Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Pesquisa analisa o trabalho das equipes de enfermagem nas unidades hospitalares



Escrito por Marcelo Torres   
21-Abr-2011


Na última terça-feira, a professora e mestre em saúde pública, Suleima Pedrosa Vasconcelos, apresentou uma palestra no auditório da Organização das Centaris de Atendimento (OCA) aos enfermeiros do Hospital de Urgência Emergência de Rio Branco (Huerb), com o público de 40 profissionais, entre técnicos e enfermeiros.
Com o tema “Avaliação da capacidade para o trabalho e fadiga entre trabalhadores de enfermagem”, a palestrante pôde diagnosticar os resultados dessa pesquisa que aponta as condições de saúde e problemas enfrentados no ambiente de trabalho que os profissionais vivenciam a cada dia.
Segundo a palestrante, a pesquisa foi realizada com os trabalhadores do Hospital de Urgência Emergência de Rio Branco (Huerb), no período de 2008 a 2009, por meio de um questionário abordando as condições de trabalho, estilo de vida e capacidade para o trabalho, e tem como objetivo analisar fatores que associam a capacidade inadequada para o trabalho e a percepção de alta fadiga entre os trabalhadores de enfermagem.
“Essa pesquisa visa obter dados sobre o desgaste e as tensões no dia-a-dia desses profissionais. A maioria dos trabalhadores que responderam o questionário apresentou perda da capacidade para o trabalho e níveis altos de fadiga. Assim, a intenção é desenvolver ações de promoção à saúde e prevenção de agravos para melhorar a qualidade de vida dos profissionais”, enfatiza Suleima.
A técnica em enfermagem Eliane Dourado comenta que “é bom a população saber o que se passa em nosso dia-a-dia, e a discussão sobre esse estudo realizado pela Suleima mostra que, na maioria das vezes, trabalhamos com carga horária excessiva para darmos conta das nossas demandas. Isso faz com que a gente não desfrute as horas vagas, não temos ânimo para o lazer nos dias de folga e preferimos dormir devido ao cansaço”

Fonte: página 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Proprietário deste blog informa que as postagens de comentários são identificadas, cabendo ao autor dos mesmos a responsabilidade pelo teor de seus comentários.
Grato por sua participação.

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje