Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Nova gestão traz proposta de saúde para estudantes da UFRJ

A Superintendência Geral de Políticas Estudantis, uma das mais novas superintendências criadas pelo atual reitor, Carlos Levy, tem como propósito levar aos estudantes da UFRJ, entre outras coisas, uma política de assistência à saúde em alusão à Constituição Federal, que estabelece a saúde como direito de todos e dever do Estado. Para isso, o superintendente, professor Antônio José Barbosa de Oliveira, está formando uma equipe multiprofissional que irá assumir a Divisão de Saúde do Estudante: “Novas ações estão sendo tomadas de acordo com a criação da Divisão de Saúde do Estudante. Para isso, foram convidados, inclusive, profissionais da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), com bastante experiência, e já estamos começando a maior aproximação com algumas unidades, como o Instituto de Psicologia”, esclarece Antônio.

A Superintendência agrega três seções, que vão trabalhar com a saúde do estudante: seção de assistência psicossocial, seção de assistência à saúde física e seção de promoção e prevenção da saúde. A seção de assistência psicossocial, iniciada em 1996 e que conta com uma psicóloga, fica encarregada da promoção de ações visando à saúde mental dos universitários, ao atendimento psicológico individual e em grupo, além de ações educativas, preventivas, estudos e pesquisas relacionados com a questão da saúde mental. A seção de assistência à saúde física realiza a promoção da saúde física dos estudantes, a prestação de serviços institucionais em laboratórios, clínicas e hospitais, e também atendimentos médico e odontológico básicos. A terceira seção, a de promoção e prevenção da saúde, lida com ações de caráter socioeducativo, objetivando o bem-estar e a integridade física e mental dos alunos.

Algumas sugestões foram apresentadas para que ocorresse a melhoria dos serviços, além da ampliação dos trabalhos. “O aumento do quadro de profissionais trabalhando no cargo de psicólogo seria fundamental para a implantação de vários trabalhos, como a realização de dinâmicas de grupo com alunos ingressantes na Residência Estudantil, o levantamento de perfis psicológicos que auxiliariam um direcionamento de acordo com as necessidades específicas e a articulação com unidades de referência na área da saúde na UFRJ”, analisa Antônio. 

A criação de protocolos de atendimento médico, odontológico e psicológico junto às Unidades de Saúde da UFRJ é outra proposta do setor, assim como a busca de parcerias com as Unidade Acadêmicas da área de saúde para a elaboração de projetos que tenham o propósito de promover atividades educativas e preventivas. A divulgação e a orientação aos estudantes sobre a disponibilidade desses serviços e como acessá-los também foram apontadas como sugestões para a melhoria na Divisão de Saúde do Estudante.

Para complementar, o professor Antônio José explica: “Na verdade, já existe na Divisão de Assistência ao Estudante (DAE), uma seção de acompanhamento psicológico. A partir do contato com os profissionais, vimos que já existiam com eles alguns protocolos, como o próprio exame admissional para o ingresso nos alojamentos. Ou seja, já existem alguns trabalhos na área, que, no caso, precisam ser desenvolvidos e ampliados. Temos esses documentos que conferem embasamento à proposta, e a partir disso ocorre a estruturação dessas demandas já verificadas.”

Fonte: olharvital.ufrj.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Proprietário deste blog informa que as postagens de comentários são identificadas, cabendo ao autor dos mesmos a responsabilidade pelo teor de seus comentários.
Grato por sua participação.

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje