Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

sábado, 19 de maio de 2012

Forum Nacional 30 Horas promove carreata em Pernambuco



Centenas de trabalhadores e estudantes da enfermagem pernambucana participaram dia 16/05/2012 de uma grande carreata realizada pelo Fórum Estadual 30 Horas Já – PE que marcou o Dia Nacional de Mobilização pelas 30 horas em Pernambuco. Já no final da tarde, os profissionais se dividiram em dezenas de carros enfeitados com bolas, faixas e adesivos, para percorrer o trajeto que teve início no Centro de Convenções, em Olinda, e seguiu até a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

A carreata contou com a participação do Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco – SEEPE, Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PE), Associação Brasileira de Enfermagem – Secção/PE (Aben-PE), Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), Associação dos Servidores da UPE (Asupe) e do Sindicato dos Servidores da Universidade de Pernambuco (Sindupe), Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-PE) além de estudantes de várias instituições de ensino e dos Anjos da Enfermagem.

A mobilização partiu de um indicativo do Fórum Nacional 30 Horas Já e foi proposta porque o Projeto de Lei 2295/2000, que trata da jornada de 30 horas semanais para os trabalhadores da enfermagem, está há dez anos tramitando no Congresso Nacional e não é colocado na Ordem do Dia para votação. “Esta é uma forma de pressionar os nossos parlamentares estaduais e federais, que foram eleitos pelo voto do povo, pressionem suas bancadas para que coloquem o PL na Ordem do Dia”, explicou a secretária geral do SEEPE e integrante do Fórum Estadual 30 Horas Já – PE, Isabel Montarroyos.

Aldenires Melo da Silva, 42 anos, estudante do 7º período de Enfermagem da Faculdade São Miguel, já tem opinião formada sobre a importância da redução da carga horária dos profissionais. “Precisamos de uma jornada menor para que o enfermeiro trabalhe mais satisfeito e possa ter condições de dar mais atenção e ter mais cuidado com os pacientes. Porque quando o profissional trabalha muitas horas seguidas está sujeito a cometer erros, como temos visto em muitos casos na mídia e, muitas vezes, isso acontece por causa do cansaço”, finalizou a estudante.

Ao chegar na Assembleia, os participantes do evento foram recebidos pelos deputados Luciano Siqueira (PCdoB), Odacy Amorim (PT) e Ricardo Costa (PTC) que receberam o ofício, encaminhado a todos os deputados da Casa, em que consta o pedido de apelo às bancadas dos partidos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal para que acelerem a tramitação do projeto. “Nos colocamos à disposição e reafirmamos o nosso compromisso de luta com essa importante categoria profissional, que além das 30 horas semanais, batalha pelo piso salarial condigno, a valorização e melhores condições de trabalho. Uma agenda absolutamente justa, necessária e oportuna”, afirmou Luciano Siqueira.

Viviane Amorim Ferreira, que também trabalha no HR como enfermeira, acredita que “é necessário mobilizar toda a categoria e todas as entidades para buscar, em primeiro lugar, a provação do PL das 30 horas e, depois, pensarmos na luta pelo piso salarial dos enfermeiros. Queremos, hoje, sensibilizar os deputados e o governador do Estado para que Pernambuco, assim como outros estados, também acate a jornada”, ressaltou a enfermeira.

Fonte: forumnacional30horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Proprietário deste blog informa que as postagens de comentários são identificadas, cabendo ao autor dos mesmos a responsabilidade pelo teor de seus comentários.
Grato por sua participação.

Acompanhe por e-mail

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje