Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Por que insistir na aprovação da redução da jornada de trabalho? Porque a saúde merece!




A redução da jornada de trabalho, mais que um benefício é um direito dos trabalhadores. Representa uma possibilidade de revisão das relações de trabalho que historicamente sempre favoreceram ao capital.

A necessidade de uma jornada humana é, acima de tudo uma bandeira que deve ser levantada por todas as categorias, pois representa a possibilidade de aumentar o número de postos de trabalho, determinando um acréscimo do número de trabalhadores que poderão acessar postos de trabalhos formais, movimentando a economia e favorecendo a mobilidade social, tão sonhada por quem cultiva a chama socialista em seu âmago.

No caso específico da categoria de enfermagem, a redução é uma premência pois os profissionais de enfermagem submetem-se a jornadas desumanas, que piora se considerarmos o fato de que esta categoria é, em sua maioria, composta por mulheres, mães, avós, donas de casa e, por vezes arrimo da família.

Observando-se ainda que um grande contingente de profissionais de enfermagem possuem mais de um trabalho, por conta dos baixos salários pagos à esta categoria, percebemos que a redução da carga horária é uma possibilidade de amenizar o sofrimento e de cuidar de quem cuida quando estamos em um leito de hospital ou na fila de um posto de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Proprietário deste blog informa que as postagens de comentários são identificadas, cabendo ao autor dos mesmos a responsabilidade pelo teor de seus comentários.
Grato por sua participação.

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje