Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

terça-feira, 17 de maio de 2011

SESSÃO SOLENE - Deputados apoiam redução da jornada para enfermeiros - Estamos caminhando, mas vamos seguir cobrando!


Deputados defenderam ontem, em sessão solene, a aprovação da proposta que reduz de 40 para 30 horas a carga de trabalho semanal de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem (PL 2295/00). A matéria está pronta para entrar em pauta do Plenário desde 2009, o que ainda não ocorreu por falta de acordo entre os líderes. A sessão foi proposta pelas deputadas Carmem Zanotto (PPS-SC) e Rosane Ferreira (PV-PR), que são enfermeiras.

Segundo Rosane Ferreira, há mais de 11 anos a categoria luta pela aprovação do projeto. Ela lembrou que a presidente Dilma Rousseff se comprometeu com as entidades de classe pela redução da jornada de trabalho. “A valorização da enfermagem deve ser feita. Sem saúde não há pátria”, disse.

Carmem Zanotto também pediu o apoio do governo federal para a aprovação da proposta. “O compromisso está assinado. Creio que não há divergência entre governo e oposição sobre a matéria”, disse. Em sua expectativa, o texto deve entrar na pauta do Plenário logo após a votação do projeto do novo Código Florestal (PL 1876/99).

Para o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais de Saúde, Damião Feliciano (PDT-PB), os enfermeiros precisam pressionar todos os deputados para colocar a matéria em pauta. Onofre Santo Agostini (DEM-SC) afirmou que a maior homenagem que a Câmara pode prestar aos trabalhadores de enfermagem é aprovar o texto. “De nada adianta fazermos uma sessão solene bonita e emocionada se na prática não conseguirmos resolver o problema”, disse.

Emenda 29 - Na opinião de Amauri Teixeira (PT-BA), a redução da jornada de trabalho pode ser vista de uma maneira ampla. Ele defendeu a aprovação no Congresso da regulamentação da Emenda 29 (PLP 306/08), que fixa percentuais mínimos a serem investidos na saúde por União, estados e municípios. “Teremos resistência dos prefeitos, dos governadores, dos gestores se não regulamentarmos a emenda 29”, afirmou. João Ananias (PCdoB-CE) também defendeu a aprovação da proposta. Segundo ele, é preciso dirigir as forças e os apelos ao Executivo e pedir à presidente Dilma mobilização da base do governo para votação da emenda e também da redução da jornada.

Em mensagem lida pelo deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) na abertura da sessão, o presidente da Câmara, Marco Maia, destacou os esforços dos profissionais de enfermagem para implantar no País um sistema centrado na saúde e na prevenção, em vez do tratamento à doença.

Sessão Solene

Fonte: jornaldacamara.gov.br

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    O Proprietário deste blog informa que as postagens de comentários são identificadas, cabendo ao autor dos mesmos a responsabilidade pelo teor de seus comentários.
    Grato por sua participação.

    Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

    Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje