Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Começa o esvaziamento do IASERJ


Na madrugada de Domingo 15 de julho de 2010, sob protestos de funcionários, usuários e sindicalista começou neste domingo a retirada de pacientes e o esvaziamento do Instituto.

Enfermeiro Washington esteve no local e diz que a cena era de tristeza, apesar de não haver confronto por parte dos que são contra a desocupação, o clima era tenso.


Parte dos funcionários e parentes dos pacientes contavam com o apoio de outros usuários e de muitos sindicalistas.

A PM estava no local com um grande número de policiais, incluindo um grupamento do BOPE, mas não foi necessário o uso da força pois os manifestantes se restringiram a vaiar as saídas dos pacientes.

No momento de maior tensão um grupo de manifestantes foi proibido de entrar no prédio pelos PM, mas tudo terminou bem pela ação de esfriamento dos ânimos de parte dos manifestantes e do comando local da PM.


A questão encerra alguns aspectos que merecem mais discussão e que poderia ser melhor discutido ouvindo também a voz dos que são contra o esvaziamento.

Pelo lado do Governo do Estado o argumento é de que a doação do espaço tem uma finalidade nobre, já que servirá para abrigar um centro de tecnologia no combate ao câncer que será gerenciado pelo INCA, que já está instalado em um prédio ao lado do IASERJ.

Do lado dos manifestantes o argumento é de que a desativação do IASERJ, além de desconsiderar o aspecto histórico da instituição, poderia ser evitada se fosse doado outro espaço para o INCA e a sugestão é que fosse aproveitado o prédio desocupado pelo INTO que foi transferido para a Av. Brasil e que ficou sem utilidade e é na rua ao lado do INCA. 

Para Washington um pouco mais de discussão com a sociedade através de uma consulta pública teria um aspecto democrático e talvez se encontrasse uma alternativa razoável para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Proprietário deste blog informa que as postagens de comentários são identificadas, cabendo ao autor dos mesmos a responsabilidade pelo teor de seus comentários.
Grato por sua participação.

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje