Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

A Enfermagem, como campo de conhecimento específico e como prática social, se consolida e se fortalece como ciência, tecnologia e inovação.


A Pós-Graduação da Enfermagem Brasileira tem incrementado a formação e qualificação de recursos humanos, titulando mestres, desde o inicio da década de 70; e doutores, a partir dos anos 80. Os mestres e doutores desenvolvem pesquisas cientificas alicerçadas nas especificidades e diversidades da prática profissional nos mais variados cenários; articulando e integrando conhecimentos com outros setores determinantes da vida e da saúde, para um melhor cuidado de Enfermagem à necessidade em saúde do cidadão. Nesse sentido, os resultados de pesquisa contribuem para conferir à Enfermagem o estatuto de ciência, produzem impacto na qualidade do cuidado em saúde e na educação em Enfermagem, e geram novas investigações.

O crescimento quantitativo/ qualitativo de Programas/Cursos de Pós-graduação e sua expansão geográfica refletem-se no aumento do volume da produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, das publicações em periódicos de impacto, e em maior número de recursos humanos qualificados.

Os Programas/Cursos de Pós-graduação são organizados em áreas de concentração, linhas e projetos de pesquisas, com estruturas curriculares pertinentes, abrangentes e consonantes com o corpo de conhecimento e a especificidade da Enfermagem no campo da Saúde.

Na ultima avaliação trienal (2007-2010) os 35 programas de pós-graduação e 49 cursos (mestrado e doutorado) pela CAPES estão assim distribuidos: 32 mestrados acadêmicos, dois mestrados profissionais e treze cursos de doutorado. O resultado da avaliação indicou que nove cursos de mestrado, sendo oito acadêmicos e um profissional, receberam nota 3, sendo qualificado como detentor de um desempenho regular. Aqueles cursos que receberam nota 4 foram qualificados como possuidores de um bom desempenho, ou seja, 12 cursos foram incluídos nesse perfil, sendo 10 de mestrado e dois de doutorado. A nota 5 foi atribuída a 22 cursos, sendo 11 de mestrado e 11 de doutorado, os quais foram qualificados entre aqueles que atingiram um nível "muito bom". Para os que apresentaram notas 6, dois cursos de doutorado e dois de mestrado, pertencentes a dois programas (enfermagem de saúde pública e enfermagem fundamental), ambos da EERP/USP, foram considerados de "ao alto padrão internacional".

Até dezembro de 2010, a área da Enfermagem contava com 45 Programas de Pós-Graduaçãostricto sensu em Enfermagem credenciados pela CAPES, com um total de 58 cursos, sendo 22 doutorados em Enfermagem, 35 mestrados acadêmicos; e três mestrados profissionais em Enfermagem. A pesquisa em Enfermagem está institucionalmente estruturada em 444 grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, mais de 130 pesquisadores com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq e um CA-EF - Comitê Assessor da Área da Enfermagem no CNPq. A produção de conhecimentos avança apoiada pelo olhar da diversidade cultural, interdisciplinaridade, intersetorialidade e da complexidade, com ganhos e retornos significativos para as necessidades sociais e com impactos internos, regionais, nacional e internacional.

A Enfermagem na CAPES e no CNPQ mostra-se como uma área em franco processo de consolidação, considerando o alcance da internacionalização pela visibilidade e inserção internacional, a partir das fortalezas regionais e liderança na América Latina, buscando aproximação com os Cursos de Doutorado em Enfermagem existentes em mais de 32 países, alguns dos quais, desde a década de 60.

A Enfermagem representa, aproximadamente, 60% dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde, mais de um milhão de profissionais de Enfermagem, mostrando-se resolutiva e contributiva na atenção à saúde da população, mediante a construção de conhecimentos que contribuem para promover o ser/viver melhor e com melhor saúde. A relevância social do conhecimento e dos saberes da Enfermagem é reconhecida por meio de competências e instrumental tecnológico frente a expansão dos cursos de graduação em Enfermagem e à demanda de cuidado qualificado na atenção à saúde.

Sua autonomia vem sendo conquistada e consolidada pelo incremento de políticas que fortalecem suas especificidades e incorporam novas ações de domínio próprio. Registram-se avanços nas articulações e parcerias de esforço coletivo, apoiados pelas organizações profissionais da Enfermagem, no alcance de metas para o incremento da construção de conhecimentos relevantes e inovadores, como uma prática social desafiadora e promissora.

O cuidado ao ser humano é um valor, um bem social inalienável para promover e manter a vida e o morrer com dignidade. A competência técnico-científica de cuidar do cidadão, no seu processo saúde e doença e no contexto ambiental e social do viver humano, requer a produção de conhecimentos avançados, de natureza biológica, sócio-humanista e sócio-crítica. A abrangência da ciência da Enfermagem tem interface e interdependência com diversos campos de conhecimentos, e contribui para a formulação de políticas públicas sociais e de cuidados.

OS 15 SENPES ANTERIORES
1º Senpe foi realizado em 1979, Ribeirão Preto, Tema - situação da pesquisa em enfermagem no Brasil. 2º Senpe realizou-se em 1982, Tema - Classificação preliminar das áreas e linhas de pesquisa em enfermagem, 3º Senpe foi realizado em1984, Tematicas: reflexão sobre a construção histórica do corpo de conhecimentos de enfermagem e as implicações da adoção de diferentes abordagens teórico-metodológicas na pesquisa em enfermagem, origem e posição das teorias de enfermagem, produção científica e pós-graduação. 4º Senpe, realizado em 1985, Temas: as tendências da pesquisa nas várias especialidades da enfermagem, abordagens teóricas, metodológicas, questões éticas e práticas da pesquisa em enfermagem, o processo de orientação de dissertações/teses, relações entre os programas de pós-graduação e os órgãos de fomento e a incorporação dos resultados da pesquisa na prática da enfermagem. 5º Senpe foi realizado em Belo Horizonte em 1988, Tema - Questões da pesquisa relacionadas aos serviços de enfermagem. 6º Senpe foi realizado no Rio de Janeiro, em 1991, Tema central: Trabalho e Pesquisa em Enfermagem. 7º Senpe, realizado em Fortaleza, em 1994, Tema Central: Pesquisa-Ensino-Assistência, o desafio profissional 8º Senpe realizou-se em 1995, na cidade de Ribeirão Preto Tema central: Pesquisa no cotidiano de Enfermagem O 9º Senpe, realizado em 1997, na cidade de Vitória do Espírito SantoTema central: "Necessidades da profissão e da sociedade: Diretrizes para a Pesquisa em Enfermagem" 10º Senpe, realizado em 1999, na serra gaúcha - Gramado/RS Tema central: "A Interdependência do Cuidar e do Pesquisar na Enfermagem", 11º Senpe foi realizado em 2001, em Belém do Pará, Tema oficial: "A pesquisa no espaço da Enfermagem: multiplicidade e complexidade" 12º Senpe, realizado em 2003, na cidade histórica de Porto Seguro/BA, Tema "Interface da pesquisa em enfermagem: aproximando o ensino e o cuidado com outros campos do conhecimento", 13º Senpe, realizado em 2005, na cidade de São Luis do Maranhão, Tema central: "A pesquisa em Enfermagem e a sua expressão na atenção à saúde". O 14º Senpe foi realizado em 2007, na cidade de Florianópolis/SC. Tema oficial: "Políticas de Pesquisa em Enfermagem". O 15º Senpe, 2009, Rio de Janeiro Tema central: "Enfermagem: conhecimento, cuidado e cidadania".



Fonte: ABEnEventos

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