Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Desrespeito total à Enfermagem - Até quando? Depende de nós. Precisamos dar o troco nas urnas e votar em quem merece! Envie um e-mail aos Deputados do PT que não foram dignos dos nossos votos.




Foi com desrespeito e descaso que a bancada do Governo, especialmente aqueles que submetem-se à vontade do Líder do PT tratou a grande massa trabalhadora da Enfermagem Brasileira.

Uma afronta à nossa profissão. O que vimos ontem (27 de junho) foi uma manobra sem responsabilidade e sem vergonha contra um conjunto de trabalhadores e trabalhadoras que fazem a saúde do Brasil continuar funcionando apesar de tudo. A artimanha utilizada para esvaziar o quorum da câmara federal para que o PL 2295/2000 que trata das 30 horas para a Enfermagem não fosse votado, foi de uma profunda falta de caráter, pois havia uma palavra empenhada. Mas o dinheiro mais uma vez falou mais alto. Quanto custou esta manobra?

Os inimigos da enfermagem apostando na ausência de quorum na parte da tarde, empurrou ao máximo a chegada de seus deputados vendidos à plenária. Todos os que se preocupam com a Enfermagem trabalhamos árdua e incansavelmente para garantir que os deputados ficassem na plenária para alcançar o quorum e poder votar nosso projeto, mas quando conseguimos atingir o numero necessário de deputados, que era de 257, fomos mais uma vez traídos por membros do partido que se diz dos trabalhadores, mas que a cada dia mais se mostra dos empresários de mal caráter, que vivem da exploração do trabalhador.

Os Deputados, assim como o Líder do PT (Jilmar Tatto) e o Líder do Governo na Câmara (Arlindo Chinaglia), que parecem estar na folha de pagamento ou no canhoto de cheques de alguns destes inimigos da enfermagem mais uma vez manobraram para que o quorum necessário para a sessão não fosse alcançado.

Primeiro pediram para que fosse colocado em votação, em regime de urgência, o Projeto de Lei que trata dos Royalts do petróleo, afim que algumas bancadas contrárias à proposta se retirassem da plenária. Como não lograram sucesso para impedir o quorum de votação, na eminência da entrada de nosso PL na ordem do dia, fizeram a falcatrua maior.

Foi uma verdadeira vergonha (para não dizer da falta de caráter e de ombridade pela quebra de empenho de palavra) e que nos sirva de lição. Quem luta pela enfermagem ainda são poucos, mas, para a Enfermagem, hão de recorrer ou precisar um dia. Nós aguardaremos.

Precisamos endurecer o enfrentamento. Cada um dos colegas e das colegas precisa sair do posto de enfermagem e entrar na luta. Chegou a hora de tomarmos uma atitude mais drástica contra este governo e contra os que se apresentam como nossos inimigos.

Exigimos respeito e não podemos deixar passar em branco esta atitude. Vamos mostrar nossa indignação no dia 7 de outubro.

O sr. Ministro da Saúde Alexandre Padilha que parece estar do lado dos donos de clínicas, esqueceu-se que seu emprego depende na manutenção de seu partido no poder, o que precisamos mudar a partir da próxima eleição.

NÃO VOTE EM CANDIDATOS DE PARTIDOS QUE NÃO RESPEITAM A ENFERMAGEM.

7 comentários:

  1. Daniela | 28/06/2012 18:34
    É muito irônico e vergonhoso ouvir falar em falta de dinheiro para atender a proposta de 30h, quando o que mais ouvimos falar em todos os meios de comunicação é de "assalto aos cofres públicos" e atividades ilícitas dos representantes desse país. Os cofres publicos - abastecidos pelo suor do trabalho dos cidadãos brasileiros - realmente devem estar bem vazios, tendo em vista o cenário de corrupção ao qual nos sugeitamos há longas datas! Bem, mas... e os "cofres privados" dos nossos parlamentares, como estão?!
    Elisangela Coco | 28/06/2012 16:13
    Que vergonha! Estive presente na plenária e foi a maior injustiça feita aos profissionais de enfermagem desse país. Somos eleitores. Somos cidadãos. Esperamos 12 anos para que esse projeto fosse colocado na ordem do dia. Não foram 12 dias. Nós representamos o CUIDADO e fomos desrespeitados. A saúde depende do trabalho da enfermagem.
    Maria Heloisa | 28/06/2012 15:05
    Que não vamos desistir é certo, mas vamos nos unir cada vez mais , para fazer os nossos votos nas próximas e futuras eleições.
    Juliene Alencar | 28/06/2012 14:00
    Bom, isso mostra a real falta de compromisso dos deputados em relação a nossa profissão e necessidade. Uma vergonha! Mas é fácil. No período eleitoral ficam loucos por conta de 1 voto. Somos em torno de 1.700.00 profissionais. Somos bastante representativos. Mas não vamos desistir. Iremos juntos até conseguirmos nosso propósito. A enfermagem mostra-se cada vez mais unida e determinada.

    ResponderExcluir
  2. ANDRÉ QUIRINO | 28/06/2012 13:28
    Deveriam investigar todos os Hospitais Filantrópicos do Brasil, pois recebem do SUS, cobram do paciente, são isentos de impostos, exploram a mão de obra, e ainda possuem a maior bancada do Congresso Nacional e tem como seu lider o Deputado Federal Darcísio Perondi PMDB-RS. Por isso eu imploro a todos os profissionais de Enfermagem do brasil, façam divulgação dessa mensagem e vamos compartilhar, pois todos nós precisamos saber que quem é contra nós, jamais poderá receber o nosso voto e de nossos familiares, O PT nos odeia, assim como o PMDB, esse ano não vote em candidatos desses partidos.
    Vania Pradebon | 28/06/2012 13:04
    NÃO HÁ QUEM não precise do ENFERMEIRO E DA EQUIPE DE ENFERMAGEM, seja no nascimento, na doença, na morte. No entanto, a SOCIEDADE representada pelos DEPUTADOS, não reconhecem a importância desses trabalhadores em saúde, aviltando-a diariamente seja pela carga horaria massiva e ou pelos baixos salarios. Mais uma vez os deputados ligados aos interesses do grande capital da saúde venceram. COLEGAS, lembremos de todos eles...., OPORTUNIDADES NÃO FALTARÃO..
    Luis Edson de ALmeida Junior | 28/06/2012 12:42
    Que vergonha esse plenário lembrem-se caros que a propria presidente disse ser a favor destas 30 horas mais foi seu proprio partido que conseguiu burlar a votação vergonhoso para o pais o PT naum ta nem ai injustiça para a classe dos enfermeiro injustiça com o povo brasileiro pensem bem na vergonha que fizeram no plenario e peço presidente da casa senhor marco maia que recoloque em pauta para votação e naum deixem que burlem novamente coloque ordem nesta casa espero que a enfermagem pare como parou policiais para ver o que sera do brasil.
    Isa | 28/06/2012 09:45
    Cada um tem o que merece! A enfermagem não se mobiliza! Temos que fazer uma greve nacional, tenho certeza que em uma semana conseguiríamos 30 horas semanais, piso salarial, etc... Porque só a enfermagem não faz greve???
    Jose Antonio P. Freitas | 28/06/2012 09:13
    VERGONHA A ATITUDE DO PT E PMDB QUE A TODO MOMENTO ERA FAVOR DAS 30 HORAS.NA VOTAÇAO MOSTROU SUA VERDADEIRA CARA.PESSOAS DESONESTA!NAO CUMPREM O QUE DIZEM E MAIS UMA VEZ A HIPOCRISIA SUPEROU A DEMOCRACIA. MAIS UMA VEZ FOMOS INSTRUMENTO DE MANOBRA POLÍTICA
    Euclidiana | 28/06/2012 03:57
    Vergonha e pouco pra dizer que esses parlamentaris,estão fazendo com os profissionais da enfermagem,não comparecerão a sessão,para não terem que votar a nosso favor,isso é mais do que discazo,só falta nos darem um nariz de palhaço,só que eles não podem se esquecer que é ano politico,e os resultados podem vir nas urnas....pois vou me lembrar deles na hora de votar.

    ResponderExcluir
  3. Euclidiana | 28/06/2012 03:56
    Vergonha e pouco pra dizer que esses parlamentaris,estão fazendo com os profissionais da enfermagem,não comparecerão a sessão,para não terem que votar a nosso favor,isso é mais do que discazo,só falta nos darem um nariz de palhaço,só que eles não podem se esquecer que é ano politico,e os resultados podem vir nas urnas....pois vou me lembrar deles na hora de votar.
    kassio | 28/06/2012 00:32
    é inaceitável tamanho descaso deste governo com esta classe essencial ao funcionamento no ambito assistencial e de gestão da saúde. Os enfermeiros em todo o país sofrem e faz sofrer suas famílias devido a sobrecarga de trabalho, os erros são consequências que facilmente são divulgados e debatidos com avidez. Deveriam os nobres deputados utipizarem-se da mesma empolgação para também defender as 30h, logo a qualidade da assistência. Onde está o compromisso da presidente? do seu partido, dos trabalhadores?
    maria paula | 27/06/2012 23:42
    me sinto enganada, esperamos por anos pela aprovação das 30horas, somos uma classe sofrida, sobrecarregada, e ainda sofremos essa grande derrota, nos fizeram mais uma vez de palhaços nesse circo que armaram. vergonhoso.
    Nilva | 27/06/2012 23:24
    A mídia só sabe falar da enfermagem quando acontece algum erro por parte da equipe, mas não sabe mostrar o quanto é uma profissão desvalorizada e que se desgasta com uma carga horária desumana para sobreviver. Não existe representantes nesta classe que realmente fazem alguma coisa, assim como a aprovação das 30 horas é um sonho, o piso salarial fica só na imaginação. Pouca vergonha esses governantes que só querem garantir o deles.
    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM SEÇÃO MINAS GERIAS | 27/06/2012 23:19
    E MAIS UMA VEZ A POPULAÇÃO BRASILEIRA É RELEGADA POR AQUELES QUE DEVERIAM REPRESENTAR SEUS INTERESSES E DEFENDER SEUS DIREITOS, AO INVES DE ANIQUILA-LOS. MAIS UMA VEZ A HIPOCRISIA SUPEROU A DEMOCRACIA, FRAGILIZANDO NAO SO SEU DISCURSO COMO SUA PRÁTICA. MAIS UMA VEZ FOMOS INSTRUMENTO DE MANOBRA POLÍTICA CUJA FINALIDADE É ATENDER EXCLUSIVAMENTE OS LOBBY'S DE EMPRESARIOS QUE INSISTEM EM TRANSFORMAR A SAUDE EM MERCADORIA!
    sapbh | 27/06/2012 23:05
    Vergonha esse lugar. Vergonha esses nossos representantes. Vergonha desse Brasil. Se fosse uma medida para aumento de verba gabinete, terno, papel, gasolina e sei lá mais, tenho certeza que ninguém se importaria com os impactos.Vamos lutar pela Enfermagem

    ResponderExcluir
  4. Kelly | 27/06/2012 22:56
    Assisti o dia todo a sessão da câmara no aguardo de ver votada a questão das 30 horas da Enfermagem. Vi partidos políticos se utilizando de manobras para prorrogar a votação. Sinceramente me decepcionei. Esperava apoio de certos senhores deputados. O respeito pelo cidadão se reflete na forma como tratamos nossos trabalhadores. São esses trabalhadores que cuidam da saúde do nosso querido Brasil e cuidam também das enfermidades dos senhores deputados e sua família. A saúde do Brasil depende da qualidade de serviço proporcionado aos trabalhadores da saúde. 30 HORAS JÁ!!!
    Luiz Henrique | 27/06/2012 22:55
    já eraesperado isso, mas importante ainda seria a votação para um piso salarial q até hj não existe.
    Ciro Oliveira | 27/06/2012 22:52
    Vergonha a atitude do Deputado Chináglia, do PT e do Ministro da Saúde o Sr Padilha em promover tal manobra para prejudicar uma categoria tão importante em prol de Lobi dos Empresários e Donos de Hospitais privados, deixando de lado a sua "ÉTICA" e compromisso com a sociedade. Vergonha foi ver a bagunça que certos Deputados fazem em momentos importantes e que poderiam ser históricos para uma sociedade. Vergonha é ter que dizer que alguns desses senhores representam om País em que vivo...
    Gelmar | 27/06/2012 22:45
    A enfermagem brasileira fica de luto com tamanho desrespeito. Talvez para os deputados, que tem seus rendimentos desproporcionais em relação à população brasileira, essa medida nao seja urgente. Porém, para a população brasileira é urgente sim, pois não é possível oferecer qualidade com salários miseráveis, tendo portanto que assumir vários empregos para poder viver com um mínimo de dignidade. Deputados é lamentaval a sua indiferença para com a saúde brasileira!

    ResponderExcluir
  5. Elisangela Cunha | 27/06/2012 22:44
    Que vergonha hemm. Quando vcs fica doente quem cuida de vcs 24h no hospital. É A ENFERMAGEM E VCS NÃO DÃO VALOR .. O QUE SERIA DA SAUDE SEM A ENFERMAGEM NADAAAAAAAAAAAAAAAAAA.............
    Vera Lucia Da Silva | 27/06/2012 22:43
    É inacreditável, hoje não deixa de ser um dia histórico para nossa categoria, pois demonstra o valor que boa parte dos politicos dá pra quem cuida da saúde no Brasil.Quem passa noites, feriados, aniversários, etc, anos a fio, à beira de um leito cuidando da saúde de todos, muitas vezes prejudicando a própria saúde. Mas somos brasileiros e não desistimos nunca!!!!!
    Josilene | 27/06/2012 22:39
    Isso tudo é uma falta de respeito por uma classe que só quer seus direitos e luta por isso a mais 12 anos...Muito triste tudo isso!!!
    theobaldo silva | 27/06/2012 22:35
    mas aonde tudo e todos depois vão e fazem o”””DIABO-Á-QUATRO”””.etc.contra tudo tudo mesmo que vai á favor da SECULAR AMOROSA ALTRUÍSTA DEDICADA-SAMARITANA SANTA IMACULADA BOAZI NHA INOCENTE.etc.LIDERANÇAS.etc.e as suas ASSOCIATIVAS-profissional/categoria profissional—ENFERMAGEM BRASILEIRA.etc. - E aonde ficou os tais e tais 300 parlamentares que pertence á tal”””COMISSÃO MISTA Á FAVOR DOS TRABALHADORES DA SAÚDE BRASILEIRA””” -
    theobaldo silva | 27/06/2012 22:34
    se caso tem alguns donativos ,doações.etc.-do- -PARTICULAR-.etc-é quase nada em comparação com o que entra ali de—DOAÇÕES--DONATIVOS---RECURSOS---VERBAS---DINHEIROS---.etc-do—SE TOR—PÚBLICO- isto é-os-TRILHÕES-e-TRILHÕES-que-advém-do-IMPOSTÔMETRO---e como das RIQUEZAS—E—RECURSOS-NATURAIS-BRASILEI RAS.etc. mas aonde tudo e todos depois vão e fazem o”””DIABO-Á-QUATRO”””.etc.contra tudo tudo mesmo que vai á favor da SECULAR AMOROSA ALTRUÍSTA DEDICADA-SAMARITANA SANTA IMACULADA BOAZI NHA INOCENTE.etc.LIDERANÇAS.etc.

    ResponderExcluir
  6. Carol | 27/06/2012 22:34
    Está na hora de mostrarmos a este país, o que é a saúde sem nós enfermeiros. Vamos continuar arregaçando a nossas mangas e correr atrás dos nossos direitos. Somos uma das maiores mão de obra desse país, vamos usar nossos votos e colocar no poder quem realmente nos representem !!!!
    theobaldo silva | 27/06/2012 22:33
    isto é nas tais e tais—FILANTROPIAS—FUNDAÇÕES—AUTARQUIAS—CARIDADES---ENTIDADES—QUE—DIZEM—SEREM—SEM—FINS—LUCRATIVOS-- hospitais universitários e de programas como o Saúde da Família---SAMU---.etc..etc.e como também na ANTIGA FEBEM/SP e na NOVA FEBEM/SP, a tal FUNDAÇÃO CASA/SP.etc.tudo ali na verda de-cada agulhinha, cada pedrinha ali.etc.é tudo feito realizado construído mantido.etc.tudo tudo mesmo é com 100% DINHEIRO PÚBLICO.etc.se caso tem alguns donativos ,doações.etc.-do- -PARTICULAR-.etc-
    Isabel | 27/06/2012 22:24
    A enfermagem como sempre desvalorizada, uma profissão tão importante, tão essencial, mas que poucos valorizam, não tem desculpas para não aprovar, aprovam leis de médicos , fisioterapeutas e demais categorias porque não enfermagem? se acontecem erros de enfermeiras(os) , nada mais é do que cansaço de ter que enfrentar várias jornadas de trabalho por ganhar tão pouco e trabalhar muito, diferente de muitos que trabalham só escrevendo ou falando e ganham milhares... A injustiça é grande, só temos que responder essas decisões nas urnas!!
    Márcia Regina da Silveira Fritz | 27/06/2012 21:58
    É mesmo uma vergonha isso tudo. Se fosse para votar em favor do aumento salarial ou qualquer outra situação em que favorecesse muita gente grande, isso com certeza já teria sido aprovado. Somos uma classe desvalorizada, infelizmente, porém, somos imprescindíveis para que qualquer serviço de saúde funcione, seja de dia ou de noite, finais de semana, feriados. Queiram, por gentileza, nos favorecer em algo mais que merecido. Obrigada!
    oscar pereira | 27/06/2012 21:52
    santas casas,hospitais universitários e de programas como o Saúde da Família.etc. - mas DEPUTADO PERONDI.etc.tudo que vai para as SANTAS ISTO SANTAS ÁQUILO.etc.é tudo tudo mesmo lá do COFRE PÚBLICO.etc.comparativamente falando com as tais e tais DOAÇÕES, DONATIVOS.etc.de PARTICULARES.etc.então tudo que vai para as SANTAS.etc.entra no ORÇAMENTO que já fizeram anteriormente SETOR PÚBLICO.etc. -

    ResponderExcluir
  7. tereza dutra | 27/06/2012 21:43
    e mostrar o que todas as LÍDERANÇAS.etc.e como as suas associativas enfermagem brasileira é de verdade---ÁGUIAS---LEONINAS—GUERREIRAS---. etc.jamais desistem jámais são derrotadas.etc.—ACORDO-ACORDO-ACORDO-e que á partir de que só dizem”””NÃO”””ás reinvindicações da enfermagem brasileira.etc.então daqui prá frente tu do e todos as LIDERANÇAS.etc.da ENFERMAGEM BRASILEIRA.etc.se unem e mostrem o que são de verdade.etc.
    tereza dutra | 27/06/2012 21:42
    acordo.acordo.acordo.poderiam sim votar.mas porém entrar num acordo.aonde a enfermagem é---SUS—DATASUS—CNES—EC 29---seja 30 horas e depois aos poucos para as outras profissionais enfermagens.etc.mas fazer um acordo entre todas as LIDERANÇAS, PARLAMENTARES, INSTITUIÇÕES.ETC.E OS PARLAMENTARES BRASILEIROS.etc. e mostrar o que todas as LÍDERANÇAS.etc.e como as suas associativas enfermagem brasileira é de verdade---ÁGUIAS---LEONINAS—GUERREIRAS---. etc.
    Edglesy | 27/06/2012 21:23
    Sou enfermeira e tenho vergonha de tudo que está acontecendo a mais de 12 anos, onde se tramita nessa casa um Projeto de Lei das 30 horas!!! Vergonha!!! Tenho vergonha dos que dizem meus representantes.

    ResponderExcluir

O Proprietário deste blog informa que as postagens de comentários são identificadas, cabendo ao autor dos mesmos a responsabilidade pelo teor de seus comentários.
Grato por sua participação.

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje