Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A Enfermagem Brasileira é altamente qualificada e produz muito em termos de pesquisa.

O papel da enfermagem carioca e fluminense, dos quais podemos pontuar alguns. Em enfermagem, o Rio de Janeiro é responsável por aproximadamente 16% de todos os grupos de pesquisa, um grupo de diretórios inscritos no CNPq, figurando como segundo maior percentual na distribuição nacional, seguindo São Paulo, que responde por 35% dos grupos de pesquisa. Ainda que não se possa fazer uma correlação direta dos achados com a produção científica apenas utilizando esse recurso de busca ampla por indicadores, é possível presumir o destaque do papel que a enfermagem do Estado do Rio de Janeiro representa na pesquisa enfermagem. Outra possibilidade de se ter um indicativo da importância da pesquisa no Rio de Janeiro pela enfermagem, são considerados os números de programas de pós-graduação, de mestrado e doutorado, novamente o Rio de Janeiro figura em 2º lugar no país, com 15% desses programas, seguindo São Paulo que detém 37%.

No que concerne aos veículos de divulgação cientifica da produção de enfermagem, são do Estado do Rio de Janeiro 22% das revistas de enfermagem editadas neste país, sendo que a maioria delas classificadas como circulação internacional. Cabe pontuar que os indicadores de pesquisa são produzidos por uma massa de enfermeiros, que também respondem por percentuais consideráveis em nosso país. Segundo dados da pesquisa Assistência Médico Sanitária do ano de 2002, disponível pela consulta do Datasus, o percentual nacional da enfermagem fluminense corresponde, aproximadamente, 14% do percentual dos enfermeiros, identificados como recursos humanos. Isso coloca o Rio de Janeiro como 2º estado, em termos de percentuais de distribuição nacional, representando 11.964 enfermeiros em atividade na pesquisa censitária no ano de 2002.

É reconhecido que os dados quantitativos apresentados fazem parte de uma diminuta parcela da contribuição que a enfermagem do Rio de Janeiro representa para a profissão no âmbito nacional. Existem inumeráveis aspectos qualitativos que esta prévia apresentação não trouxe à tona, porém, são os conhecimentos do público.

Finalmente, quando contextualizando que nos demais estados a nossa profissão também garante padrões quantitativos e qualitativos elevados, nós temos a certeza de que a sociedade brasileira está recebendo adequadamente o retorno que faz tão notável esta profissão.



Fonte: DOE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Proprietário deste blog informa que as postagens de comentários são identificadas, cabendo ao autor dos mesmos a responsabilidade pelo teor de seus comentários.
Grato por sua participação.

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje