Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

terça-feira, 8 de maio de 2012

O mercado de trabalho para a enfermagem


A cada ano milhares de jovens concluem os cursos de Enfermagem aportando no mescado de trabalho. São muitos Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros que esperam encontrar vaga para desenvolver suas atividades.

Há dois grandes ramos de atividades que empregam enfermeiros, e diversos outros pequenos nichos de atividades em que os profissionais de enfermagem podem atuar. O principal contratados de profissionais é o ramo hospitalar, seguido pelas atividades em atenção básica, "Saúde Pública e Saúde Coletiva".

No Brasil há 6.750 hospitais, destes 4.612 são privados, segundo o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde. portanto, os principais empregadores dos profissionais de enfermagem, em especial nas metrópoles são os hospitais particulares.

"As instituições privadas têm aberto novas unidades e investido em atendimento e procedimentos especializados, como transplantes de órgãos", afirma Marco Antônio Gomes Brandão, coordenador da graduação da UFRJ. outras áreas estão meio "adormecidas" como geriatria, dermatologia e oncologia.

Embora não exista a necessidade de formação especial para atuar em nenhuma atividade de Enfermagem, exceto na área de Enfermagem do Trabalho. Os novos profissionais que dedicam mais algum tempo aos cursos de pós graduação e pós médio entram na disputa com mais chances de alcançar uma oportunidade.

Há também a possibilidade de os egressos dos cursos de Enfermagem atuarem em home care, seja em empresas relacionadas à saúde complementar (planos de saúde / seguro saúde), seja por conta própria (individualmente ou em cooperativas ou empresas individuais ou coletivas).

É muito comum o profissional de enfermagem trabalhar prestando atendimento a idosos, convalescentes e/ou pessoas com necessidades especiais. Muitas vezes com ganhos acima da média salarial praticada pelo mercado.

A expansão da Estratégia Saúde da Família (ESF), tanto por parte do governo federal, quanto por parte das prefeituras, inclusive de grandes cidades e de capitais também tem favorecido a ampliação do mercado de trabalho para os enfermeiros e os técnicos de Enfermagem, pois cada equipe do programa tem de contar com, no mínimo, dois profissional da área, 1 - enfermeiro e 1 - técnico.

Para os profissionais de nível superior ainda há possibilidades para atuar em gestão, como gerente de projetos ou de atividade de saúde, tais como setores hospitalares, abertura de PSF ou PACS ou ainda na implantação de novos protocolos dentro de postos de saúde, clínicas e hospitais ou até treinamento de equipes para manuseio de equipamentos. 

Outra alternativa é a atividade acadêmica. Os Enfermeiros podem dar aula para cursos técnicos ou em faculdades, embora para esta última atividade a pós-graduação sensu-estrito seja uma exigência muito comum, seja ao nível de mestrado, ou de doutoramento.

As Regiões Sul e Sudeste concentram a maior parte dos hospitais e dos postos de saúde, sendo portanto a Região que detém a maioria das vagas. Entretanto a média salarial, especialmente na atenção básica costuma ser menos, uma relação de oferta e procura, já que são nestas Regiões que estão a maioria das escolas de formação em enfermagem ao nível médio e superior.

Muitas regiões no nosso país têm carência desses profissionais, tanto para atuar no setor público quanto no privado. Sendo uma ótima decisão a de buscar trabalho em Estados de Regiões como o Norte, o Nordeste e até o Centro-Oeste.

A atividade de auditoria e de gestão em saúde fazem parte de outro setor que vem crescendo e necessitando de profissionais de enfermagem (especialmente na área de Gestão integrada ou de saúde) para isto são solicitados profissionais capazes de atuar com administração e que conheça do assunto

Por fim, é necessário se lembrar que há possibilidade de trabalhar no Exterior, especialmente em países da América do Norte e da Europa, onde a atividade de Enfermagem costuma ser bem remunerada e onde as vagas são menos escassas. No entanto, nestes casos um seguindo idioma fluente é fundamental.

Washington é Enfermeiro, tendo sido Gerente de Gestão Integrada do Instituto de Ginecologia da UFRJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Proprietário deste blog informa que as postagens de comentários são identificadas, cabendo ao autor dos mesmos a responsabilidade pelo teor de seus comentários.
Grato por sua participação.

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje