Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

CANDIDATOS A PREFEITO DE SÃO LUÍS APRESENTAM AS SUAS PROPOSTAS PARA A ENFERMAGEM

Nessa segunda-feira, 17/09, o Coren-MA abriu suas portas para mais um momento histórico:  pela primeira vez desde que foi instalada no Maranhão, a autarquia proporcionou aos profissionais e estudantes de enfermagem um encontro democrático e direto com candidatos à prefeitura de São Luís, com o objetivo de conhecer as propostas dos mesmos para garantir a valorização profissional e melhorar as condições de remuneração e trabalho da categoria.

Conduzida pela presidente Célia Rezende, a reunião contou com a presença dos representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Dr. Manoel Neri (assessor de relações institucionais) e Magno Guedes (assessor executivo), além de quatro dos oito postulantes à prefeitura municipal, sendo eles Afonso Manoel (candidato a vice-prefeito na chapa de Washington Oliveira), Haroldo Sabóia, Neto Evangelista (candidato a vice-prefeito na chapa de João Castelo) e Tadeu Palácio. A candidata Eliziane Gama, através de comunicado direcionado à presidente do Coren-MA, justificou sua ausência, sendo que os demais não responderam ao convite.

Cada candidato teve direito a sete minutos para apresentar suas propostas de governo voltadas para área de enfermagem, com ordem de apresentação estipulada através de sorteio realizado logo no inicio das atividades. Finalizadas as explanações individuais, o espaço foi aberto para perguntas dos cerca de 120 espectadores que lotaram o auditório do Coren-MA. No decorrer dos questionamentos, devido a inúmeras perguntas semelhantes e repetitivas, a presidente Célia Rezende decidiu organizá-las em quatro eixos temáticos: jornada de trabalho - 30 horas; concurso público para área da saúde; trânsito (por envolver a dificuldade de muitos profissionais em se deslocar até seus locais de trabalho); construção de novos hospitais e postos de saúde (por impactar na oferta de novos postos de  trabalho); e ações para a valorização da enfermagem. 

Encerrada a discussão sobre o último tópico, a presidente Célia Rezende agradeceu a todos os candidatos que compareceram e resumiu o momento como a confirmação da volta da democracia aos conselhos de enfermagem. A presidente do Coren-MA expressou a sua satisfação com o sucesso da reunião ao dizer que “eu cumpri o dever de presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão, que era exatamente proporcionar esse momento simbólico. Foi muito agradável estar aqui com vocês. Isso é democracia. Eu me sinto privilegiada por estar aqui hoje, como presidente, representando essa categoria maravilhosa”. 

O Assessor de Relações Institucionais e ex-presidente do Cofen, Dr. Manoel Neri - responsável pela modernização do processo eleitoral que propiciou a implantação da democracia nos conselhos regionais de enfermagem -, encerrou o encontro parabenizando a presidente Célia Rezende pela condução dos trabalhos, já que, segundo ele, se tratava de um momento inédito para a autarquia. “Quero dizer a todos vocês que hoje assisti aqui a uma aula de cidadania, e saio daqui cada vez mais orgulhoso de ser enfermeiro e de participar desta profissão tão importante para a vida do povo brasileiro”, enfatizou Manoel Neri.

Fonte: COREn-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Proprietário deste blog informa que as postagens de comentários são identificadas, cabendo ao autor dos mesmos a responsabilidade pelo teor de seus comentários.
Grato por sua participação.

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje