Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Sobre os recentes casos de acidentes com mortes de pacientes


O SindEnfRJ exige respeito aos Profissionais de Enfermagem



Os dois recentes casos de pacientes que morreram após supostos erros de profissionais de enfermagem suscitaram reações emocionais e precipitadas dos meios de comunicação. Mesmo sem investigações, culpam-se os trabalhadores, acusados de injetar alimento nas veias dos pacientes, pelas mortes, sem analisar as circunstância que envolvem o caso. Ou seja, como é costume, a corda arrebenta do lado mais fraco.

Os dois casos são graves e a apuração das responsabilidades exige seriedade. Sempre é mais fácil, para os meios de comunicação, a direção das unidades de saúde e para o governo e a polícia culpar os trabalhadores e encerrar as investigações, sem ir a fundo nas reais causas que levaram ao erro.

Esses dois casos são exemplos extremos das consequências que as péssimas condições de trabalho oferecidas aos profissionais de saúde podem causar. Esses trabalhadores são submetidos a jornadas extenuantes e com número de pacientes sob sua supervisão em número muito superior ao ideal. Além disso, como recebem salários muito baixos, na maioria das vezes são obrigados a ter mais de um emprego. O resultado é o estresse, que torna o erro possível.

Por isso, é preciso deixar claro que está por traz desses supostos erros as péssimas condições de trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em unidades públicas e privadas. E que, sem mudança para a melhora dessas condições, será difícil esperar um atendimento de excelência.

A solução está na adoção da jornada semanal de 30 horas para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, no aumento do quantitativo de profissionais, no pagamento de salários compatíveis com as funções e com as necessidades dos trabalhadores e no oferecimento de condições adequadas de trabalho.

O Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) repudia a forma precipitada como estão sendo crucificados os trabalhadores. Afinal, eles também são vítimas de um sistema que funciona mal e não oferece boas condições para prestar aos pacientes o atendimento ideal


Fonte: SINDENFRJ

Um comentário:

  1. principalmente numa EMERGENCIA, num PCR.etc.etc.e aí por causa de toda esta PRESSÃO DE TODOS OS LADOS, a tal enfermagem local acaba apagando por alguns MICROSSEGUNDOS as LUZES do PAINEL CEREBRAL.etc. como se estivessem tudo e todas”””BÊBADAS””” tendo um verdadeiro”””APAGÃO por MICROS DOS MICROSSEGUNDOS”””, pois tanto a”””BEBIDA-ALCOÓLICA”””e como o””” CANSAÇO-SONO-FADIGA-STRESS-NERVOSISMO-PRESSÃO-PSICOLÓGICA-.etc.”” ”também fazem qualquer pessoas entrarem num””””APAGÃO-GERAL-do seu PAINEL-CEREBRAL”””sem a pessoa perceber, sentir. etc.por isso o CONGRESSO NACIONAL aprovou aonde qualquer motorista, motociclista.etc.não pode ter uma GOTÍCULA DE ÁLCOOL no seu SANGUE. etc.e como também terem TEMPO PARA DORMIREM, DESCANSA REM.etc.para aí sim poderem continuar as suas VIAGENS.etc.pois se DEPENDER dos próprios MOTORISTAS e dos PATRÕES, os motoristas vão e passam HO RAS E HORAS DIAS E DIAS-DIRIGINDO, pois os aci dentes acontece em MICRO dos MICROSSEGUNDOS.etc.PERDER O SEU REFLEXO por MICROSSEGUNDOS. etc.e a mesma coisa de uma certa forma é com a enfer magem passa HORAS E HORAS trabalhando trabalhando trabalhando zelando zelando zelando cuidando cuidando cui dando.etc.etc...imagine isto durante 24, 36, 48 horas”””NO-AR”””durante-ANOS E ANOS-DÉCADAS E DÉCADAS.etc.e então mesmo ACORDADAS, LIGADÕNASS.etc.acabam AUTOMATIZANDO, ROBOTIZAN DO, BITOLANDO, SONAMBULISMOS, ZUMBIS, com OLHEIRAS PROFUN DAS parecendo tudo e todas”””URSOS-PANDAS”””

    ResponderExcluir

O Proprietário deste blog informa que as postagens de comentários são identificadas, cabendo ao autor dos mesmos a responsabilidade pelo teor de seus comentários.
Grato por sua participação.

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje