Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Enfermeiros do Hospital Servidores do Estado (HFSE) se mobilzam contra arbitrariedades com apoio do Sindicato dos Enfermeiro (SINDENFRJ)



Em assembleia que lotou na segunda-feira o Auditório 3 do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), os enfermeiros da unidade decidiram reagir contra as perseguições aos servidores com duplo vínculo. A gota d’água foi o anúncio na semana passada da demissão de um profissional da unidade.

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ), Mônica Armada, ao abrir a reunião, explicou que a demissão da enfermeira surpreendeu a categoria, pois na segunda-feira da semana passada ela e o presidente da Central Única dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (CUT-RJ), Darby Igayara, haviam se reunido com o assessor especial da secretaria geral da Presidência da República, José Lopez Feijó. Ela contou que no encontro, no Palácio do Planalto, em Brasília, os sindicalistas mostraram que o direito ao duplo vínculo é garantido pela Constituição e, portanto, as pressões contra os servidores, além de arbitrárias, são inconstitucionais.


Por isso, a advogada do SindEnfRJ, Patrícia Vairão, está preparando ação civil pública para garantir o direito dos servidores ao duplo vínculo e impedir novas medidas arbitrárias contra eles. Ela explicou que, além de ser garantido pela Constituição, o direito ao duplo vínculo é assegurado pelo Lei 8.112/90.


A assembleia mostrou que a categoria está mobilizada e pronta para reagir de forma ativa contra as arbitrariedades. Foram propostas várias ações de mobilização e aprovada a realização de um ato público para denunciar à sociedade as pressões ilegais e deixar claro que os enfermeiros do HFSE não vão admitir desrespeito a seus direitos.


O presidente da CUT-RJ, que participou da assembleia, disse que a entidade está solidária com os enfermeiros e dará todo o apoio a sua luta. Darby Igayara ressaltou que a defesa do direito dos servidores ao duplo vínculo é não só um direito deles, mas de toda a sociedade, já que garante atendimento de qualidade por profissionais qualificados. Ele afirmou ainda que a tentativa de impedir o duplo vínculo, além de arbitrária, é inaceitável porque a carência de recursos humanos é uma realidade nos serviços públicos de saúde.

No encontro de segunda-feira (16/01), ficou decidido que nova assembleia será marcada para definir a realização do ato público. Para isso, numa demonstração de unidade e de mobilização, todos os presentes se comprometeram a ser multiplicadores, conversando com os colegas em seus setores de trabalho e convocando todos para a luta da categoria.

Mônica Armada afirmou que isso é fundamental para garantir o sucesso da luta. Ela informou que o SindEnfrRJ vai tomar todas as medidas legais para garantir o direito de cada um dos servidores ao duplo vínculo, mas ressaltou que a mobilização e a determinação da categoria, como as demonstradas na assembleia de segunda-feira, são o melhor caminho para dar um basta a todas as medidas arbitrárias contra os enfermeiros.


Fonte: sindenfrj.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Proprietário deste blog informa que as postagens de comentários são identificadas, cabendo ao autor dos mesmos a responsabilidade pelo teor de seus comentários.
Grato por sua participação.

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje