Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Em sessão solene, Carmen pede melhorias para enfermeiros

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) participou ontem da sessão solene em homenagem a Semana da Enfermagem. O evento, que foi proposto pela parlamentar, contou com a presença de diversas lideranças e representantes de classe. Carmen ressaltou a importância da profissão e pediu sensibilidade a todos os congressistas para a votação e aprovação de propostas que garantem melhorias e garantias para os profissionais da área da saúde, como a carga horária de 30 horas. 
Carmen iniciou seu discurso agradecendo a presença do Conselho Federal de Enfermagem, dos Conselhos Regionais de Enfermagem, da Associação brasileira de Enfermagem, da Federação Nacional dos Enfermeiros, da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde e de representantes de escolas formadoras.

A deputada, que é enfermeira, ressaltou as dificuldades enfrentadas por todos os profissionais da área e citou seu inicio na carreira no estado de Santa Catarina, onde enfrentou diversas adversidades. Zanotto disse que a sessão solene foi importante para ajudar o país a reconhecer a importância do trabalho desenvolvido por todos os enfermeiros. Ela lembrou que os profissionais são parte importante de qualquer equipe de saúde. 
Somos profissionais que passam as madrugadas (trabalhando), talvez as mais frias, com até 4 graus negativos e sem sistema de aquecimento, como é comum no inverno da serra catarinense. No entanto, sem jamais abandonarmos nossos pacientes ou seus familiares. Superando as adversidades, prosseguimos com nosso trabalho de levar a eles, os familiares, o conforto, o alívio da dor, a busca da recuperação e, quando não nos é permitido devolver nosso paciente curado e recuperado, cabe ainda à nós da enfermagem, a entrega do corpo, com dignidade disse a parlamentar. 


Carmen aproveitou a sessão e fez um apelo a todos os congressistas para a aprovação da PEC 29 e do Projeto de Lei 2295/00. O primeiro aumenta o repasse de recursos da saúde para estados e municípios e o segundo regulamenta a carga horária dos profissionais em enfermagem. Ela lembrou que o PL tramita no Congresso há mais de uma década e não possui resistência entre oposição e a base do governo, já que trata de melhorias para a classe. 

"Este projeto já tramita na Câmara há mais de uma década e estamos trabalhando para inclui-lo na Ordem do Dia. É importante lembrar que a defesa da jornada de 30 horas recebeu o apoio dos então candidatos José Serra, em setembro de 2010, e Dilma Rousseff, em outubro, durante a campanha presidencial. Este é um fato que revela não haver divergências significativas entre governo e oposição em relação à sua importância, uma vez que está centrado na melhoria das condições de trabalho e de vida desses profissionais" ressaltou. 
Por fim, Carmen Zanotto agradeceu a presença de todos os presentes. 
Gostaria de agradecer a presença de todos, reafirmar meu compromisso com a valorização e o reconhecimento dos profissionais da Categoria cujos conhecimentos científicos e técnicos estão sempre acompanhados de práticas sociais e éticas que são ilustradas, principalmente, pela prestação de serviços à pessoa, à família e à coletividade, em quaisquer circunstâncias. É a homenagem que faço à classe profissional da qual sinto imenso orgulho de fazer parte e de representar no Congresso Nacional concluiu. 

Semana da Enfermagem 

A Semana da Enfermagem ocorre anualmente entre os dias 12 e 20 de maio. A data é uma homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, enfermeira britânica que foi a pioneira no tratamento a feridos de guerra, e o falecimento da Ana Neri, considerada a primeira enfermeira brasileira e que atuou no atendimento de feridos durante a Guerra do Paraguai.
Autor: Roberto Emerich
Fonte:jusbrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Proprietário deste blog informa que as postagens de comentários são identificadas, cabendo ao autor dos mesmos a responsabilidade pelo teor de seus comentários.
Grato por sua participação.

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje