desses
profissionais é de 40 horas.

O trabalho exercido por esses profissionais é caracterizado por várias tensões e riscos que podem ficar ainda maiores quando a jornada de trabalho é elevada. As chances de surgimento de doenças profissionais e acidentes de trabalho são potencializadas, o que compromete diretamente a produtividade desses, podendo inclusive refletir no bom e correto atendimento dos cidadãos usuários dos serviços de saúde.

Tem sido recorrente a veiculação pela imprensa de casos de erros cometidos por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, atribuídos à fadiga profissional, e que por vezes resultaram em mutilações, sequelas e até em morte do paciente. Dessa forma, a diminuição para 30 horas, será um ganho não só para a categoria, mas para a sociedade como um todo. 

Sala das Sessões, em de julho de 2011.

Deputado PAULO FOLLETO (PSB-ES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Proprietário deste blog informa que as postagens de comentários são identificadas, cabendo ao autor dos mesmos a responsabilidade pelo teor de seus comentários.
Grato por sua participação.

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje