Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Paraná implantará sistematização da assistência de enfermagem nos hospitais com apoio da ABEN



O secretário da Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, recebeu a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben Nacional), Ivone Evangelista Cabral, e firmou parceria com a entidade para ações conjuntas no Estado. 

“A parceria com a Aben é fundamental para o Paraná, pois mais de 50% da força de trabalho da saúde é composta por profissionais da área de enfermagem”, disse o secretário. A Aben é uma das entidades parceiras da rede Mãe Paranaense e participará do evento com a capacitação dos profissionais de enfermagem dos 399 municípios do Estado.

Ivone Cabral relatou que uma das bandeiras da Aben é estabelecer um trabalho conjunto com governos e organizações não governamentais para ampliar a linha de cuidados da enfermagem, com o objetivo principal de promover o bem-estar da população. “A assistência materno-infantil do Paraná já é modelo para o país com o Mãe Curitibana e tenho certeza que a rede Mãe Paranaense será espelho para outros estados. Desde já firmamos nosso apoio a essa iniciativa”, disse Ivone.

A visita de Ivone Cabral foi motivada pela formalização da parceria para a Sistematização da Assistência de Enfermagem nos hospitais públicos do Estado. O Paraná será o primeiro estado a implantar o sistema e a experiência será levada ao SINADEN – Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, que será realizado em 2013 em Curitiba.

Resolução - na última quarta-feira (04/04), o secretário assinou a resolução 306/12 que institui o Grupo de Trabalho para implantar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) nas Unidades Próprias da Secretaria da Saúde. A SAE leva em conta todas as etapas do processo de enfermagem e será baseada em protocolos internacionais, como o de Classificação Internacional para a Prática da Enfermagem (CIPE).

“Confiamos na nossa força de trabalho, mas precisamos dar uma estrutura adequada para que esses profissionais desempenhem suas funções da melhor forma”, disse Caputo Neto durante a assinatura. A assinatura ocorreu durante a segunda oficina com as chefias de enfermagem do Centro Psiquiátrico Metropolitano e outros 14 hospitais públicos do Estado.

A SAE paranaense contará com um sistema de informação, desenvolvido pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), que será adaptado pela Celepar para a utilização dos serviços hospitalares. O novo sistema facilitará o trabalho das equipes de enfermagem e registrará cada procedimento realizado no prontuário eletrônico do paciente. A Aben, além de ceder o uso do sistema, também vai capacitar os servidores que o utilizarão.

“Essa é uma reivindicação antiga da enfermagem e vai melhorar a qualidade do atendimento da população, pois haverá um registro informatizado de todas as ações dos profissionais”, afirmou a chefe de gabinete da Sesa, Maria Goretti Lopes, que também é enfermeira do quadro funcional da secretaria.


Fonte: medicinacautelar.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Proprietário deste blog informa que as postagens de comentários são identificadas, cabendo ao autor dos mesmos a responsabilidade pelo teor de seus comentários.
Grato por sua participação.

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje