Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Assembleia Legislativa reúne três mil enfermeiros em audiência pública no Maranhão



A Assembleia Legislativa realizou na tarde desta quarta-feira (31), no auditório Fernando Falcão, audiência pública para discutir e defender a atuação e as reivindicações de enfermeiros e técnicos e auxiliares de enfermagem no Maranhão.

Entre as principais reivindicações estão: carga horária, piso salarial, realização de concurso público e o plano de cargos, carreiras e salário da categoria. Dezenas de caravanas vindas do interior do Estado participaram da Audiência Pública que reuniu cerca de 3 mil profissionais de enfermagem.

A deputada e enfermeira Valéria Macedo (PDT), autora do requerimento, destacou a luta da categoria, principalmente pela redução da carga horária para 30 horas semanais.

A deputada também defendeu a aumento do piso salarial e informou que já tramita um projeto de lei, de sua autoria, que dispõe sobre o assunto. Sobre a realização de concursos públicos no âmbito estadual e municipal, Macedo disse que a matéria é de urgência ,visto o plano dom governo para instalação de novos hospitais e as UPA’s.

Para o deputado Dr Pádua (PP), que preside a Comissão de Saúde da Casa, a audiência foi de suma importância no sentido de fortalecer o debate em torno de reivindicações tão antigas da categoria. 

“Com a realização dessa audiência esperamos contribuir com essa luta dos enfermeiros e técnicos de enfermagem do nosso estado, essa categoria que tanto trabalha e merece uma remuneração digna”.

“Hoje é o dia mais importante para a categoria dos enfermeiros e técnicos de enfermagem do estado do Maranhão. No dia 24 de maio procuramos a deputada Valéria Macedo para propor soluções contra essa imoralidade que é a atual carga horária e o piso salarial pago aos profissionais de enfermagem” disse Euzanir Silva Aroucha, presidente do Conselho Regional de Enfermagem.

A Audiência contou ainda com a participação do vice-governador Washington Oliveira(PT), dos deputados Carlinhos Amorim, Eliziane Gama, Cleide Coutinho, Neto Evangelista, Bira do Pindaré, Vianey Bringel, Jota Pinto, Alexandre Almeida, Eduardo Braide, Francisca Primo e André Fufuca, além de diretores do Coren (Conselho Regional de Enfermagem), do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), da Aben (Associação Brasileira de Enfermagem do Maranhão), da Federação Nacional de Enfermagem e do movimento sindical.

Fonte: assembleia legislativa do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Proprietário deste blog informa que as postagens de comentários são identificadas, cabendo ao autor dos mesmos a responsabilidade pelo teor de seus comentários.
Grato por sua participação.

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje