Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Filme para debate: O Assassinato de Edma e Marcos Valadão



1999, 12 min.

O documentário é uma homenagem a Edma Valadão e Marcos Valadão, casal de enfermeiros assassinado no dia 20 de setembro de 1999, no Rio de Janeiro. Marcos era presidente da Seção Rio da Associação Brasileira de enfermagem e Edma presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio. O vídeo foi realizado na semana seguinte ao assassinato, acontecido na Avenida Marechal Rondon, no subúrbio do Rio.

Marcos e Edma não morreram vítimas da violência que assusta a todos que moram na cidade do Rio de Janeiro. Morreram porque lutavam pelos direitos dos trabalhadores e também contra diversas irregularidades que aconteciam dentro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen e Coren-RJ). Mesmo sofrendo diversas ameaças, continuaram suas denúncias. Foram assassinados. Até hoje nada foi apurado sobre os mandantes e executores do crime.

O filme nos apresenta imagens do casal lutando pela formação do sindicato, lpelo povo, por uma nova sociedade. Narrar a história de duas pessoas que se uniram por amor e que devotaram parte desse amor à luta social, à luta sindical. A locução nos fala de centenas de debates, passeatas, paralisações e aulas, tudo mostrado através de uma sucessão de fotos. É destacada a busca incessante do casal assassinado por uma sociedade mais justa, sem explorados e sem exploradores.

Indicações para o uso:
Exemplo de produção feita com poucos recursos, realizada para ser usada imediatamente na luta do dia-a-dia. Pode ser usada na recuperação da memória dos trabalhadores mortos lutando por sua classe.

Ficha técnica: Data: 1999
Direção: Claudia Santiago
Duração: 12 minutos
Produção: Eduardo César
Realização: Sindicato dos Enfermeiros e Associação Brasileira de Enfermagem

Contato: Tel.: (21) 2220-5618
E-mail: npiratininga@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Proprietário deste blog informa que as postagens de comentários são identificadas, cabendo ao autor dos mesmos a responsabilidade pelo teor de seus comentários.
Grato por sua participação.

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje