Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

De olho na qualidade dos cursos de Enfermagem, Coren-ES firma parceria com Conselho Estadual de Educação


O Coren-ES, por intermédio da sua Câmara Técnica de Ensino e Pesquisa, acaba de dar um passo importante no sentido de contribuir para melhorar os cursos de Enfermagem no Espírito Santo. É que foi assinado com o Conselho Estadual de Educação, CEE-ES, no dia 14 de setembro, um protocolo de intenções que estabelece atuação conjunta dos dois órgãos. Bom para o profissional, que entrará no mercado de trabalho mais preparado, e melhor ainda para a sociedade, que será assistida com mais qualidade.
Cenário
O surgimento de vários cursos técnicos e universitários de Enfermagem tem ampliado as oportunidades para quem deseja ser um profissional da área. Porém, nem todos os cursos atendem às recomendações e normas do Conselho Federal de Enfermagem, Cofen, dificultando, inclusive, a obtenção do registro no Conselho Regional. Outro problema grave é que algumas escolas oferecem condições deficientes ou até mesmo precárias para o desenvolvimento das práticas profissionais, o que significa formar pessoas sem a qualificação necessária para as funções de Enfermagem.

O órgão competente e responsável pela fiscalização nas instituições de ensino é o Conselho Estadual de Educação, cujos conselheiros, por não serem especialistas em Enfermagem, passarão a contar, a partir dessa parceria, com integrantes do Coren-ES nas fiscalizações. Essa ação conjunta ajudará na avaliação, reconhecimento e aprovação dos cursos de Enfermagem.
"A partir da realidade que encontrarmos nas escolas emitiremos parecer técnico, que será decisivo para que sejam aprovados pelo Conselho Estadual de Educação, apenas os cursos que se adequarem à formação de profissionais de Enfermagem. A parceria é bem recente, mas acreditamos que em breve conseguiremos diminuir os erros relacionados aos itinerários formativos dos cursos, que geram problemas na hora de o profissional obter o registro junto ao Coren-ES, e, principalmente, melhorar a qualidade da assistência de Enfermagem no Espírito Santo", avalia a presidente da Câmara Técnica de Ensino e Pesquisa do Coren-ES, Regina Célia Diniz Werner.
Destaque nacional
Por conta da sua atuação, a Câmara Técnica de Ensino e Pesquisa (CTEP) do Coren-ES foi destaque no 14º CBCENF, ocorrido em agosto último, em Curitiba, no Paraná. Durante o evento, o Cofen realizou uma reunião com 15 Conselhos Regionais e apenas cinco contavam com Câmara Técnica de Ensino e Pesquisa. O Coren-ES, que está entre esses cinco, apresentou suas ações na reunião e foi parabenizado. Quem representou a CTEP do Espírito Santo na reunião do CBCENF foi a enfermeira Rachel Cristine Diniz da Silva, integrante da Câmara Técnica. Também fazem parte da CTEP as enfermeiras Cláudia Roberta Santos e Adriani Geralda Ribeiro, além da presidente, Regina Célia Diniz Werner.
Veja o que está previsto na parceria Coren-ES/CEE-ES
Das responsabilidades e compromissos
I- Do Conselho Estadual de Educação ES
1.1- Promover oportunidades de intercâmbio de informações que contribuam para a melhoria dos currículos dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de Nível Superior de sua jurisdição.
1.2- Fornecer ao Conselho Regional de Enfermagem informações básicas sobre os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Cursos de Ensino Superior de sua jurisdição.
1.3- Viabilizar a participação do Conselho Regional de Enfermagem em visitas técnicas às escolas para efeito de credenciamento/recredenciamento/autorização/aprovação de estabelecimento/curso ou para outra finalidade identificada pelo Conselho Estadual de Educação.
II- Do Conselho Regional de Enfermagem ES
2.1- Oferecer ao Conselho Estadual de Educação contribuições que propiciem melhorias nos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e nos cursos superiores.
2.2- Contribuir para a formulação de perfis profissionais relacionados aos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
2.3- Participar da realização de eventos que propiciem a troca de experiências e a inovação curricular.
2.4- Participar, em conjunto com o Conselho Estadual de Educação, em visitas técnicas a cursos e instituições, contribuindo com a avaliação com vistas ao seu credenciamento/recredenciamento ou autorização.

Fonte: corenes.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Proprietário deste blog informa que as postagens de comentários são identificadas, cabendo ao autor dos mesmos a responsabilidade pelo teor de seus comentários.
Grato por sua participação.

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje