Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Anúncio de que auxiliares e técnicos de enfermagem terão espaço no Cofenmarca o início do 1º Conaten



Auxiliares e técnicos de Enfermagem merecem respeito e espaço. A boa notícia é que o COFEN já está reconhecendo e um sinal disto foi dado durante o CONATEN - 2012


Conheça a página da ANATEN-SP clicando sobre o link:




Decisão deverá inaugurar uma nova era na enfermagem

A noite de quarta, 30/05/2012, foi de grande emoção para os auxiliares e técnicos de enfermagem do Brasil. Primeiro porque foi aberto oficialmente o 1º Conaten, evento que acontece no Centro de Convenções de Vila Velha, no Espírito Santo, voltado exclusivamente para as duas categorias. A segunda razão foi um anúncio feito pela presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Marcia Cristina Krempel, durante solenidade de abertura. Ela afirmou que auxiliares e técnicos de enfermagem irão compor uma Câmara Técnica que será criada no Cofen com o objetivo de discutir, promover a reflexão e contribuir para a apresentação de propostas relativas às duas categorias e às políticas de saúde em geral.


“Os auxiliares e técnicos de enfermagem devem fazer parte do Plenário do Cofen. Mas isso só será possível com a mudança da lei pelo Congresso Nacional. E nós sabemos que isso é sempre muito demorado. Com a criação da Câmara Técnica, começamos a corrigir uma distorção imposta pela lei dos Conselhos de Enfermagem. Afinal, quem cuida com excelência, como os auxiliares e técnicos, também deve ser cuidado da mesma forma”, concluiu.


O presidente da Associação Nacional de Enfermagem (Anaten) José Antonio da Costa, ressaltou a importância do anúncio feito pela presidente do Cofen lembrando que há uma dívida com os profissionais de nível técnico no que diz respeito à participação no Sistema Cofen/Corens. “É uma emoção muito grande receber a notícia da criação da Câmara Técnica. Significa o reconhecimento de um direito nosso. Comparo esse momento ao nascimento de uma criança. De fato, é uma vida que começa após anos de gestação.” Depois de agradecer a entidades e pessoas que ajudaram na realização do evento, em especial ao Cofen e ao Coren-ES, o presidente da Anaten finalizou com uma convocação: “Enfermagem deve andar junto. Vamos andar todos juntos para avançar e conquistar o que queremos.”


Também participaram da mesa de abertura do 1º Conaten o presidente do Coren-ES, Antonio Coutinho, o presidente da Anaten-ES, Adriano José da Silva Souza, Maria Helena Machado, coordenadora da pesquisa Perfil da Enfermagem pela Fiocruz, a deputada estaduale enfermeira Rejane de Almeida (PCdoB/RJ), e representantes da ABEn-ES e do secretário de Saúde de Vitória. No auditório estavam presentes auxiliares, técnicos e estudantes de enfermagem, além de conselheiros regionaisde 17 estados.


Após a solenidade de abertura, o enfermeiro Manoel Carlos Neri da Silva, ex-presidente do Cofen, proferiu a palestra magna “Cuidar com responsabilidade: um debate necessário”.

O 1º Conaten segue hoje e amanhã, com diversos minicursos e outras palestras de extrema importância para os auxiliares e técnicos de enfermagem.
Baixe o Estatuto AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Proprietário deste blog informa que as postagens de comentários são identificadas, cabendo ao autor dos mesmos a responsabilidade pelo teor de seus comentários.
Grato por sua participação.

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje