Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Quem é o profissional Enfermeiro

Partindo do princípio de que o cuidar do corpo humano exige, necessariamente, um olhar para a dimensão total do ser (holístico), inclusive de sua essência existencial, conseguimos visualizar a importância e necessidade da existência de um profissional que possua em sua formação, este tipo formação que permite considerar o todo levando em consideração as partes e suas inter-relações e estas características estão presentes no profissional de Enfermagem, este é o profissional que mais tempo permanece em contato com o usuário dentro do contexto da saúde.

A Enfermagem é uma profissão que tem mostrado compromisso com a coletividade e a saúde do ser humano, participando com dignidade, competência, humildade e responsabilidade dos processos a ela relacionados, entretanto dificilmente é reconhecida em seu valor e dignidade profissional.

Atuando na promoção e proteção da saúde e no processo de recuperação da saúde com ética, é um dos profissionais que mais está capacitado para desenvolver um bom trabalho na saúde pública.

Suas ações são realizadas com o sentido de satisfazer as necessidades referentes ao desenvolvimento da saúde da população, quer seja no âmbito da saúde coletiva ou individual, prestada pelo estado ou por qualquer serviço particular.

O Enfermeiro mais do que mero coadjuvante, é agente ativo e indispensável no processo saúde-doença.

O enfermeiro já foi visto como um profissional que fazia parte da equipe de um hospital apenas para auxiliar o médico e não para cuidar do paciente, é claro que cuidar do paciente é uma das funções básicas do profissional de enfermagem, assim como de toda a equipe de saúde. Contudo, abriram-se outros campos de trabalho, especialmente com a criação do SUS e com o desenvolvimento da Estratégia de Saúde da Família.

Hoje, são mais de cinco mil equipes de Estratégia de Saúde da Família em todo o Brasil e um dos integrantes de presença obrigatória na equipe é o enfermeiro. Isso criou um campo bastante amplo e levou, também, a uma nova forma de entender o papel desse profissional.

O enfermeiro de agora é alguém que, além da assistência ou do cuidado direto ao paciente, exerce coordenação de equipes, porque tem uma visão ampla da área da saúde, está preparado para discutir quais são os determinantes e os condicionantes ligados à questão de adoecer e morrer da população brasileira. O enfermeiro não lida só com a assistência a partir da doença, lida, também, com a promoção da saúde.

Enfermeiro exerce todas as atividades de Enfermagem, cabendo-lhe:

► Privativamente: 
- direção do órgão de Enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública ou privada, e chefia de serviço e de unidade de Enfermagem;
- organização e direção dos serviços de Enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços;
- planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de Enfermagem;
- consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem;
- consulta de Enfermagem;
- prescrição da assistência de Enfermagem;
- cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida;
- cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas;

► Como integrante da equipe de saúde:
- participação no planejamento, execução e avaliação da programação de saúde;
- participação na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde;
- prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde;
- participação em projetos de construção ou reforma de unidades de internação;
- prevenção e controle sistemático de infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral;
- prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados à clientela durante a assistência de Enfermagem;
- assistência de Enfermagem à gestante, parturiente e puérpera;
- acompanhamento da evolução e do trabalho de parto;
- execução do parto sem distocia;
- educação visando à melhoria de saúde da população;
Entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Proprietário deste blog informa que as postagens de comentários são identificadas, cabendo ao autor dos mesmos a responsabilidade pelo teor de seus comentários.
Grato por sua participação.

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje