Em uma ação rotineira do seu projeto itinerante, na semana passada, o Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (COREN-AL), deparou-se com o grave quadro de superlotação do Hospital Geral do Estado de Alagoas (HGE), em Maceió. Sensibilizado pela falta de condições dignas para a prestação de assistência à população, o COREN-AL dará seguimento aos trâmites legais para buscar melhorar a situação.
Coren-al Itinerante HGE |
Tratava-se de mais uma edição do projeto COREN-AL Itinerante, em que a unidade móvel do Regional se desloca até unidades de saúde para facilitar o acesso dos profissionais de Enfermagem aos serviços prestados pelo COREN-AL. Chegando ao HGE, a equipe do COREN-AL se deparou com um quadro grave de superlotação. Cerca de sessenta pacientes se amontoavam pelos corredores e inclusive na recepção, macas atrapalhavam a locomoção dos profissionais, que atendiam pacientes ali mesmo, de forma improvisada, por conta da falta de leitos.
Ouvidos pela equipe do COREN-AL, funcionários e pacientes disseram que a situação não é novidade e que vem se agravando. De acordo com a Enfermeira Fiscal do COREN-AL, Alessandra Bezzi, o COREN-AL deve contar com o apoio da mídia para sensibilizar a sociedade para a situação. “Já fizemos diversas fiscalizações no HGE, mas nunca havíamos encontrado 60 pacientes no corredor. Sabemos que muitos vêm encaminhados do interior, não se sabe por que, já que poderiam ser atendidos nos postos dos municípios, desafogando o HGE”, avalia. “Isso gera uma situação de sobrecarga de trabalho imensa para os profissionais e compromete a qualidade na assistência. Temos de mostrar essa situação, com o apoio da mídia, para sensibilizar a sociedade e autoridades para buscarmos uma solução”, afirma.
Fonte:COREN
Fonte foi o Blog Alagoas Real ! A foto com tarjas foram colocadas na imagem pelo proprietário do Blog http://alagoasreal.blogspot.com.br/ , com códificação interna na mesma!!
ResponderExcluir